“A cultura é uma profissão.”

Este é o mote lançado pelas Professoras Teresa Malafaia e Alcinda Pinheiro que guiou o espírito da Gestão Cultural no âmbito da área de Cultura e Comunicação da faculdade. O Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura é um projeto que abraça este pressuposto, num cruzamento entre investigação e ação que sublinha a importância de articular as várias atividades de formação (seminários de pós-graduação, workshops e formação laboratorial), de investigação e de transferência de conhecimento para a sociedade.

O objetivo consiste em desenvolver investigação sólida no âmbito da análise das dinâmicas socioculturais e dos seus fenómenos, especialmente ao nível urbano, com vista à geração de orientações estratégicas que podem ser aplicadas em diversas instituições culturais, políticas, empresariais e artísticas.

Herdamos a experiência e o conhecimento desenvolvidos no Projeto “Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias”. Com base nisto, as atividades de investigação e investigação-ação terão em atenção os territórios urbanos, de modo a compreender a emergência de culturas criativas e a permitir a análise das representações e práticas de vários grupos sociais, incluindo subculturas e tribos urbanas.

O mundo Anglo-Americano apresenta-se com um conjunto de benchmarks e com importantes contributos teórico-práticos a considerar ao nível dos objetos e espaços de estudo, bem como das abordagens a desenvolver.

Pretende-se assim desdobrar o Laboratório em três atividades específicas que se articulam em profundidade:

  • na investigação académica aplicada que se materializa num Projeto de Investigação em Gestão de Tendências e da Cultura;
  • na prática Laboratorial que possibilita uma ponte com a sociedade e a tranferência de conhecimento, em especial com a cidade de Lisboa;
  • na Formação Especializada que terá lugar em cursos de formação executiva, bem como em seminários especializados ao nível pós-graduado.

Para desenvolver práticas de análise cultural em contexto estratégico.
Para compreender as mudanças nas mentalidades e nas dinâmicas/comportamentos socioculturais, identificando caminhos possíveis sobre a evolução societal.

// Promover investigação e inovação no campo dos Estudos de Cultura (considerando os principais contributos Anglo-Americanos), refletindo sobre os seus papéis e potencialidades num mundo em rápida e constante mudança.

// Promover investigação conceptual e aplicada ao nível da análise estratégica da cultura.

// Desenvolver uma rede internacional de agentes académicos e institucionais interessados no estudo de tendências culturais e na análise cultural aplicada.

// Formar investigadores e agentes ativos na sociedade que possam agir tanto na academia como em empresas, e demais instituições, ao nível da análise/gestão cultural estratégica.

// Articular um exercício académico de análise de tendências culturais com os Estudos de Cultura.

//  Transferir conhecimento para a sociedade, em especial no âmbito da cidade de Lisboa.

// Abordar a análise cultural como um conjunto de métodos, das Humanidades às Ciências Sociais, com potenciais resultados estratégicos para áreas como a gestão, o marketing, a comunicação estratégica, a política local, a produção e programação culturais, entre outros.

// Abordar benchmarks criativos e propostas teórico-práticas no âmbito do contexto Anglo-Americano que possam ser transferidos e/ou analisados, contribuindo para as abordagens deste projeto.

Este projeto tem as suas raízes na FLUL com a criação em 2012 da Pós-graduação de Especialização em Comunicação de Tendências, um projeto inovador a nível nacional e internacional. A consequente investigação nos Estudos de Tendências abriu portas para a criação de uma nova Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas (2016) e de um Projeto de Investigação que iria providenciar o primeiro teste conceptual-metodológico.

  • As Pós-graduações no âmbito dos Estudos de Tendências foram o espaço para o teste de conceitos e práticas de investigação, confirmando a associação da abordagem à análise cultural e providenciando o espaço inicial de formação para o que seriam futuras investigações de mestrado e de doutoramento.
  • A Pós-Graduação na área das Culturas Criativas testou práticas de imersão urbana em Lisboa, refinando conceitos e métodos e criando associações plurais entre práticas etnográficas e práticas de inspiração artística em âmbito urbano.
  • O Projeto “Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias”, em parceria com a FBAUL e a ESCS-IPL, permitiu explorar articulações no âmbito do estudo de tendências socioculturais em espaço urbano e da análise cultural, fomentando experimentações ao nível de práticas de inspiração artística e etnográfica.
  • » Em 2020 o Laboratório lança o seu primeiro relatório de tendências, intitulado “Tendências Socioculturais: Um Mapa de Macro e Micro Tendências 2020“.
  • Em Maio de 2021 teve lugar a primeira edição do Trends and Culture Management Colloquium, um evento científico internacional que reuniu online investigadores de cinco países diferentes num conjunto de comunicação científicas e mesas redondas com especialistas.

