O Programa em Cultura e Comunicação (PCC) é uma Unidade da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que coordena as atividades de pós-graduação no âmbito das Ciências da Cultura e dos Estudos de Cultura. Com base neste quadro institucional, o PCC oferece cursos de 2º e 3º ciclos e de pós-graduação não conferentes de grau. O PCC aborda, pois, as relações entre os Estudos de Cultura e a Comunicação Humana, entendendo-as como o estudo das relações culturais, mediadas por múltiplas formas de comunicação e trocas de informação no âmbito de vários sistemas de signos que impactam as relações entre indivíduos e as dinâmicas quotidianas. Este é um Programa orientado para a criatividade, para melhores práticas de gestão da cultura e da comunicação aplicada, e para o desenvolvimento de competências interpretativas de vários padrões e manifestações culturais.

Neste sentido, os cursos do Programa em Cultura e Comunicação procuram desenvolver novas metodologias e perspetivas de análise que permitem identificar tendências culturais geradoras de inovação (com potencial importância ao nível das atividades de transferência de conhecimento), bem como compreender públicos num determinado espaço cultural. Sublinhe-se ainda a operacionalização de conceitos da área da cultura, que pode ser transferida para práticas de gestão da cultura numa perspetiva profissional e de gestão de políticas/estratégias de desenvolvimento sociocultural. Neste sentido, nos últimos anos, têm-se oferecido seminários na área dos estudos culturais, das grandes tendências culturais, do estudo das dinâmica na cidade, das interferências das artes nos vários discursos, e até a comunicação de massas no mundo clássico. A procura de novos temas de fronteira marcam a identidade deste Programa.

Os cursos promovidos pelo Programa em Cultura e Comunicação dissociam-se de cursos congéneres na área dos estudos da cultura e das ciências da comunicação, ao estimularem a articulação conceptual do estudo da cultura com áreas aplicadas ao tecido sociocultural, criativo e económico; a análise das formas de comunicação e de relações culturais entre indivíduos e grupos; e o desenvolvimento de soluções para questões sociais e culturais.

          

O Programa em Cultura e Comunicação possui quatro componentes pós-graduadas: Pós-Graduação de Especialização, Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento.