[fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][title size=”1″ content_align=”left” style_type=”default” sep_color=”” margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””]

Advertising Discourses: Semiotics, Multimodality and Visuality Colloquium

Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)

[/title][five_sixth last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=””][title size=”1″ content_align=”left” style_type=”default” sep_color=”” margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””]

Omnipresente na sociedade contemporânea, o discurso publicitário (re)produz o consumo como lugar de identidade e propõe narrativas de infinito desejo para alimentar a utopia do crescimento contínuo. Este colóquio pretende refletir sobre os mecanismos de significação da publicidade, recorrendo a vários modelos analíticos, de modo a desconstruir a sua naturalização sociocultural e política. Assumindo-se como uma oportunidade de reflexão comunitária, “Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)” visa reunir em volta deste tema investigadores e alunos de vários ciclos do Ensino Superior, para apresentarem as suas análises de textos publicitários e assim fortalecerem as suas competências de leitura do mundo.

[/title][/five_sixth][/fullwidth][fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][one_full last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=””][accordian divider_line=”” class=”” id=””][toggle title=”Organização” open=”no”]

Comissão Organizadora

Diana V. Almeida e Nelson Pinheiro Gomes

(nelsonpinheiro@campus.ul.pt))

 

Comissão Científica

Carlos Gouveia, Clotilde Almeida, Diana V. Almeida, Paula Horta, Nelson Pinheiro Gomes.

 

CEAUL – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.[/toggle][toggle title=”Programa” open=”no”]FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,  4 março 2020, sala B3 (Biblioteca da FLUL).

 

10h00

// Gouveia, Carlos (Universidade de Lisboa), “Discurso e mudança social: representações sociais em transformação”

// Almeida, Diana V. (Universidade de Lisboa), “As meninas não vão longe: análise de um anúncio da Skechers”

// Frota, Silvia Valencich (Universidade de Lisboa), “A “família margarina” no século XXI: uma perspetiva da semiótica social”

11h15 // Pausa para conversa inteligente

 

11h30

// Carrión, Olga Blanco e Marian Vaquero Sánchez (Universidade de Córdova), “A cognitive-linguistic approach to Coca-Cola’s marketing campaigns”

// Gomes, Nelson Pinheiro (Universidade de Lisboa), “Ler publicidade(s): de uma abordagem semiótica até uma análise de conteúdo”

// Cantú, William Afonso (Universidade de Lisboa, IPAM), “O quinto elemento: observações sobre a identidade visual de marcas de moda”

12h45 //Pausa para almoço

 

14h00 // Masterclass: Eduardo Cintra Torres (Universidade Católica Portuguesa), “Publicidade: da crítica na imprensa ao estudo académico”

15h00// Pausa para reflexão e respiração profunda

 

15h10

// Almeida, Maria Clotilde e Rui Geirinhas (Universidade de Lisboa), “Analysing multimodal re-performances of ‘Imagine’ in advertisements”

// Vau, Rui Pedro Bastardo de Oliveira (Universidade de Lisboa), “A publicidade no cinema de Pedro Almodóvar: uma análise multimodal”

16h00 // Pausa para conversa inteligente.

 

16h15

// Horta, Paula (Universidade de Lisboa), “(Dis)pleasing humour in television advertising campaigns”

// Silva, Francisco Ferreira da (Universidade de Lisboa), “A importância do conhecimento local”

// Nóbrega, Adriana N. A. (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ), “ ‘Viva uma nova vida’: análise de crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa em cartaz publicitário”

 

17h30 // Reflexões sobre a exposição de pósteres pelo núcleo de curadoria. Apresentação de dois pósteres por Leonor Madureira e Mihaela Gradinaru.

18h00, Átrio da Biblioteca da FLUL // Coffee Break e inauguração da exposição de pósteres realizados pelos alunos no âmbito da cadeira de Cultura Visual.

