“Culture is a job. A cultura é uma profissão.”

This is the motto launched by Professors Teresa Malafaia and Alcinda Pinheiro that guided the spirit of Cultural Management within the School’s Culture and Communication area. The Trends and Culture Management Laboratory is a project that embraces this assumption, in a cross between research and action that underlines the importance of articulating the various training activities (postgraduate seminars, workshops and laboratory training), research and knowledge transfer.

The aim is to develop solid research within the scope of analyzing socio-cultural dynamics and their phenomena, especially at an urban and digital levels, with a purpose to generate  strategic guidelines that can be applied in various cultural, political, business and artistic institutions.

We inherited the experience and knowledge developed in the Project “Creative Cultures: Cities, Trends, Strategies”. Based on this, research and action-research activities will pay attention to urban territories, in order to understand the emergence of creative cultures and to allow the analysis of representations and practices of various social groups, including subcultures and urban tribes.

The Anglo-American world presents itself with a set of benchmarks and with important theoretical-practical contributions to be considered in terms of objects and spaces of study, as well as the approaches to be developed.

The aim is thus to unfold the Laboratory into three specific, but articulated, activities:

in applied academic research materialized in a Research Project on Trends and Culture Management;
in laboratory practice, which enables a bridge with society and the transfer of knowledge, especially with the city of Lisbon;
in the Specialized Training that will take place in executive training courses, as well as in specialized seminars at postgraduate level – MA and PhD.

Para desenvolver práticas de análise cultural em contexto estratégico.
Para compreender as mudanças nas mentalidades e nas dinâmicas/comportamentos socioculturais, identificando caminhos possíveis sobre a evolução societal.

// Promover investigação e inovação no campo dos Estudos de Cultura (considerando os principais contributos Anglo-Americanos), refletindo sobre os seus papéis e potencialidades num mundo em rápida e constante mudança.

// Promover investigação conceptual e aplicada ao nível da análise estratégica da cultura.

// Desenvolver uma rede internacional de agentes académicos e institucionais interessados no estudo de tendências culturais e na análise cultural aplicada.

// Formar investigadores e agentes ativos na sociedade que possam agir tanto na academia como em empresas, e demais instituições, ao nível da análise/gestão cultural estratégica.

// Articular um exercício académico de análise de tendências culturais com os Estudos de Cultura.

//  Transferir conhecimento para a sociedade, em especial no âmbito da cidade de Lisboa.

// Abordar a análise cultural como um conjunto de métodos, das Humanidades às Ciências Sociais, com potenciais resultados estratégicos para áreas como a gestão, o marketing, a comunicação estratégica, a política local, a produção e programação culturais, entre outros.

// Abordar benchmarks criativos e propostas teórico-práticas no âmbito do contexto Anglo-Americano que possam ser transferidos e/ou analisados, contribuindo para as abordagens deste projeto.

Este projeto tem as suas raízes na FLUL com a criação em 2012 da Pós-graduação de Especialização em Comunicação de Tendências, um projeto inovador a nível nacional e internacional. A consequente investigação nos Estudos de Tendências abriu portas para a criação de uma nova Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas (2016) e de um Projeto de Investigação que iria providenciar o primeiro teste conceptual-metodológico.

  • As Pós-graduações no âmbito dos Estudos de Tendências foram o espaço para o teste de conceitos e práticas de investigação, confirmando a associação da abordagem à análise cultural e providenciando o espaço inicial de formação para o que seriam futuras investigações de mestrado e de doutoramento.
  • A Pós-Graduação na área das Culturas Criativas testou práticas de imersão urbana em Lisboa, refinando conceitos e métodos e criando associações plurais entre práticas etnográficas e práticas de inspiração artística em âmbito urbano.
  • O Projeto “Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias”, em parceria com a FBAUL e a ESCS-IPL, permitiu explorar articulações no âmbito do estudo de tendências socioculturais em espaço urbano e da análise cultural, fomentando experimentações ao nível de práticas de inspiração artística e etnográfica.
  • » Em 2020 o Laboratório lança o seu primeiro relatório de tendências, intitulado “Tendências Socioculturais: Um Mapa de Macro e Micro Tendências 2020“.
  • Em Maio de 2021 teve lugar a primeira edição do Trends and Culture Management Colloquium, um evento científico internacional que reuniu online investigadores de cinco países diferentes num conjunto de comunicação científicas e mesas redondas com especialistas.

1ª Fase [em curso]:

// Análise de Tendências Culturais. Ativamos o processo de investigação que permite identificar e mapear tendências, bem como seguir e estudar tendências já confirmadas.

// Análise continuada do ADN Cultural e Criativo de Lisboa, identificando as principais narrativas, dinâmicas e processos socioculturais e criativos a atuar na cidade.

// Identificação e análise de estilos de vida urbanos e de grupos segmentados.

Associado a um projeto de investigação, o primeiro objetivo consiste em contribuir para o desenvolvimento de conceitos e de metodologias no âmbito dos Estudos de Cultura, desenvolvendo específicamente uma abordagem de Investigação-Ação. Pretende-se dar lugar a trabalhos de divulgação científica, de artigos científicos a relatórios de investigação.
A investigação aborda métodos, práticas e metodologias associados à Análise Textual; ao Coolhunting; à Semiótica; à Análise de Conteúdo; à Desk Research; aos Estudos de Recepção; à Etnografia; a Práticas de Imersão Urbana com inspiração artística; entre outros.

Estamos, desde 2022, concentrados em 6 resultados anuais:

1. O Relatório anual de Tendências Culturais.

2. O Colóquio de Gestão de Tendências e da Cultura.

3. Produção Científica de foro fundamental, conceptual, metodológico e de estudo de caso.

4. Os Sinais e os Objetos Cool de cada Ano, com a publicação dos resultados.

5. Workshop anual sobre os Tópicos do Zeitgeist.

6. Coolhunt anual em Lisboa com mentoria para os novos investigadores e estudantes.

Unidades Gestoras do Projeto:

Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Entidades Parceiras:

American Corner (FLUL); Centro de Estudos Clássicos (FLUL).

Unidades Gestoras do Projeto:

Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Entidades Parceiras:

American Corner (FLUL); Centro de Estudos Clássicos (FLUL).

nelsonpinheiro@campus.ul.pt