Resultados Candidaturas 2017-18 (candidatos admitidos/não admitidos)

A Pós-Graduação de Especialização em Comunicação e Tendências possui um carácter inovador na área dos Estudos de Tendências. A par da metodologia do Coolhunting, promove uma nova visão sobre o consumidor e os seus padrões de comportamento, no âmbito de determinados contextos culturais, com vista ao desenvolvimento de melhores estratégias de inovação em vários campos e com uma pluralidade de aplicações.

No mundo atual, dirigido pelo consumo e pela rápida mutação de ideias e interesses, é importante compreender como surgem as tendências no meio social e o seu impacto na economia. 

Titulação: Pós-Graduação de Especialização em Comunicação e Tendências

Duração: 1 ano letivo (2 semestres)

Créditos: 60 ECTS

Investimento: 1200 euros (valor total para 2 semestres).

Horário: Pós-Laboral (entre dois a três dias por semana, de acordo com cada semestre), entre as 18h e as 22h. Os dias específicos de cada seminário são comunicados antes do início das aulas de contacto.

Calendário: De Fevereiro a Dezembro de 2018, sendo Janeiro de 2019 dedicado à finalização do projeto final.

Candidaturas  2017-18 / 6ª Edição

O processo de candidatura é online e encontra-se ENCERRADO.

A candidatura é realizada on-line e o processo é idêntico tanto para candidatos portugueses como brasileiros (ver em baixo os documentos necessários). Para efectuar o processo de candidatura, o candidato, deverá aceder ao Portal de Candidaturas, onde se encontra a disponibilização da candidatura on-line: Portal de Candidaturas

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR A CANDIDATURA:

Deverá anexar os documentos que passamos a enumerar:

  • Declaração de Objectivos  (esta declaração, em forma de carta, deve: sublinhar a motivação por detrás do processo de candidatura; indicar os principais elementos académicos e/ou da experiência profissional que sejam relevantes para a candidatura; sugerir um possível contacto anterior com as temáticas do curso; enunciar tópicos ou temas de interesse a explorar durante o curso; entre outros elementos).
  • Certidão de Licenciatura, ou de Bacharelato no caso de candidatos oriundos do Brasil (caso ainda não possua, à data da candidatura o seu certificado, poderá entregar uma lista de cadeiras feitas, ficando a sua candidatura pendente até à entrega da Certidão de Licenciatura. O candidato pode apresentar-se com uma licenciatura em qualquer área do conhecimento).
  • Curriculum Vitae.
  • Documentos de Identificação.

Nota: A par desta documentação, os candidatos podem anexar um breve portefólio descritivo dos seus trabalhos mais relevantes, caso seja relevante para melhor contextualizar o curriculum vitae. Poderá ainda anexar outros diplomas ou certidões que considere úteis à sua candidatura.

A Candidatura terá de ser feita ON-LINE, com uma taxa de 55,00€. (Nota. Os candidatos, caso sejam admitidos, deverão apresentar os documentos originais junto dos Serviços Académicos para permitir a autenticação dos mesmos.)

A Pós-Graduação em Comunicação e Tendências recebe anualmente um largo número de candidaturas e de alunos, sendo que o mérito de cada processo é avaliado individualmente com base nos resultados académicos e profissionais. O curso abre as suas portas tanto a profissionais com uma larga experiência e ação no terreno, como a recém-licenciados, sendo que acreditamos que este cruzamento e contacto de perspectivas são muito positivos para a experiência no curso.

INVESTIMENTO:

1200 euros para a totalidade do curso (Valor previsto para a sexta edição, 2018)

Projetos e Áreas de Intervenção:

Com base nas últimas cinco edições do curso, foram extrapoladas e organizadas por número de projetos as principais áreas temáticas nas quais os estudantes desenvolveram os seus trabalhos:

Marketing e Branding; Comunicação Estratégica; Moda; Gestão Cultural; Turismo, Eventos e Gastronomia; Design; Comunicação Social; entre outras.