 

18h30  // Masterclass: Pedro Hellin e Miguel Á. Nicolás Ojeda (Universidade de Múrcia), “El posicionamiento de marca como base de la estrategia discursiva”

 

19h20,  // Mesa Redonda sobre metodologias pedagógicas participativas na área de ensino de cultura, comunicação e publicidade. Moderação de Diana V. Almeida (intervenientes a confirmar em breve).[/toggle][toggle title=”Espaço do Evento” open=”no”]Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa // Edifício da Biblioteca, Sala B3 (piso 0).

Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa

Ao nível de transportes públicos, sugerimos o Metro e a saída da estação Cidade Universitária (linha amarela).[/toggle][toggle title=”Comunicações” open=”no”]MASTERCLASS “Publicidade: da crítica na imprensa ao estudo académico”. Eduardo Cintra Torres (keynote).

Durante 18 anos, mantive uma coluna de crítica de publicidade na imprensa, publicando mais de 800 artigos semanais. Nesse período, foi a única coluna de crítica de publicidade na imprensa nacional. Actualmente, não existe nada semelhante. Comecei, em 2000, por aplicar as técnicas da crítica de televisão, idênticas ou semelhantes às da crítica de publicidade, acumulando ao longo de tempo a teoria e as ferramentas da análise académica, em especial da semiótica. Professor de Análise de Publicidade desde 2010, tenho podido verificar como a publicidade mantém o seu poder de fascínio, apesar da maior literacia mediática das gerações actuais. Nesta comunicação, pretendo debater alguns anúncios com a audiência de forma a transmitir a necessidade de domínio de ferramentas de análise para que aquele fascínio seja compensado por uma compreensão das técnicas sofisticadas do “sistema mágico” de conquista dos consumidores pelos publicitários.

// Eduardo Cintra Torres é Doutorado em Ciências Sociais pelo ICS-UL. Professor auxiliar da FCH da UCP e professor auxiliar convidado do ISCTE-IUL. Autor de 19 livros e dezenas de capítulos de livros e artigos científicos. Jornalista desde 1983. Crítico de media, em especial televisão e publicidade, em colunas de imprensa regulares desde 1996.

 

MASTERCLASS “El posicionamiento de marca como base de la estrategia discursiva”. Pedro A. Hellín Ortuño e Miguel Á. Nicolás Ojeda  (keynotes).

El discurso publicitario es la herramienta básica que las marcas utilizan para conectar con sus públicos (storytelling), transmitir su personalidad (identidad corporativa) y hacer deseables sus propuestas vinculándolas a estilos de vida (mundos simbólicos de referencia), y en todos estos casos, la estrategia de posicionamiento es la guía para entender la evolución de los discursos, la modulación del tono y la complejidad de los contenido ofrecidos. Proponemos, mediante el ejemplo de una marca, mostrar la importancia de la estrategia basada en la investigación social y de mercado, que aleja al discurso publicitario de las veleidades artísticas y lo convierte en una potente herramienta empresarial, gracias a su enorme capacidad de ensoñación.

// Pedro A. Hellín Ortuño, doctor en Comunicación y Estudios Culturales, es profesor titular del área de Comunicación Audiovisual y Publicidad en la Universidad de Murcia, donde actualmente dirige la Facultad de Comunicación y Documentación. La docencia y la investigación se centran en el área de la relación entre la cultura social y el discurso publicitario, y la creación de marcas. Dirige Trendenlab, grupo de investigación en Comunición Corporativa y Consumo E053-09.

// Miguel Ángel Nicolás Ojeda, doctor en Comunicación y profesor titular del área de Comunicación Audiovisual y Publicidad en la Universidad de Murcia. Su docencia e investigación se centran en la estrategia y la comunicación publicitaria, que aplica en varias líneas como el estudio del videojuego y el pasado histórico o el estudio de los menores y la publicidad. Es miembro del grupo de investigación Trendenlab, grupo de investigación en Comunicación Corporativa y Consumo E053-09. Actualmente ejerce como vicedecano de ordenación académica de la Facultad de Comunicación y Documentación.

