Linhas Temáticas de Investigação

(i) Os candidatos a mestrado podem formalizar a candidatura a um máximo de três tópicos no contexto das três linhas de investigação, indicando a ordem de preferência e justificando o interesse em cada uma das escolhas.

(ii) Os candidatos a doutoramento devem formalizar a candidatura com um projeto claramente orientado para um dos tópicos das linhas temáticas, podendo articular um segundo tópico, justificando sempre a escolha.

Desta forma, os estudantes são integrados na investigação em curso dos docentes e do Programa.

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.

Estes tópicos surgem dentro de quatro grandes linhas temáticas de investigação: Matrizes da Cultura: Identidades e Poder // Comunicação, Discurso e Sociedade // Gestão de Tendências e da Cultura // Cultura, Imagem e Sonoridades

Esta linha apresenta cinco tópicos específicos e preferenciais:

Discursos Identitários Contemporâneos [Matrizes da Cultura]. A partir de uma abordagem não essencialista das identidades, esta linha de investigação se dedica ao estudo dos processos de construção identitária na contemporaneidade, com ênfase no papel da cultura e da língua, assim como no lugar dos nacionalismos e dos sentimentos de pertença a diferentes grupos, na perspetiva da teoria crítica e dos estudos críticos do discurso. Prof. Doutora Silvia Frota.

Discursos Identitários Pós-coloniais [Matrizes da Cultura]. A partir de uma abordagem às identidades, esta linha de investigação acolhe projetos que estudem representações da alteridade cultural, sua circulação e receção no mercado cultural global, enquadrados pelos estudos pós-coloniais. Prof. Doutora Ana Cristina Mendes.

Património Clássico e Identidades Ocidentais [Matrizes da Cultura]. Esta linha de investigação pretende questionar o papel da Cultura da Antiguidade Clássica na formação das identidades nacionais e supra-nacionais europeias contemporâneas, bem como o seu papel no estabelecimento de relações de poder nessas sociedades. Poderá também ser analisada a construção contemporânea de narrativas sobre essa Antiguidade e as suas relações com as estruturas de poder e identidade. Prof. Doutora Sofia Frade.

Poder, Identidades e a Cidade [Matrizes da Cultura]. Na tradição dos Estudos Culturais, este tópico tem uma natureza muito plural e abrangente. Recebemos propostas (1) no âmbito das diferentes relações de poder contemporâneas; (2) no contexto das construções, das narrativas e das perfomativividades identitárias, incluindo questões de género; (3) sobre questões de memória relacionadas com diferentes objetos, discursos e práticas culturais; (4) ao nível de diferentes teorias e contributos da comunicação intercultural e da análise de trocas de informação; (5) sobre o espaço da cidade como um palco de diferentes representações e práticas culturais que articulam o passado e o presente. Com um sólido e diverso corpo docente especializado nestas temáticas, e partindo de modelos de análise crítica, o objetivo passa por compreender diferentes fenómenos e objetos à luz dos quadros conceptuais ligados a cada temática.

Retórica e Identidade [Matrizes da Cultura]. Partindo de um modelo clássico de análise retórica esta linha pretende olhar para a forma como os discursos identitários e políticos contemporâneos se constroem recorrendo às três grandes áreas da retórica aristotélica: ethos, logos e pathos. Será também foco de estudo a análise da utilização (consciente ou inconsciente) de falácias retóricas no discurso formal e informal. Prof. Doutora Sofia Frade.

Esta linha apresenta sete tópicos específicos e preferenciais:

Análise Crítica do Discurso (ACD) e Análise Positiva do Discurso (APD) [Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas]. Investigação crítica das desigualdades sociais (raça, género, profissão, classe, literacia…) e do modo como estas são expressas, indiciadas, constituídas e legitimadas pelo uso da língua, pelo discurso (ACD), ou contrariadas por práticas discursivas emancipatórias que assumem uma tomada de posição valorizadora de aspetos da mudança social alinhados com os requisitos de uma posição crítica (APD). Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Configurações da Ásia oriental (Japão, China, Coreia) [Comunicação, Discurso e Sociedade]. Esta linha de investigação foca-se no estudo de discursos, representações e manifestações culturais da Ásia oriental, sua circulação, receção e impacto, enquadrado no âmbito da tradução cultural. Acolhe também a análise de práticas de hospitalidade ou de estranhamento cultural e linguístico como formas de exotismo, perspetivadas sobretudo sob a metáfora da tradução enquanto construção e performance identitárias. Prof. Doutora Marta Pacheco Pinto.

Discurso e Literacia [Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas]. Descrição e análise de traços configuradores da construção do conhecimento (conhecimento do senso comum, conhecimento tecnológico, conhecimento profissional, conhecimento disciplinar e científico, conhecimento artístico…) e das práticas de literacia que potenciam a sua aquisição e desenvolvimento. Análise de práticas de legitimação do conhecimento científico. Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Língua como Semiótica Social [Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas]. Investigação de processos de correlação da língua com a sociedade, seja por identificação e análise da relação dialética entre as características formais dos textos e as estruturas sociais e culturais, seja por investigação das relações entre o modo de significação verbal e os outros modos de significação (imagem, som, movimento, corpo…), seja ainda pela análise de novas práticas de comunicação potenciadas pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (redes sociais, atores não-humanos, mediadores digitais…). Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Media, Discurso e Literacia [Comunicação, Discurso e Sociedade]. A transformação dos media na atualidade – seja do seu próprio conceito, seja dos seus modos de produção, circulação e consumo – representa um grande desafio para os estudos de comunicação. Partindo-se da conceção dos media como elemento estruturante do estruturado pelo tecido social, esta linha de investigação promove a reflexão crítica sobre os novos discursos mediáticos e a ideia de literacia. Prof. Doutora Silvia Frota.