Exemplos de Projetos:

Juliana Kastrup e Renata Santiago // 5ª edição // Projeto Recreart

Rita Trindade       // 4ª Edição // Projeto Through Objects – Design Trends

Catarina Martins // 2ª Edição // Projeto Mapa do Graffiti na Amadora

Alfredo Orobio    // 2ª Edição // Projeto Away to Mars

 

Origem dos Candidatos:

Com base nas últimas cinco edições do curso, foram extrapolados os seguintes dados de origem dos candidatos:

Áreas de Formação base: Ciências Sociais (≅30%); Ciências Empresariais (≅25%); Humanidades (≅20%); Artes e Design (≅15%); Outras (≅10%).

Origem Geográfica (com base nas últimas duas edições): Brasil (≅50%); Portugal (≅40%); Outras Nacionalidades Europeias (≅10%).

Experiência Profissional (com base nas últimas três edições): + 5 anos (≅35%); + 2 anos (≅30%); Recém-licenciados (≅35%)

Os Estudos de Tendências ultrapassam o foro normal do marketing, da comunicação, da cultura, dos estudos de mercado e de consumo, da moda, da sociologia e da economia. Na verdade, são o culminar interdisciplinar de todas estas áreas com uma orientação para a compreensão da natureza das vontades, dos desejos e dos padrões de comportamento dos indivíduos e dos grupos sociais.

Neste curso vamos estudar as tendências numa perspetiva de largo espetro, com um caráter inovador em Portugal, incidindo sobre vários produtos e áreas como a publicidade, o turismo, o vestuário e a imagem, o cinema, a música, o desporto e a televisão, entre outros padrões quotidianos, económicos e políticos. O objetivo deste curso consiste em dotar os formandos das ferramentas necessárias para poderem identificar uma tendência, compreender o seu nascimento e prescritor(es), os agentes, o ciclo de vida, o palco e o seu público, bem como a forma de a comunicar e interpretar. Isto em paralelo com o desenvolvimento de competências de análise e de desenvolvimento de estratégias e de peças de comunicação, em articulação com as pistas proporcionadas pelo estudo de tendências. 

Pretende-se também utilizar os vários insigths fornecidos pelas Humanidades e pelas Ciências Sociais e aplicá-los, na prática, na conceção de estratégias e projetos de foro empresarial, cultural ou artístico. O curso visa potenciar uma ponte entre o forte quadro teórico que a Faculdade proporciona e a sua aplicação prática. Neste sentido, esta formação recebe alunos das mais distintas áreas com vários interesses e ideias sobre os percursos que ambicionam seguir, desenvolvendo projetos num dos ramos dos Estudos de Tendências. Como tal, esta Pós-graduação de Especialização garante um acompanhamento constante e tutorial a cada aluno.

Plano de Estudos

O plano de estudos foi construído de modo a permitir o desenvolvimento de competências críticas e de análise, bem como de práticas profissionais. As unidades curriculares dividem-se em seminários, laboratórios criativos e de simulação empresarial, bem como cadeiras de projeto.

1 Ano Letivo (2 Semestres)

Créditos: 15 ECTS / 1º Semestre

Pretende-se introduzir e familiarizar os estudantes com a temática emergente dos Estudos de Tendências, numa perspetiva cultural e empresarial, através da análise de textos e de casos de estudo. Desta forma, o aluno desenvolve importantes competências intelectuais e profissionais ao nível do Coolhunting, da análise de tendências e de outros domínios de atividade.

As temáticas passam por compreender como as tendências funcionam no meio social e como regulam as clivagens e as relações entre grupos e indivíduos. Para além disto, iremos estudar a evolução e a natureza do consumo e do hiperconsumo na sociedade contemporânea e os seus efeitos na adoção de tendências e de modas, através da análise das teorias e dos modelos académicos e empresariais mais recentes.

Conteúdos programáticos:

Módulo I: Tendências e Gestão da Inovação
1. Cultura, Tendências e Gosto: Modelos de análise e interpretação de Tendências;
2. Sociologia das Tendências: Trendsetters e adoção de comportamentos; ADN, Arquitetura e Arqueologia das Tendências;
3. Foresight e Forecasting;
4. Gestão da Inovação.

Módulo II: Consumo, Cultura e Estilos
1. Mentalidades e Sociologia da Cultura: O Chief Culture Officer
2. Memes, Zeitgeist e a Modernidade Líquida;
5. Cultura de Consumo: Hiperconsumo e Sociologia do Consumo; O consumidor no século XXI;
6. Tendências de Estilo e de Gosto: O vestuário, a televisão, a internet e a música;
7. Tribos Urbanas e Estilos de Vida

Créditos: 03 ECTS / 1º Semestre

O laboratório explora a metodologia do Coolhunting, bem como as práticas e metodologias associadas ao Branding, de modo a propor soluções para briefings de foro empresarial. Os alunos terão contacto com as várias tipologias de negócios de exploração do estudo das tendências, desenvolvendo desafios práticos que pretendem simular trabalhos reais.
Este laboratório articula-se com a UC de Projeto de Tendências e Inovação.

Conteúdos programáticos:

1. Coolhunting: o atrativo, inspirador e com potencial de crescimento – aplicação no desenvolvimento de Estratégias, negócios e projetos;
1.1 Escolas/redes, empresas e visões sobre o Coolhunting;
1.2. Coolhunting Digital e no Terreno;
1.3. Gestão de Tendências: Dos relatórios à Estratégia;
Coolhunting Digital;

2. Branding e Gestão de Marcas: capital de marca;
2.1 Narrativas de Marcas;
2.2. Marketing Tribal e Branding Cultural;
2.3. Comunicação e Branding do Luxo e da Moda;

Percepção Visual, Identidade(s) e Transfigurações Urbanas  (a confirmar)

Créditos: 12 ECTS / 1º Semestre

A percepção em sentido genérico, é uma capacidade essencial e imprescindível, pois torna possível todo um processo de interdependência entre os organismos vivos e entre estes e o ambiente. A ela relaciona-se a possibilidade da sua existência e preservação das suas vidas.

Cada ser vivo desenvolve recursos perceptivos diretamente relacionados ao seu esquema específico de comportamento, sendo o inverso também verdadeiro. Consequentemente, a própria simplicidade ou complexidade de tais modos de comportamentos compreendem o domínio de ambientes simples ou complexos correspondentes, podendo-se, portanto, identificar também uma relação direta entre a capacidade perceptiva dos indivíduos e a diversidade dos ambientes com os quais consegue interagir.

(Os estudantes optam por um seminário de uma lista de Tópicos de Cultura e Comunicação do mestrado associado, de acordo com os seus interesses e projetos. A lista é facultada antes do início das matrículas. Está também prevista a possibilidade de criação de um seminário específico no âmbito do curso de Pós-Graduação.)

Créditos: 12 ECTS /2º Semestre

Pretende-se introduzir e familiarizar os estudantes com as principais práticas profissionais de investigação na área dos Estudos de Tendências, articulando Coolhunting, marketing e comunicação, entre outras disciplinas.

Os estudantes são organizados em grupos e pares e, mediante a simulação de um ambiente empresarial em meio tutorial, desenvolvem um conjunto de projetos, conteúdos e atividades no âmbito de plataformas de tendências e/ou relatórios de inovação. 

Créditos: 18 ECTS / 2º Semestre

O objetivo principal consiste em utilizar os vários insights fornecidos pelas Humanidades e pelas Ciências Sociais e aplicá-los na prática na conceção de estratégias e de projetos de foro cultural, artístico ou empresarial, através das metodologias dos Estudos de Tendências.

Os alunos serão orientados na construção de dois exercícios aplicados que promovam a reflexão sobre as competências e conhecimentos desenvolvidos e a sua aplicação projetual, desenvolvendo o seu projeto final de curso.

Este curso é ideal para todos os que possuem interesses que não se esgotam num departamento ou numa área em particular. Ele oferece a possibilidade de cada aluno desenhar o seu percurso e a sua área de especialização, desde o comportamento de consumo até ao estilo e ao gosto, através dos temas anuais.

As unidades curriculares a frequentar são transversais a todos os tema, ou seja, o curso é composto por um tronco único de unidades curriculares que cada aluno deve obrigatoriamente frequentar. Todavia, considerando a pluralidade de interesses e a diversidade de áreas de origem, foram criados três temas que ajudam a orientar os alunos, ao nível tutorial, no desenvolvimento dos seus projectos e trabalhos ao longo do curso. Isto pressupõe a execução de projetos e trabalhos específicos para cada tema nas principais unidades curriculares do curso.  Desta forma, os alunos conseguem desenvolver os seus temas e ideias dentro de um sistema que garante a devida orientação, conceitos, metodologias e apoio para explorar as competências de cada um.

