Mestrado em Cultura e Comunicação
O Curso de Mestrado em Cultura e Comunicação é um 2º ciclo de estudos que se dirige não só a alunos finalistas do 1º ciclo, mas também a um público interessado em desenvolver uma pesquisa transversal na área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Este é um curso de mestrado em Estudos de Cultura, na sua intersecção com Estudos de Comunicação.
Aqui olhamos para fenómenos de Cultura e de Comunicação como objecto de análise e de questionamento, como é próprio dos estudos em Humanidades. Não é, por isso, um Mestrado em Comunicação Social ou em Ciências da Comunicação nem é, por exemplo, especificamente um Mestrado em Cultura Inglesa, Brasileira ou Francesa.
O mestrado em Cultura e Comunicação fornece instrumentos para a discussão de questões teóricas e o desenvolvimento de competências avançadas relacionadas com a Cultura ou com a Comunicação humana, ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade e da gestão da cultura e da comunicação. Aqui, sublinhamos a importância da teoria e do método neste amplo campo de trabalho, e o exame de questões relacionadas com a cultura e a comunicação humana num mundo globalizado, eventualmente em articulação com perspetivas históricas e geográficas (com possíveis extensões à Ásia, à América ou à África), que lhes dão profundidade no tempo e no espaço.
O programa de estudos está organizado de modo a permitir que cada aluno defina o seu próprio perfil de especialização de acordo com o percurso curricular que escolher e com o trabalho de investigação, projeto ou estágio que vier a realizar.
Informação útil:
[O processo de candidaturas está aberto em permanência.
Saiba mais em CANDIDATURAS]
Diretora do curso de Mestrado:
Prof. Doutora Mariana Liz
(mliz@letras.ulisboa.pt)
Duração:
2 anos académicos (4 semestres)
Instalações:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Créditos:
120 ECTS
Calendário:
Semestre de Inverno – de Setembro a Janeiro; Semestre de Primavera – de Fevereiro a Maio.
O trabalho final de curso pode assumir a forma de uma Dissertação; de um Trabalho de Projeto; ou de um Relatório de Estágio. A extensão total do trabalho deverá rondar o intervalo 60-80 páginas.
Para informação sobre propinas, taxas e emolumentos, consulte por favor a página da FLUL sobre Mestrados.
Grau de Mestre:
O grau de mestre em Cultura e Comunicação é conferido aos alunos que tiverem obtido 120 créditos (120 ECTS) através da aprovação no curso de mestrado em Cultura e Comunicação e da aprovação na defesa de um trabalho final -dissertação de natureza científica original ou trabalho de projeto original ou realização de um estágio e apresentação do seu relatório final.
CondiçÕes de Acesso
São admitidos como candidatos à inscrição:
- os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
- os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa.
- Em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os “Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos”
Horários 2024-25
Tópicos de Análise e Teorias da Comunicação / 1º Semestre / Quarta-feira 17h00 às 20h00 (obrigatório)
Tópicos de Cultura e Comunicação: Abordagens Críticas ao Cinema e Audiovisual / 1º Semestre / Terça-feira 14h00 às 17h00
Tópicos de Cultura e Comunicação: Performance e Retórica – Poder e Contra-Poderes / 1º Semestre / Quinta-feira 18h30 às 21h30
Tópicos de Análise e Teorias da Cultura / 2º Semestre / Sexta-feira 18h30 às 21h30 (obrigatório)
Tópicos de Cultura e Comunicação: Cultura Visual e Ressignificações Intermedia / 2º Semestre / Quinta-feira 12h30 às 15h30
Tópicos de Cultura e Comunicação: Processos de Gestão e Produção Cultural, de Tendências e de Comunicação Criativa / 2º Semestre / Terça-feira 17h00 às 20h00 (1ª módulo) e Sexta-feira 15h30 às 18h30 (2ª módulo)
Percursos e Saídas Profissionais
O Mestrado em Cultura e Comunicação está orientado para o desenvolvimento de competências avançadas ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade, da comunicação e da gestão da cultura. Este perfil transdisciplinar permite aos estudantes atuar em diversos setores das Indústrias Culturais e Criativas, bem como da Comunicação nas suas múltiplas variantes. Desta forma, a conclusão do Mestrado permite perfis vocacionais como:
- Gestão e Comunicação Estratégica da Cultura;
- Agentes Culturais (Produção e Programação);
- Analistas e Críticos Culturais dos (e nos) Media;
- Gestores Culturais e de Comunicação em Empresas;
- Gestores do Património Cultural;
- Assessores na criação de Peças de Comunicação;
- Investigadores em Estudos de Cultura e Comunicação.
- Coolhunter e Gestores de Tendências para Estratégia(s)
Este curso procura um equilíbrio entre a problematização teórico-conceptual da cultura e da comunicação e a sua aplicação em contextos específicos. O desenvolvimento de competências avançadas de análise das várias manifestações culturais – objetos, comportamentos, imagens e textos – e dos seus discursos associados gera um perfil de estudante capaz de aplicar e comunicar conceitos, em constante mutação, na resolução de vários problemas e necessidades do quotidiano, o que se reveste da maior importância no atual mundo cultural, social e empresarial.
É oferecida a possibilidade de escolha entre dois ramos: um científico e um vocacional. O ramo científico pressupõe a elaboração de uma tese. O ramo vocacional distingue-se pela realização de um estágio e apresentação de um relatório final. O trabalho de projeto, de acordo com os seus objetivos, pode ter um carácter mais académico ou mais vocacional.
Linhas Temáticas
A pesquisa dos estudantes deve articular-se com um dos tópicos das linhas temáticas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação desenvolvida pelos docentes e pelo Programa. Cada umas das linhas oferece vários tópicos diferenciados para desenvolver os seus trabalhos. Estas são as nossas linhas temáticas:
1. Matrizes da Cultura: Identidades e Poder
2. Comunicação, Discurso e Sociedade
3. Gestão de Tendências e da Cultura
4. Cultura, Imagem e Sonoridades
Plano de Estudos
Área Cientifíca | Sigla | Créditos | |
---|---|---|---|
Obrigatórios | Optativos | ||
Comunicação e Cultura | COM | 84 | 24 |
Opção Livre | — | 12 | |
Total | 84 | 36 |
Primeiro e Segundo semestre
(Lista de Seminários em atualização para 2024-25)
O estudante deve frequentar os dois seminários obrigatórios (12 ECTS + 12 ECTS) e deve escolher duas opções condicionadas da seguinte lista (12 ECTS + 12 ECTS). Após escolher as duas opções condicionadas, o estudante deve selecionar uma opção livre (12 ECTS) entre os seminários de opção condicionada ou qualquer outro seminário de mestrado da faculdade com os ECTS necessários. Assim, o estudante deve estar inscrito em cinco unidades curriculares (60 ECTS) nos primeiros dois semestres do curso.
Unidades Curriculares | Área Científica | Semestre | Créditos / ECTS | Docente | Observações |
---|---|---|---|---|---|
Tópicos de Análise e Teorias da Comunicação | COM | 1º Sem | 12 | Silvia Frota | Seminário Obrigatório |
Tópicos de Análise e Teorias da Cultura | COM | 2º Sem | 12 | Nelson Pinheiro | Seminário Obrigatório |
TCC: Abordagens Críticas ao Cinema e Audiovisual | COM | 1º Sem | 12 | Mariana Liz | Opção Condicionada. |
TCC: Performance e Retórica - Poder e Contra-Poderes | COM | 1º Sem | 12 | Sofia Frade | Opção Condicionada. |
TCC: Cultura Visual e Ressignificações Intermedia | COM | 2º Sem | 12 | Ana Cristina Mendes | Opção Condicionada. |
TCC: Processos de Gestão e Produção Cultural, de Tendências e de Comunicação Criativa | COM | 2º Sem | 12 | Nuno Medeiros e Nelson Pinheiro | Opção Condicionada. |
Opção Livre (a) | 1º/2º Sem | 12 | Optativa livre – a realizar no 1.º ou no 2.º semestre. |
Terceiro e Quarto Semestres
Unidades curriculares | Área científica | Tipo | Tempo de trabalho (horas) | Créditos | Observações | |
---|---|---|---|---|---|---|
Total | Contato | |||||
Seminário de Investigação | COM | Sem | 336 | 30 S | 12 | O candidato terá que optar entre a elaboração da Dissertação, ou do Trabalho de Projeto, e respectivo Seminário de Investigação; ou o Estágio e o Relatório de Estágio |
Dissertação (ou) Trabalho de Projeto | COM | Anual | 1344 | 30 OT | 48 | |
Estágio | COM | Sem | 504 | 30 OT | 18 | |
Relatório de Estágio | COM | Anual | 1176 | 30 OT | 42 |