O Programa em Cultura e Comunicação (PCC) é uma Unidade da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que coordena as atividades de pós-graduação no âmbito das Ciências da Cultura e dos Estudos de Cultura. Com base neste quadro institucional, o PCC oferece cursos de 2º e 3º ciclos e de pós-graduação não conferentes de grau. O PCC aborda, pois, as relações entre os Estudos de Cultura e a Comunicação Humana, entendendo-as como o estudo das relações culturais, mediadas por múltiplas formas de comunicação e trocas de informação no âmbito de vários sistemas de signos que impactam as relações entre indivíduos e as dinâmicas quotidianas. Este é um Programa orientado para a criatividade, para melhores práticas de gestão da cultura, e para o desenvolvimento de competências interpretativas de vários padrões e manifestações culturais.

Neste sentido, os cursos do Programa em Cultura e Comunicação procuram desenvolver novas metodologias e perspetivas de análise que permitem identificar tendências culturais geradoras de inovação (com potencial importância ao nível das atividades de transferência de conhecimento), bem como compreender públicos e consumidores num determinado espaço cultural. Sublinhe-se ainda a operacionalização de conceitos da área da cultura, que pode ser transferida para práticas de gestão da cultura numa perspetiva profissional e de gestão de políticas/estratégias de desenvolvimento sociocultural. Neste sentido, nos últimos anos, têm-se oferecido seminários na área dos estudos culturais, das grandes tendências culturais, do estudo das dinâmica na cidade, das interferências das artes nos vários discursos, e até a comunicação de massas no mundo clássico. A procura de novos temas de fronteira marcam a identidade deste Programa.

Os cursos promovidos pelo Programa em Cultura e Comunicação dissociam-se de cursos congéneres na área dos estudos da cultura e das ciências da comunicação, ao estimularem a articulação conceptual do estudo da cultura com áreas aplicadas ao tecido sociocultural, criativo e económico; a análise das formas de comunicação e de relações culturais entre indivíduos e grupos; e o desenvolvimento de soluções para questões sociais e culturais.

          

 O Programa em Cultura e Comunicação possui quatro componentes pós-graduadas: Pós-Graduação de Especialização, Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento.