2001-02

Começa a história da Cultura e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2001 é aprovada a Licenciatura em Comunicação e Cultura que teria a sua primeira edição e turma em 2002. É dado o primeiro passo para a consolidação dos Estudos de Cultura e Comunicação.

2007

A história do Programa de Cultura e Comunicação começaria em 2007, aquando o lançamento da primeira edição do Mestrado em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura.

2010

Em 2010, após três edições, o Mestrado sofre uma reestruturação, adotando a designação de Mestrado em Cultura e Comunicação que daria o nome no mesmo ano ao novo Programa de Cultura e Comunicação, sob a direção do Prof. Manuel Frias Martins. Este Programa passaria a funcionar como uma unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, capacitado para atribuir os graus de Doutor e de Mestre nas especialidades de Cultura e Comunicação.

2012

Em 2012 é criada a Pós-Graduação em Comunicação de Tendências, com um plano de estudos inovador no seu género.

2015

Em 2015 é criada a Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias, em articulação com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Comunicação do Instituto Politécnico de Lisboa. Terminados os trâmites protocolares, o curso teria a sua primeira edição em 2016. A par da criação da nova pós-graduação, é atribuído o primeiro certificado de Pós-Doutoramento na Especialidade de Cultura e Comunicação.

2016

O ano de 2016 marca a criação do curso doutoral em Estudos de Cultura, que herda a experiência do anterior doutoramento, agora com linhas temáticas claramente definidas e um novo plano de estudos avançados. Este é também o ano em que o curso pós-graduado de tendências ganha a nova designação de Pós-Graduação em Comunicação e Tendências e em que a Prof.ª Teresa Malafaia assume a direção do Programa em Cultura e Comunicação.

2017

É criada a Pós-Graduação em Trends Management and Communication com a ELISAVA Barcelona com as primeiras duas fases de candidaturas a decorrer. Este curso substitui o antigo curso de Comunicação e Tendências.

2018

O Prof. Doutor Rodrigo Furtado assume a direção do Programa em Cultura e Comunicação.

2019

A Professora Doutora Adelaide Meira Serras assume a Direção do Doutoramento em Estudos de Cultura e o Professor Doutor Nelson Pinheiro o Mestrado em Cultura e Comunicação. Neste ano o Mestrado em Cultura e Comunicação atinge o seu recorde de candidaturas, num total de 152 candidatos.

2020

A Professora Doutora Sofia Frade assume a Direção do Mestrado em Cultura e Comunicação e o Professor Doutor Nelson Pinheiro junta-se à Professora Adelaide Serras na Direção do Doutoramento em Estudos de Cultura. Neste ano, o Programa foca estrategicamente a sua atenção nos cursos de Mestrado e de Doutoramento e os conteúdos de tendências socioculturais e de culturas criativas são transferidos para os cursos conferentes de grau.

2021

O Professor Doutor Nelson Pinheiro assume a direção do Programa em Cultura e Comunicação.

2022

O Programa abre candidaturas com a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa para a nova Pós-graduação em Indústrias Criativas: Gestão e Tendências.

Mestrado em Cultura e Comunicação (2007 – …)

Tendo começado como Mestrado em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura, com a sua primeira edição em 2007, o mestrado sofreu várias alterações ao longo dos anos para se adaptar às novas exigências e desenvolvimentos na área, adquirindo a designação de Mestrado em Cultura e Comunicação, que ainda mantém.

O Programa de Cultura e Comunicação sublinha o importante papel dos vários docentes que participaram no curso: Manuel Frias Martins (Estudos Anglísticos); Teresa Malafaia (Estudos Anglísticos); Rodrigo Furtado (Estudos Clássicos); Carlos Gouveia (Estudos Anglísticos); Maria Clotilde Almeida (Linguística); Adelaide Meira Serras (Estudos Anglísticos); Luísa Afonso Soares (Estudos Germanísticos); Ana Paula Laborinho (Estudos Românicos); Teresa Cadete (Estudos Germanísticos); Angélica Varandas (Estudos Anglísticos); Nelson Pinheiro Gomes (Cultura e Comunicação); Bernd Sieberg (Estudos Germanísticos); Sofia Frade (Estudos Clássicos); Everton Machado (Estudos Comparatistas); Sílvia Frota (Cultura e Comunicação); Ana Cristina Mendes (Estudos Anglísticos); Isabel Drumond Braga (História); Ernesto Rodrigues (Estudos Românicos).