A candidatura é realizada on-line e o processo é idêntico tanto para candidatos nacionais como internacionais (ver em baixo os documentos necessários). Para efectuar o processo de candidatura, o candidato, deverá aceder ao Portal de Candidaturas, onde se encontra a disponibilização da candidatura on-line.

» Candidaturas abertas em permanência com duas fases para ingresso em Janeiro e Setembro.

Até 31 de Outubro: Candidaturas (para iniciar o curso em Janeiro, 2º semestre letivo)
Decisões de Admissão até 15 de Novembro (para iniciar o curso em Janeiro, 2º semestre letivo)

Até 31 de Março: Candidaturas (para iniciar o curso em Setembro, 1º semestre letivo)
Decisões de Admissão até 15 de Abril (para iniciar o curso em Setembro, 1º semestre letivo

O programa tem 15 vagas para ingresso no curso em Setembro, mais 05 vagas (podem ser oferecidos mais lugares no caso de desistências em Setembro) para ingresso em Janeiro.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR A CANDIDATURA:
Deverá anexar os documentos que passamos a enumerar:

  • Carta com indicação dos objetivos a alcançar, até um máximo de duas páginas. Importa considerar os seguintes elementos:
    (1) Terá de sublinhar a linha de investigação temática e o respectivo tópico que deseja desenvolver (Exemplos: Matrizes da Cultura: Discursos Identitários Pós-coloniais | Comunicação, Discurso e Sociedade: Nacionalismos, Identidade e Media na Era Digital), bem como ilustrar como o seu percurso sugere uma preparação para um mestrado em Cultura e Comunicação e para os conteúdos/objetivos do mesmo. A carta deve evidenciar esta preparação (leituras, autores conhecidos, tópicos já analisados dentro deste campo de estudo) e a motivação envolvida na candidatura.
    (2) O candidato deve também defender de que modo a sua admissão no mestrado constituirá uma mais-valia pessoal e para o Programa em Cultura e Comunicação.
    (3)  Pode apresentar uma proposta de estudo, ainda geral, sublinhando claramente uma sintonia com os temas e conteúdos da linha temática escolhida (ver também o perfil dos seminários e dos docentes associados). Não obstante, importa deixar espaço para uma construção contínua do trabalho final de mestrado durante o curso, beneficiando do contacto com os docentes e com os conteúdos dos seminários. No âmbito das linhas de investigação temáticas do Programa, serão privilegiadas propostas para o estudo de fenómenos e objetos com natureza e impacte internacionais, ou enquadrados na realidade portuguesa, ou em outra realidade afim às várias especialidades dos docentes do Programa. – Fator de Ponderação: 40 pontos.
  • Certidão de Licenciatura/Bacharelato, com indicação da classificação/média final do curso e a lista das  unidades curriculares. No caso de recém licenciados (ou de estudantes a concluir o grau), caso ainda não possua, à data da candidatura, o seu certificado, poderá entregar uma lista de cadeiras feitas, ficando a sua candidatura pendente até à entrega da Certidão de Licenciatura no momento da matrícula. O candidato pode apresentar-se com uma licenciatura em qualquer área do conhecimento. – Fator de Ponderação: 20 pontos.
    » Avaliação do currículo académico na área de cultura com um fator de ponderação adicional de 10 pontos; Avaliação do currículo académico na área de comunicação com um fator de ponderação adicional de 10 pontos.
  • Curriculum Vitae. O currículo deve sublinhar as experiências académicas e profissionais que mais contribuem para um perfil no âmbito do estudo da cultura e da comunicação. Serão consideradas outras formações ao nível pós-graduado e de especialização.  – Fator de Ponderação: 20 pontos.
    » O candidato deve também possuir um nível de domínio da língua inglesa que permita estudar conteúdos redigidos e desenvolvidos em inglês.
    » Os estudantes internacionais devem possuir um nível de domínio da língua portuguesa equivalente ao nível C C do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas .

Nota.  Poderá ainda anexar outros diplomas, documentos ou certidões que considere úteis à sua candidatura.

A Candidatura terá de ser feita ON-LINE.