 

“Discurso e mudança social: representações sociais em transformação”. Carlos A. M. Gouveia.

A partir de uma leitura discursiva da mudança social, esta apresentação pretende descrever uma linha de evolução e transformação dos hábitos e costumes sociais relativamente ao consumo de bebidas alcoólicas, com base na análise de anúncios publicitários produzidos ao longo de um período de 50 anos. O corpus de análise é constituído por um pequeno conjunto de anúncios de matriz cultural anglo-saxónica envolvendo representações de homens e mulheres e o ato de beber. Para a descrição, serão traçadas duas linhas de análise: uma, relativa ao género, à relação com o corpo enquanto expressão identitária e à igualdade de oportunidades; outra, relativa à criação de significados em diferentes modalidades de expressão e à relação entre elas na construção da representação social. Os resultados preliminares apontam para mudanças discursivas na representação social e na expressão dos significados na publicidade que indiciam mudanças sociais profundas. Palavras-chave: género, discurso, mudança social, multimodalidade

// Carlos A.M. Gouveia é doutorado em Linguística Aplicada e é Professor Associado (com agregação) no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pesquisador no CELGA-ILTEC-Centro de Estudos Linguísticos Gerais e Aplicados e Instituto de Linguística Teórica e Computacional da Universidade de Coimbra. Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. As suas áreas de investigação são a Linguística Sistémico-Funcional, a Análise do Discurso e a Análise Crítica do Discurso, com ênfase particular nos estudos de literacia e de desenvolvimento profissional.

 

“As meninas não vão longe: Análise de um anúncio da Skechers”. Diana V. Almeida.

Sendo o discurso publicitário a produção cultural mais disseminada na contemporaneidade, é notória a sua influência na configuração da identidade de género e, em particular, no modo como habitamos o corpo. A corporalidade feminina continua a ser concebida e imaginativamente projetada a partir de uma perspetiva voyeurista que reifica e preconiza a passividade como norma.  Pretendo refletir  sobre estas questões através da leitura minuciosa de um anúncio da marca de ténis estado-unidense Skechers, usando grelhas exegéticas da semiótica e da cultura visual. Palavras-chave: identidade de género, publicidade, corporalidade, feminismo.

// Diana V. Almeida (dianavalmeida.com) é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Letras da ULisboa, onde dirige o WILL Lab (Writing, Innovation, Language and Learning Laboratory), um centro de escrita académica em regime de tutoria, e leciona Estudos Americanos, Arte Contemporânea e Cultura Visual. Na área do desenvolvimento humano, trabalha como terapeuta energética e propõe workshops de escrita criativa em diálogo com as artes. Traduz, escreve, pratica fotografia e tem a formação de professora de Kundalini Yoga.

 

“A ‘família margarina’ no século XXI: uma perspetiva da semiótica social”. Silvia Valencich Frota.

Considerado o estereótipo da família burguesa de classe média, branca e heteronormativa, a chamada “família margarina” figurou em inúmeras campanhas publicitárias no século passado. Em geral, o destaque incidia sobre a esposa – suposta “rainha” ou “fada” do lar – a servir o marido e os filhos, sempre com um sorriso no rosto, incansável, a garantir a harmonia familiar, com a ajuda, obviamente, da margarina.  Nesta reflexão, a partir de algumas das ferramentas fornecidas pela semiótica social, vamos analisar dois vídeos publicitários de um mesmo produto – o creme vegetal Planta –, veiculados, respetivamente, em 2016 e 2017. O que essa sucinta análise parece revelar é a tensão estabelecida entre esses discursos, que apontam para uma mudança do papel da mulher no contexto familiar, mas também – e, talvez, principalmente – em seu papel como consumidora. No entanto, ao mesmo tempo em que os discursos veiculados parecem contradizer os estereótipos instituídos, reforçam também uma visão cristalizada da questão do género.  Palavras-Chave: Família Margarina, Semiótica Social, Estudos de Género, Discurso Publicitário, Estudos Culturais.