Temas/Perfis

Os temas orientam a natureza dos projetos a desenvolver durante o curso. Cada estudante opta por apenas um tema, de acordo com os seus interesses.

O perfil ideal para quem vem das Humanidades e das Ciências Sociais/Empresariais com o objetivo de compreender os grandes padrões comportamentais associados ao consumo, gerando pistas para a inovação e a criatividade nas instituições. Os alunos do perfil de gestão de tendências desenvolvem projetos mais orientados para aplicação dos estudos de tendências na análise do consumidor e no desenvolvimento de pistas estratégicas para empresas e sectores de atividade, com base na cultura de consumo emergente.

O perfil ideal para quem vem da área da Comunicação e do Marketing, ou deseja desenvolver competências nestas disciplinas. Por entre tópicos como publicidade, comunicação estratégica, comunicação social, gamification e outros, os alunos desenvolvem projetos de marca e de comunicação. Os alunos deste perfil estão mais focados na análise da comunicação de marcas e de formas de publicidade, de forma a compreenderem como se aplicam discursos culturais e padrões de tendências no desenvolvimento de peças de comunicação, sempre na óptica do Branding Cultural.

Perfil orientado para todos aqueles que procuram abordar a área da comunicação, da gestão, da sociologia, do marketing e do branding da Moda, a par da compreensão de tribos urbanas e dos seus estilos de vida, de modo a melhor poder criar para estes públicos. Este perfil afasta-se dos comuns cursos de design de moda para abordar este fenómeno sob um prisma social mais complexo. Os alunos deste perfil abordam a sociologia da moda e o marketing tribal para desenvolverem projetos de comunicação e de branding de moda, bem como de definição de tribos urbanas e de estilos emergentes.  

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Orientação Profissionalizante

O Coolhunting e o Trendwatching são consideradas duas das áreas e competências do futuro! Este curso forma Chief Culture Officers (CCO) capazes de se articularem com departamentos de comunicação, marketing, inovação e estratégia. Neste sentido, sublinham-se as principais competências gerais a adquirir:

– Criação de estratégias e narrativas de comunicação de marcas;
– Observação e análise estruturadas das manifestações reais e virtuais do quotidiano;
– Observação e análise de padrões de comportamento e de mentalidade;
– Capacidade de gerar insights estratégicos e inovação incremental e disruptiva;
– Análise cultural avançada;
– Compreensão avançada da sociologia do consumo e/ou da sociologia da moda;
– Conceptualização, desenvolvimento e comunicação de ideias inovadoras;
– Liderança de equipas multidisciplinares;
– Criação de conceitos sólidos e resistentes à mudança.

Estas Competências permitem o desenvolvimento de várias atividades profissionais:

– Departamento de Comunicação/Marketing/Estratégia/Inovação;
– CCO- Chief Culture Officer;
– Trends Marketeer e 
Coolhunter Profissional;
– Analista de Tendências e Gestor Cultural;
– Gestor de Inovação e Forecaster em Comportamento de Consumo, ou em Moda.

 

Esta Pós-Graduação pretende desenvolver competências técnicas, científicas e profissionais no âmbito do estudo das tendências, do Coolhunting, da comunicação e da gestão de projetos. O objetivo consiste em sensibilizar os alunos para aplicar estas competências na sua área de eleição e, principalmente, associar estas novas competências ao perfil de base que cada candidato traz, ou a novos perfis que deseje desenvolver.

A combinação destes conhecimentos e competências gera Chief Culture Officers capazes de: identificar e monitorar tendências complexas; compreender convergências e clivagens atuais para criar formas de comunicação baseadas na interatividade e na narrativa; aplicar as tendências na construção de marcas, determinando se são resistentes ao futuro; desenvolver projetos práticos em múltiplos sectores, com base nos Estudos de Tendências; compreender os padrões sociais, culturais e de consumo emergentes;  aplicar a metodologia do Coolhunting e de análise de tendências, identificando oportunidades de negócios; observar possíveis evoluções nos conceitos e padrões de comportamento social e de consumo.

Esta Pós-Graduação é uma oportunidade para todos os que possuem uma licenciatura na área das Ciências Sociais, das Ciências Empresariais, das Humanidades, das Artes e Design, ou até de outras, para desenvolverem competências capazes de gerar uma perspetiva criativa competitiva numa economia que requer cada vez mais inovação.

