.
(i) Os candidatos a mestrado podem formalizar a candidatura a um máximo de três tópicos no contexto das três linhas de investigação, indicando a ordem de preferência e justificando o interesse em cada uma das escolhas.

(ii) Os candidatos a doutoramento devem formalizar a candidatura com um projeto claramente orientado para um dos tópicos das linhas temáticas, podendo articular um segundo tópico, justificando sempre a escolha.

Desta forma, os estudantes são integrados na investigação em curso dos docentes e do Programa.

Estes tópicos surgem dentro de três grandes linhas temáticas de investigação: Matrizes da Cultura: Identidades e Poder // Comunicação, Discurso e Sociedade // Gestão de Tendências e da Cultura

MATRIZES DA CULTURA

Discursos Identitários Contemporâneos [Matrizes da Cultura]. A partir de uma abordagem não essencialista das identidades, esta linha de investigação se dedica ao estudo dos processos de construção identitária na contemporaneidade, com ênfase no papel da cultura e da língua, assim como no lugar dos nacionalismos e dos sentimentos de pertença a diferentes grupos, na perspetiva da teoria crítica e dos estudos críticos do discurso. Prof. Doutora Silvia Frota.

Discursos Identitários Pós-coloniais [Matrizes da Cultura]. A partir de uma abordagem às identidades, esta linha de investigação acolhe projetos que estudem representações da alteridade cultural, sua circulação e receção no mercado cultural global, enquadrados pelos estudos pós-coloniais. Prof. Doutora Ana Cristina Mendes.

Património Clássico e Identidades Ocidentais [Matrizes da Cultura]. Esta linha de investigação pretende questionar o papel da Cultura da Antiguidade Clássica na formação das identidades nacionais e supra-nacionais europeias contemporâneas, bem como o seu papel no estabelecimento de relações de poder nessas sociedades. Poderá também ser analisada a construção contemporânea de narrativas sobre essa Antiguidade e as suas relações com as estruturas de poder e identidade. Prof. Doutora Sofia Frade.[/toggle][/accordian][accordian divider_line=”” class=”” id=””][toggle title=”Comunicação, Discurso e Sociedade” open=”no”]Esta linha apresenta sete tópicos específicos e preferenciais:


COMUNICAÇÃO, DISCURSO E SOCIEDADE

Análise Crítica do Discurso (ACD) e Análise Positiva do Discurso (APD) [Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas]. Investigação crítica das desigualdades sociais (raça, género, profissão, classe, literacia…) e do modo como estas são expressas, indiciadas, constituídas e legitimadas pelo uso da língua, pelo discurso (ACD), ou contrariadas por práticas discursivas emancipatórias que assumem uma tomada de posição valorizadora de aspetos da mudança social alinhados com os requisitos de uma posição crítica (APD). Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Configurações da Ásia oriental (Japão, China, Coreia) [Comunicação, Discurso e Sociedade]. Esta linha de investigação foca-se no estudo de discursos, representações e manifestações culturais da Ásia oriental, sua circulação, receção e impacto, enquadrado no âmbito da tradução cultural. Acolhe também a análise de práticas de hospitalidade ou de estranhamento cultural e linguístico como formas de exotismo, perspetivadas sobretudo sob a metáfora da tradução enquanto construção e performance identitárias. Prof. Doutora Marta Pacheco Pinto.

Discurso e Literacia [Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas]. Descrição e análise de traços configuradores da construção do conhecimento (conhecimento do senso comum, conhecimento tecnológico, conhecimento profissional, conhecimento disciplinar e científico, conhecimento artístico…) e das práticas de literacia que potenciam a sua aquisição e desenvolvimento. Análise de práticas de legitimação do conhecimento científico. Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Língua como Semiótica Social [Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas]. Investigação de processos de correlação da língua com a sociedade, seja por identificação e análise da relação dialética entre as características formais dos textos e as estruturas sociais e culturais, seja por investigação das relações entre o modo de significação verbal e os outros modos de significação (imagem, som, movimento, corpo…), seja ainda pela análise de novas práticas de comunicação potenciadas pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (redes sociais, atores não-humanos, mediadores digitais…). Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Media, Discurso e Literacia [Comunicação, Discurso e Sociedade]. A transformação dos media na atualidade – seja do seu próprio conceito, seja dos seus modos de produção, circulação e consumo – representa um grande desafio para os estudos de comunicação. Partindo-se da conceção dos media como elemento estruturante do estruturado pelo tecido social, esta linha de investigação promove a reflexão crítica sobre os novos discursos mediáticos e a ideia de literacia. Prof. Doutora Silvia Frota.