// Silvia Valencich Frota é Doutorada em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro integrado do Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL). Áreas de interesse: Estudos de identidade, Nacionalismos, Estudos Culturais, Estudos de Média e Comunicaç​ão.

 

“A cognitive-linguistic approach to Coca-Cola’s marketing campaigns”.  Olga Blanco Carrión and Marian Vaquero Sánchez.

This research is a sample of multimodal discourse analysis focusing on Coca- Cola’s advertisements on paper format in campaigns that took place in the United States, Canada, the United Kingdom and Ireland, from 1904 to 2016. We analysed both the linguistic and the pictorical signs, within a theoretical background of cognitive linguistics, highlighting the notion of construal known as Figure-Ground and Windowing of attention or framing. Firstly, a diachronic study of the frames evoked shows what the brand aimed its consumers to pay attention at. With the objective of illustrating the values evoked in those ads and how they evolved through time, this study illustrates the cultural models in the English-speaking societies at each point in time. Secondly, we conducted a quantitative study to assess the aspects that the brand considered more appealing for its consumers, which sheds light on the values that prevailed throughout history contributing to the creation of the brand’s identity. Keywords: Coca-Cola, figure-ground, framing, construal, brand’s identity.

// Olga Blanco Carrión is a tenured associate professor at the Department of English and German Philologies of the University of Córdoba (Spain) where she teaches courses in the BA and MA on English Studies. She has presented her research at international conferences and published on
cognitive semantics, especially frame semantics, conceptual metaphor  and conceptual metonymy.  Some of this research has been published in John Benjamins, Cambridge University Press, Cambridge Scholars and  Anthropos. She is a member of the Spanish Cognitive Linguistics Association (AELCO), and was the vice-president of the Organisation Committee of the 11th AELCO Conference which took place at the  University of Córdoba in October 17th-19th, 2018.
// Marian Vaquero obtained her BA on English Studies in 2017, her MA in Secondary Education Teaching in 2018 and her MA in Advanced English  Studies (Cognitive Linguistics/Literature) and Bilingual Education in 2019.

 

“Ler Publicidade(s): De uma abordagem semiótica até uma análise de conteúdo”. Nelson Pinheiro Gomes.

A análise publicitária pretende abordar a articulação de elementos culturais e simbólicos na construção de uma narrativa coesa que tem impacto no imaginário dos públicos das marcas. A abordagem semiótica que parte de Saussure e de Barthes possibilita compreender os planos denotativos e conativos encerrados nos vários signos que compõem a mensagem e identificar os mitos presentes nestas construções. Isto não só  permite entender os objetivos de cada peça publicitária, como pintar o quadro contextual em que habitam e como se articulam com o tecido sociocultural e as mentalidades emergentes em constante mudança. A análise de conteúdo, que articula categorias de análise mediante as unidades de estudo escolhidas, possibilita a combinação de uma abordagem quantitativa com uma qualitativa, facilitando uma articulação próxima com a abordagem semiótica já sublinhada. Esta comunicação reforça um exercício analítico de objetos publicitários da área da moda e do luxo. Keywords: publicidade; semiótica; análise de conteúdo; moda.

// Nelson Pinheiro Gomes, Doutorado na Especialidade em Cultura e Comunicação, é Professor Auxiliar no Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo a seu cargo a Co-direção da Licenciatura em Estudos de Cultura e Comunicação. A par da atividade docente, tem desenvolvido investigação na área da Estratégia e Gestão  Culturais, especificamente ao nível dos Estudos de Tendências e do Branding Cultural, coordenando o Laboratório em Gestão de Tendências e da Cultura. É investigador integrado do CEAUL.

 

“O quinto elemento: observações sobre a identidade visual de marcas de moda.” William Afonso Cantú.