Nacionalismos, Identidade e Media na Era Digital [Comunicação, Discurso e Sociedade]. O processo de construção identitário ganha novas dimensões nesta era digital, marcada pelo acirramento das tensões entre o global e o local e pelo desenvolvimento das sociedades em rede – cenário no qual os media adquirem cada vez mais relevância. Esse é o ponto de partida desta linha de investigação, cujo interesse incide especialmente sobre o papel dos media na construção dos “novos” nacionalismos. Prof. Doutora Silvia Frota.

Produção, circulação e consumo na cultura impressa e digital [Comunicação, Discurso e Sociedade]. Os universos da produção cultural correspondem a universos comunicativos de formulação e representação do mundo sujeitos a práticas sociais, históricas e políticas (locais, nacionais e transnacionais) de criação, interposição e interpretação. O campo mediático, na sua vertente escrita (impressa, digital, híbrida, inter e transmediática), constitui um universo de observatórios de grande riqueza e diversidade através dos quais a realidade pode ser formulada, imaginada e dada a conhecer, traduzindo um conjunto de práticas de criação, mediação e recepção. Este tópico de investigação centra-se no estudo dos processos, contextos e agentes deste mundo plural. Prof. Doutor Nuno Medeiros.

Esta linha apresenta três tópicos específicos e preferenciais:

Tendências na Gestão Estratégica da Cultura [Gestão de Tendências e da Cultura]. Sublinha-se a análise cultural e de tendências e a sua tradução em estudos com uma natureza estratégica e empresarial que possam dar lugar a relatórios ou orientações para melhores práticas de inovação, estratégia, criação e gestão em diversos sectores. Esta abordagem implica compreender estilos de vida, mentalidades e consumo de forma a retirar valor dos dados num contexto aplicado de ação. Isto envolve instrumentos analíticos (de foro semiótico, de conteúdo ou etnográfico), como o Coolhunting, na identificação de sinais criativos/culturais e de padrões socioculturais a aplicar em contextos de inovação. Podem ser considerados relatórios estratégicos, projetos ou instituições associados tanto ao sector cultural como ao criativo – dos museus, à moda e aos vídeojogos. Ver o Projeto/Laboratório associado. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.

Práticas e Representações Culturais [Gestão de Tendências e da Cultura]. Do popular ao erudito, do local ao cosmopolita ou do tradicional ao contemporâneo, as diversas morfologias de conceber e viver a cultura, nas suas expressões mais variadas, configuram universos de fruição, interpretação, apropriação e prescrição que importa conhecer nos seus interstícios e complexidades. Esta linha de investigação propõe-se pesquisar e analisar o universo rico e diferenciado das práticas culturais, gerando um conhecimento articulável com ou utilizável em processos de gestão cultural e artística ou de decisão político-administrativa no quadro de políticas públicas para a área da cultura e das artes. Prof. Doutor Nuno Medeiros.
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Património Cultural [Gestão de Tendências e da Cultura] [Apenas para Doutoramento]. Não sendo consensual que objetos integram o património cultural,  na verdade, cabe sob este eixo temático de investigação quase tudo o  que merece ser conservado e valorizado, que se altera nas escalas de  tempo e espaço. Bens materiais e imateriais, de que são exempla, entre outros, os patrimónios etnográfico, arquitectónico, arqueológico, industrial, gastronómico, documental (museus, bibliotecas e arquivos), artístico e natural.  Que perspetivas de abordagem? Estudos globais ou setoriais, desde as políticas culturais aos estudos de público,  oferta e  procura, gestão (organizacional e/ou de produto), marketing e comunicação, valorização económica e turismo cultural. Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva.

Esta linha apresenta dois tópicos específicos e preferenciais:

Branding na Gestão Estratégica da Cultura [Cultura, Imagem e Sonoridades]. Sublinha-se a análise cultural e a sua tradução em estudos com uma natureza estratégica e empresarial que possam dar lugar a relatórios ou orientações para melhores práticas de criação de fórmulas culturais para a criação de narrativas, de uma imagem coesa e de campanhas/objectos para marcas. Esta abordagem implica compreender estilos de vida, mentalidades e consumo de forma a retirar valor dos dados num contexto aplicado de ação. Isto envolve instrumentos analíticos (de foro semiótico, de conteúdo ou etnográfico) na definição dos elementos que vão compor a fórmula cultural da imagem e da comunicação de uma marca. Este tópico aceita trabalhos que pretendam analisar/desenvolver narrativas e visualidades, comunicação estratégica e demais atividades de branding com recurso à análise cultural. Ver o Projeto/Laboratório associado. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.

Imagem em Movimento [Cultura, Imagem e Sonoridades]
Este tópico centra-se no estudo da imagem em movimento, e abrange o cinema e audiovisual de qualquer período histórico, produzido em qualquer contexto geográfico. Assumindo que o cinema e o audiovisual têm uma linguagem própria, esta linha de investigação centra-se menos nos termos e estruturas que compõem essa linguagem, e mais nas identidades que a imagem em movimento constrói e questiona, nomeadamente em relação a questões de género e sustentabilidade, nacionalismos e pós-colonialismos. Através da análise conjunta de representações e contextos de produção, incluindo financiamento, reflecte também sobre o poder e potencial carácter político de obras cinematográficas e audiovisuais comerciais, cinema de autor e produções para museus e galerias, e filmes amadores e de publicidade, explorando as condições que determinam a sua circulação, recepção e arquivo na cada vez mais global e mediatizada sociedade da imagem. Prof. Doutora  Mariana Liz.