1ª Fase [em curso]:

// Análise de Tendências Culturais. Ativamos o processo de investigação que permite identificar e mapear tendências, bem como seguir e estudar tendências já confirmadas.

// Análise continuada do ADN Cultural e Criativo de Lisboa, identificando as principais narrativas, dinâmicas e processos socioculturais e criativos a atuar na cidade.

// Identificação e análise de estilos de vida urbanos e de grupos segmentados.

Associado a um projeto de investigação, o primeiro objetivo consiste em contribuir para o desenvolvimento de conceitos e de metodologias no âmbito dos Estudos de Cultura, desenvolvendo específicamente uma abordagem de Investigação-Ação. Pretende-se dar lugar a trabalhos de divulgação científica, de artigos científicos a relatórios de investigação.
A investigação aborda métodos, práticas e metodologias associados à Análise Textual; ao Coolhunting; à Semiótica; à Análise de Conteúdo; à Desk Research; aos Estudos de Recepção; à Etnografia; a Práticas de Imersão Urbana com inspiração artística; entre outros.

Estamos, desde 2022, concentrados em 6 resultados anuais:

1. O Relatório anual de Tendências Culturais.

2. O Colóquio de Gestão de Tendências e da Cultura.

3. Produção Científica de foro fundamental, conceptual, metodológico e de estudo de caso.

4. Os Sinais e os Objetos Cool de cada Ano, com a publicação dos resultados.

5. Workshop anual sobre os Tópicos do Zeitgeist.

6. Coolhunt anual em Lisboa com mentoria para os novos investigadores e estudantes.

Investigadores e Investigadores-Colaboradores: Nelson Pinheiro Gomes (2019-…) (PI); Suzana Cohen (2019-…); William Afonso Cantú (2019-…); Ana Marta Flores (2019-…);  Illa Branco (2019-…); Raquel Sodré (2019-…); Filipa Moreira (2020-…); Manuel Pinto Grunfeld (2020-…); João Tojeira (2021-…).

Colaboradores Convidados: Suzana Monteiro Leonardi (2019-…); Sarita Oliveira (2019-…); Clarissa M. A. Lopes (2019-…).  Jefferson Pereira (2020-2022); Fernanda Rosales (2019-2021); Gonçalo N. Serra (2020-2021); Gustavo da Silva (2020-2021); Leonardo Zeitune (2020-2021).

A equipa que gere o Projeto/Lab é composta por Docentes e Investigadores associados ao Programa em Cultura e Comunicação e/ou ao Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Colaboram também, pontualmente, investigadores/docentes de outros centros de investigação e entidades da FLUL e de outras Universidades no estrangeiro.

A par dos investigadores/docentes, participam também estudantes/alumni de mestrado e de doutoramento como colaboradores convidados. Em ambos os casos: (1) participam curricularmente ao nível de unidades curriculares dos cursos de Cultura e Comunicação associadas ao Projeto, desenvolvendo atividades e trabalhos de pesquisa conceptual e aplicada ao nível da identificação e análise de tendências socioculturais, da análise do impacto destas últimas em sectores de atividades específicos, da identificação e análise de tribos urbanas e de públicos segmentados ao nível de estilos de vida; (2)  demonstrando interesse em participar de forma integrada no Projeto, apoiando as atividades descritas atrás e desenvolvendo investigação estratégica para instituições específicas.  A participação no Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura está aberta a todos os estudantes da área de Cultura e Comunicação.

Unidades Gestoras do Projeto:

Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Entidades Parceiras:

American Corner (FLUL); Centro de Estudos Clássicos (FLUL).

Unidades Gestoras do Projeto:

Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Entidades Parceiras:

American Corner (FLUL); Centro de Estudos Clássicos (FLUL).

nelsonpinheiro@campus.ul.pt