Este trabalho visa analisar os elementos básicos que compõem as identidades visuais de marca, procurando compreender qual é o significado por trás dos mesmos e o quinto elemento de cada uma. As marcas que fazem parte da amostra em análise pertencem ao segmento de moda premium e têm todas o 5º elemento identificado — duas delas com as respectivas estruturas de marca publicadas em Cantú (2019). Como tal, recorreremos a uma análise semiótica dos elementos das marcas em estudo, procurando entender a representatividade dos mesmos no que toca à composição visual global da marca. Este trabalho demonstra-se particularmente pertinente no âmbito de uma Hipermodernidade Líquida, onde a necessidade de destaque e de identificação de marcas e de produtos é um fator decisivo para gerar visibilidade num meio saturado de imagens e concorrência. A comunicação procura desenvolver uma discussão com implicações no âmbito estratégico, procurando discutir as identidades visuais em questão.  Keywords: marcas; identidade visual; moda.

// William Afonso Cantú é Prof. Assistente no IPAM e na Universidade Europeia. Frequenta o Doutoramento em Estudo de Cultura (Cultura e Comunicação), tendo obtido o grau de Mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE-U. É investigador colaborador no CEAUL e na UNIDCOM-IADE. Os seus interesses de investigação estão relacionados com Estudos de Tendências, Comunicação Estratégica, Cultura Visual e Branding de Moda.

 

“Analysing multimodal re-performances of ‘Imagine’ in advertisements”. Maria Clotilde Almeida e Rui Geirinhas. 

The present study stems from a previous investigation by Almeida & Geirinhas (2019) on metaphorical meaning re-performance of the song lyrics “Imagine” by J. Lennon in illustrated book format, published by Edicare in 2018. From our point of view, the possibility of a re-performance of this specific cultural product draws on the “personal authorization” principle, i.e., on its communicative impact drawing on the cultural and social importance of the authorship (v. Leeuwen, 2009). Hence, through the process of metaphorical mappings onto multifarious modes (Forceville 2009, 2012), we claim that the illustrator foregrounds the intended metaphorical meaning of the original song lyrics by enabling the reader to uncover an array of multimodal metaphors of PEACE and LOVE (Almeida & Geirinhas 2020). Recently, this  song re-performed in book format with such an impactful political message has been re-performed once more in several multimodally architectured advertisements, namely https://youtu.be/VzaEPplDAGEhttps://youtu.be/_AMsSUochd8 . As it happens, the issue of the re-performance of “Imagine” in advertising contexts raises a series of challenging questions as far as meaning-making scenarios are concerned: 1) How have the metaphors of PEACE and LOVE of the original lyrics been used in these advertising campaigns? 2) What role have multimodal metaphors identified in the previous re-performance of “Imagine”, as in Almeida & Geirinhas (2020), played in the meaning-making of these two advertising campaigns? 3) Why is the “personal authorization” principle so determinant for these advertising campaigns centered upon the re-performance of “Imagine”? Key-words: multimodality; re-performance; personal authorization; multimodal metaphor; “Imagine”.

// Maria Clotilde Almeida é professora de Linguística na FLUL, desde 1982, sendo membro integrado do Centro de Linguística da Universidade. Leciona disciplinas de licenciatura e seminários de mestrado e doutoramento nas áreas do discurso, cultura e cognição, com enfoque na multimodalidade, bem como na área da tradução e cognição. Deu à estampa numerosos artigos científicos em revistas e volumes internacionais. Das obras publicadas em co-autoria destaca-se “Jogar Futebol com as Palavras: imagens metafóricas no jornal A Bola”, Lisboa: Colibri, 2013. É co-editora das seguintes publicações “Questions on the Linguistic Sign” e “Questions on Language Change”, publicadas na Colibri, respetivamente, em 2006 e 2008, “Tradução-Transcriação-Tranculturalidade”, publicada em 2016 na Arkonte (Independence-MO-USA) e de “The Rhetorical Mind: Past and Current Issues” (forthcoming).