O curso encontra-se muito orientado para a aplicação prática e para a problematização atual da realidade cultural e do consumo, com um foco nas formas de comunicação. A Pós-Graduação em Comunicação e Tendências promove oportunidades para os alunos desenvolverem projetos práticos de aplicação das Humanidades e das Ciências Sociais, numa perspetiva de contacto com a Comunicação Criativa e Estratégica, o Marketing, a Publicidade, o Branding, as Artes e a Estratégia Empresarial. Os alunos são incentivados a trabalhar em equipa para desenvolverem ideias inovadoras, simulando um ambiente de trabalho empresarial e desenvolvendo projetos orientados para o mercado. Para muitos, o culminar destes exercícios significa a oportunidade para lançar o seu trabalho através de um espírito empreendedor.

No que diz respeito à internacionalização, hoje, o nosso programa é alvo de um reconhecimento a nível internacional, beneficiando de relações com escolas importantes e docentes de países que trabalham a área, como a Holanda e a Espanha. Nos últimos anos, o Programa tem desenvolvido uma mobilidade de docentes e o desenvolvimento de semanas internacionais com escolas parceiras, onde se cruzam conhecimentos, metodologias e resultados. Os alunos, ao entrarem no curso, são colocados em contacto com um grupo de trabalho e uma plataforma internacional, contactando com outros colegas, professores e especialistas e desenvolvendo competências profissionais associadas à gestão e comunicação de redes de tendências, a par com exigentes e sérias técnicas de Coolhunting.

Grau de Mestre

O Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Tendências pertence ao Programa em Cultura e Comunicação. Para além desta pós-graduação, o Programa promove formações ao nível de Mestrado e de Doutoramento.

Ao concluir o curso de Comunicação e Tendências, após dois semestres curriculares, o aluno pode requerer o certificado de curso de Pós-graduação em Comunicação e Tendências com a classificação final e a descrição das unidades curriculares frequentadas. A conclusão da Pós-Graduação  permite a transferência de créditos para efeitos de frequência do Mestrado em Cultura e Comunicação, conforme as determinações anuais da comissão científica do Programa em Cultura e Comunicação.  Isto permite diminuir a carga letiva e o número de unidades curriculares a frequentar no mestrado. A frequência do Mestrado implica aprovação no processo específico de candidatura para acesso ao mesmo. Para mais informações deve contactar a coordenação do curso de pós-graduação.

Perguntas Frequentes / FAQ

Uma vez que o curso tem um carácter pós-laboral (aulas duas/três vezes por semana das 18h às 22h), o aluno pode desenvolver uma ocupação profissional ou outra. Ao nível do calendário, o início do curso está previsto para Fevereiro de 2018, com uma pausa no período de Verão, indo até Dezembro com aulas de contacto e até Janeiro para o desenvolvimento do projeto de curso.

Não, este não é um curso de moda.   Apesar dos alunos interessados nesta temática poderem desenvolver o seu projeto final e trabalhos no âmbito do sector da moda, optando pelo perfil associado, não estão previstas unidades curriculares específicas sobre moda, sendo este um fenómeno e sector a ser trabalhado entre muitos outros. Não obstante, todos os interessados no desenvolvimento do tema da moda enquanto objeto e sistema podem encontrar aqui um espaço para desenvolver o seu projeto em articulação com os Estudos de Tendências, o Branding, e a Comunicação, tal como provam um conjunto de projetos de sucesso nesta área que saíram do curso.

O processo de candidatura é online e é idêntico tanto para candidatos portugueses como brasileiros. Por norma, o período de candidaturas começa em Maio/Junho no site da faculdade, sendo que aconselhamos sempre todos a realizarem o processo o mais rapidamente possível, uma vez que, tendo em conta o largo número de candidatos, pode não abrir uma segunda vaga (o que é muito comum). Para mais informações sobre as candidaturas, veja a caixa “candidaturas e investimento”.
Até ao momento, o valor da propina é idêntico para todos os alunos.
O curso é lecionado em português, sendo que grande parte da bibliografia se encontra em inglês e há momentos internacionais do curso, juntamente com outras escolas, que são desenvolvidos em inglês.