“A cultura é uma profissão.”
Este é o mote lançado pelas Professoras Teresa Malafaia e Alcinda Pinheiro que guiou o espírito da Gestão Cultural no âmbito da área de Cultura e Comunicação da faculdade. O Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura é um projeto que abraça este pressuposto, num cruzamento entre investigação e ação que sublinha a importância de articular as várias atividades de formação (seminários de pós-graduação, workshops e formação laboratorial), de investigação e de transferência de conhecimento para a sociedade.
O objetivo consiste em desenvolver investigação sólida no âmbito da análise das dinâmicas socioculturais e dos seus fenómenos, especialmente ao nível urbano, com vista à geração de orientações estratégicas que podem ser aplicadas em diversas instituições culturais, políticas, empresariais e artísticas.
Herdamos a experiência e o conhecimento desenvolvidos no Projeto “Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias”. Com base nisto, as atividades de investigação e investigação-ação terão em atenção os territórios urbanos, de modo a compreender a emergência de culturas criativas e a permitir a análise das representações e práticas de vários grupos sociais, incluindo subculturas e tribos urbanas.
O mundo Anglo-Americano apresenta-se com um conjunto de benchmarks e com importantes contributos teórico-práticos a considerar ao nível dos objetos e espaços de estudo, bem como das abordagens a desenvolver.
Pretende-se assim desdobrar o Laboratório em três atividades específicas que se articulam em profundidade:
- na investigação académica aplicada que se materializa num Projeto de Investigação em Gestão de Tendências e da Cultura;
- na prática Laboratorial que possibilita uma ponte com a sociedade e a tranferência de conhecimento, em especial com a cidade de Lisboa;
- na Formação Especializada que terá lugar em cursos de formação executiva, bem como em seminários especializados ao nível pós-graduado.