// Rui Geirinhas é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ramo de Formação Educacional (FLUL-UL), tendo concluído o ano curricular do Mestrado em Cultura e Comunicação. É, atualmente, doutorando em Estudos de Cultura, no âmbito da linha de investigação “comunicação e discursos”, onde desenvolve uma tese de doutoramento sobre “Comunicação multimodal dos Presidentes da República Portuguesa (1976-2017) – perspetiva retórico-argumentativa e cognitiva”. É investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos.

 

“A publicidade no cinema de Pedro Almodóvar: uma análise multimodal.” Rui Pedro Bastardo de Oliveira Vau.

A publicidade, pela sua retórica persuasiva e massiva, ocupa um lugar de criação no cinema de Pedro Almodóvar, desde a sua primeira longa-metragem (Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón [Pepi, Luci, Bom e Outras Raparigas como a Mamã, 1980]) até, pelo menos, Todo sobre Mi Madre (Tudo sobre a Minha Mãe, 1999). Os discursos publicitários, pela sua imaginação e subversão paródica, constituem um dispositivo dentro do filme e são já uma marca de estilo do realizador, apesar da crítica neles contida aos costumes culturais e sexuais da sociedade espanhola e à sua moral conservadora e católica. A partir dos pressupostos teóricos e metodológicos de uma análise multimodal aplicada ao cinema (Forceville; Urios-Aparisi), iremos refletir sobre os mecanismos de produção e receção das imagens e mensagens publicitárias, através da desconstrução da falsa naturalidade e da realidade da ficção dos anúncios e das metáforas da paixão com eles relacionadas. Palavras-chave: Publicidade; Cinema; Almodóvar; Multimodalidade; Metáfora.

// Rui Vau é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Estudos Comparatistas e Relações Interculturais, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorando em Estudos de Cultura, Especialidade em Cultura e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde desenvolve uma tese sobre a multimodalidade das metáforas da paixão no cinema de Pedro Almodóvar.

 

(Dis)pleasing humour in television advertising campaigns“. Paula Horta.

It has been argued that humour is liberating and unleashes creativity (McDonald 2012; Shade 1996). Laughter, the often-understood correlate of humour, recent research has found, contributes to physical and emotional wellbeing (Doll 2019; King 2016; Wilkins & Eisenbraun 2009). That is perhaps why, amidst the stream of unwelcome television advertisements viewers have to contend with, and mostly ignore, during prime time, whether because they make us smile, chuckle or laugh out loud, humorous advertisements have the capacity to capture and retain our attention. Informed by theories on humour and laughter, this paper examines a selection of festive television advertising campaigns and suggests that they appeal to viewers because they produce a feeling of wellbeing.  It further argues that they are all the more effective and memorable if, among different strategies employed for comedic effect, they have a captivating storyline, are enjoyable, meaningful and trigger an emotional response (Cooke 2019). Keywords: humour, laughter, advertising, narrative.

// Paula Horta holds a Phd in Cultural Studies from Goldsmiths, University of London. She teaches English as a Foreign Language and Visual Culture at the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon and is a researcher at the University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES), where she takes part in the Representations of Home research project (RHOME). Her research has focused on socio-cultural processes and modes of representation in post-apartheid South Africa. She has explored the relationship between the photograph, documentary practice and visual testimony. Published articles reflect on ethics in photographic practices and the intersection between memory, narrative and photography. Her current research is on questions of home, longing and (un)belonging in life narratives and visual representations.

 

“A importância do conhecimento local”. Francisco Ferreira da Silva.