Nacionalismos, Identidade e Media na Era Digital [Comunicação, Discurso e Sociedade]. O processo de construção identitário ganha novas dimensões nesta era digital, marcada pelo acirramento das tensões entre o global e o local e pelo desenvolvimento das sociedades em rede – cenário no qual os media adquirem cada vez mais relevância. Esse é o ponto de partida desta linha de investigação, cujo interesse incide especialmente sobre o papel dos media na construção dos “novos” nacionalismos. Prof. Doutora Silvia Frota.

Produção, circulação e consumo na cultura impressa e digital [Comunicação, Discurso e Sociedade]. Os universos da produção cultural correspondem a universos comunicativos de formulação e representação do mundo sujeitos a práticas sociais, históricas e políticas (locais, nacionais e transnacionais) de criação, interposição e interpretação. O campo mediático, na sua vertente escrita (impressa, digital, híbrida, inter e transmediática), constitui um universo de observatórios de grande riqueza e diversidade através dos quais a realidade pode ser formulada, imaginada e dada a conhecer, traduzindo um conjunto de práticas de criação, mediação e recepção. Este tópico de investigação centra-se no estudo dos processos, contextos e agentes deste mundo plural. Prof. Doutor Nuno Medeiros.[/toggle][/accordian][accordian divider_line=”” class=”” id=””][toggle title=”Gestão de Tendências e da Cultura” open=”no”]Esta linha apresenta três tópicos específicos e preferenciais:

GESTÃO DE TENDÊNCIAS E DA CULTURA

Práticas e Representações Culturais [Gestão de Tendências e da Cultura]. Do popular ao erudito, do local ao cosmopolita ou do tradicional ao contemporâneo, as diversas morfologias de conceber e viver a cultura, nas suas expressões mais variadas, configuram universos de fruição, interpretação, apropriação e prescrição que importa conhecer nos seus interstícios e complexidades. Esta linha de investigação propõe-se pesquisar e analisar o universo rico e diferenciado das práticas culturais, gerando um conhecimento articulável com ou utilizável em processos de gestão cultural e artística ou de decisão político-administrativa no quadro de políticas públicas para a área da cultura e das artes. Prof. Doutor Nuno Medeiros.

Tendências, Branding e Estratégia [Gestão de Tendências e da Cultura]. Foco na Gestão Estratégica da Cultura como análise cultural aplicada à estratégia, ao branding e à gestão. O tópico implica compreender estilos de vida, mentalidades e consumos, de forma a retirar valor dos dados num contexto aplicado. Isto envolve instrumentos analíticos (de foro semiótico, de conteúdo ou etnográfico) e será dada especial atenção à Gestão/Estudos de Tendências como uma abordagem associada ao coolhunting e à identificação de sinais criativos/culturais e de padrões socioculturais. Serão considerados trabalhos que pretendam desenvolver análises de tendências temáticas ou para marcas, bem como analisar/desenvolver narrativas e soluções para a comunicação estratégica e demais atividades do marketing e branding. Podem ser considerados projetos ou instituições associados tanto ao sector cultural como ao criativo – dos museus à moda e aos vídeojogos. Ver Projeto/Laboratório associado. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.

Património Cultural [Gestão de Tendências e da Cultura] [Apenas para Doutoramento]. Não sendo consensual que objetos integram o património cultural,  na verdade, cabe sob este eixo temático de investigação quase tudo o  que merece ser conservado e valorizado, que se altera nas escalas de  tempo e espaço. Bens materiais e imateriais, de que são exempla, entre outros, os patrimónios etnográfico, arquitectónico, arqueológico, industrial, gastronómico, documental (museus, bibliotecas e arquivos), artístico e natural.  Que perspetivas de abordagem? Estudos globais ou setoriais, desde as políticas culturais aos estudos de público,  oferta e  procura, gestão (organizacional e/ou de produto), marketing e comunicação, valorização económica e turismo cultural. Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva.

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.