O mundo é rico em diferenças culturais. Palavras, imagens e gestos transmitem diferentes significações consoante o lugar onde são produzidos. Também os ‘emojis’, que chegaram a ser apontados como uma nova linguagem universal, têm interpretações diversas consoante a zona onde são utilizados. O conhecimento aprofundado das culturas locais é, por isso, determinante para as empresas e, naturalmente, também para a publicidade. Uma marca global, antes de iniciar a comercialização de um produto, tem de investigar o significado da palavra ou palavras e imagens que o identificam nos diferentes mercados que pretende atingir. Existem inúmeros exemplos, da indústria automóvel às farmacêuticas, passando pela banca. O HSBC é um dos maiores bancos mundiais e tem de estar atento aos significados culturais em cada um dos 65 países ou territórios onde opera. Por dar importância ao conhecimento local, lançou uma campanha subordinada ao título: “Never underestimate the importance of local knowledge”. Palavras-chave: Cultura, conhecimento, significado, diversidade.

// Francisco Ferreira da Silva. Mestre em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras de Lisboa, está a preparar o doutoramento em Estudos de Cultura. É investigador do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e foi, durante mais de 30 anos, jornalista nos principais jornais nacionais.

 

 “ ‘Viva uma nova vida’: análise de crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa em cartaz publicitário”. Adriana N. A. Nóbrega.

Esta investigação busca analisar crenças sobre o ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira, emergentes no discurso verbal e não-verbal de um cartaz publicitário afixado no mural da Faculdade de Letras/Universidade de Lisboa. Situada na área da Linguística Aplicada Contemporânea (Moita Lopes, 2006), a pesquisa propõe, para a análise do corpus, uma interface teórica entre a perspectiva sociossemiótica de linguagem de Halliday (2014), a análise crítica de discurso (Fairclough, 2006), os estudos sobre crenças no ensino-aprendizagem (Barcellos, 2010) e os estudos sobre multimodalidade (Kress, 2004; Jewitt, 2009). Entendimentos iniciais sugerem que o discurso publicitário voltado à divulgação do curso em questão, mesmo que aparentemente “ingênuo”,  é pautado por sistemas de crenças relacionadas: (i) à natureza da língua a ser aprendida; (ii) à questão/ao mito do falante nativo; (iii) à importância dada ao aprendizado de determinada língua e seus possíveis “efeitos futuros” e (iv) aos papeis atribuídos a alunos e professores. Palavras-chave: Crenças; ensino-aprendizagem de línguas; discurso publicitário; análise crítica do discurso; linguística sistêmico-funcional; multimodalidade.

// Adriana N. A. Nóbrega  é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras – Português/Inglês. Dedica-se a investigações interdisciplinares na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise de discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa e suas contribuições para a análise dos seguintes temas: emoções no ensino-aprendizagem de línguas, estudos da narrativa, estudos de identidades, estudos de crenças e multimodalidades/multiletramentos críticos.[/toggle][toggle title=”Exposição ” open=”no”]Entre 4 e 10 de março de 2020, decorre no Átrio da Cafetaria da Biblioteca da FLUL uma exposição de pósteres de análise de textos publicitários realizados no âmbito da unidade curricular de Cultura Visual ministrada por Diana V. Almeida. Mais informações aqui.

[/toggle][/accordian][/one_full][/fullwidth][images picture_size=”fixed” hover_type=”none” autoplay=”no” columns=”5″ column_spacing=”13″ scroll_items=”” show_nav=”yes” mouse_scroll=”no” border=”yes” lightbox=”yes” class=”” id=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_4972.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_4979.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_4983.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_4996.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_5008.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_5015.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_5021.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_5025.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_5030.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_20200304_142745.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_20200304_110455.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_20200304_110409.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_20200304_101759.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_20200304_184247.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_20200304_182305.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_4971.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_4999.jpg” alt=””][image link=”” linktarget=”_self” image=”https://creativecultures.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/01/IMG_5007.jpg” alt=””][/images][separator style_type=”none” top_margin=”7%” bottom_margin=”” sep_color=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” class=”” id=””][imageframe lightbox=”no” lightbox_image=”” style_type=”none” hover_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” borderradius=”0″ stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” hide_on_mobile=”no” class=”” id=””] [/imageframe]