Nos últimos anos, o Programa de Cultura e Comunicação cresceu exponencialmente em termos de procura e de oferta temática. O Mestrado em Cultura e Comunicação e o Doutoramento em Estudos de Cultura atingiram números recorde de candidaturas. Os docentes do programa, a par de publicações em revistas científicas, têm sido também ativos no desenvolvimento de atividades de divulgação científica, mediante a promoção de conferências científicas e de eventos de carácter profissionalizante, tais como a conferência Rhetoric Discourse and the Communicative Mind, o evento Beyond Creative e o Colóquio Discursos Publicitários. Ao nível da mobilidade, vários docentes do Programa deslocaram-se a Espanha e aos Países Baixos para efeitos de residências de investigação, comunicações científicas, desenvolvimento de estágios e contactos institucionais, palestras e tutorias em âmbito de formação, solidificando uma prática desejável de expansão internacional do programa. A visita de escolas (alunos e professores) dos Países Baixos, de Espanha, e outros países , sublinha o reconhecimento do Programa em Cultura e Comunicação como um centro de destaque para a área do Estudo da Cultura e da Comunicação.

O resultados são divididos em categorias específicas, de acordo com o respetivo ano letivo.

» Candidatos a Mestrado: 62 candidatos (44 na 1ª fase + 18 na 2ª fase).

» Candidatos a Doutoramento: 16 candidatos (1ª fase).

» Candidatos a Mestrado: 96 candidatos (73 na 1ª fase + 23 na 2ª fase).

» Candidatos a Doutoramento: 9 candidatos (2 fases).

» Candidatos a Mestrado: 85 candidatos (61 na 1ª fase + 24 na 2ª fase)

» Candidatos a Doutoramento: 4 candidatos (2 fases)

» Candidatos a Mestrado: 101 candidatos (55 na 1ª fase e 46 na 2ª fase).

» Candidatos a Doutoramento:  16 candidatos (9 na 1ª fase e 7 na 2ª fase).

» Candidatos a Mestrado: 101 candidatos (55 na 1ª fase e 46 na 2ª fase).

» Candidatos a Doutoramento:  16 candidatos (9 na 1ª fase e 7 na 2ª fase).

» Candidatos a Mestrado: 152 candidatos (104 na 1ª fase e 48 na 2ª fase)

» Candidatos a Doutoramento: 20 candidatos (9 na 1ª fase e 11 na 2ª fase)

» Candidatos a Mestrado: 98

» Candidatos a Pós-Graduação: 71

» Candidatos a Mestrado: 84

» Candidatos a Pós-Graduação: 103

» Total de estudantes inscritos:  ≅ 80

» Candidatos a Mestrado: 31

» Candidatos a Pós-Graduação: 34+14

Resultados de Atividades 2016-17

» Junho 2017. Co-organização da conferência Rhetoric Discourse and the Communicative Mind, numa articulação entre o Centro de Estudos Clássicos e o Centro de Linguística.» Abril 2017. Apresentação e exposição do Relatório Estratégico “Lisboa Cool: Um Mapa Criativo e Estratégico”.

» Março e Abril 2017. Co-coordenação da segunda edição do evento Beyond Creative, com o American Corner@FLUL. O evento terá lugar em vários espaços criativos de Lisboa, com foco na FLUL, na FBAUL e na ESCS em articulação próxima com o Creative Hub da Mouraria e outras entidades.

» Março 2017. Acolhimento de 60 alunos e de docentes da Fontys Academy for the Creative Industries (Países Baixos) numa semana criativa com os alunos, alumni e docentes do Programa de Cultura e Comunicação.

» Novembro 2016. Acolhimento de 30 alunos e de docentes da ELISAVA Barcelona numa sessão conjunta de workshop e de ação no terreno com os alunos e docentes do Programa de Cultura e Comunicação.

» Total de estudantes inscritos:  ≅ 60

» Candidatos a Mestrado: 22

» Candidatos a Pós-Graduação: 31

Resultados de Atividades

» Maio 2016. Co-coordenação do evento Beyond Creative: Fazer Acontecer nas Culturas e nas Artes, com o American Corner@FLUL e patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa. O evento teve lugar em vários espaços criativos de Lisboa, com foco na FLUL e contou com mais de 350 inscrições num largo conjunto de atividades.» Março 2016. Acolhimento de 30 alunos e de docentes da Fontys Academy for the Creative Industries (Países Baixos) numa semana criativa com os alunos, alumni e docentes do Programa de Cultura e Comunicação.

» Dezembro 2015. Acolhimento de 20 alunos e de docentes da ELISAVA Barcelona numa sessão conjunta de workshop e de ação no terreno com os alunos e docentes do Programa de Cultura e Comunicação.

Aqui poderá encontrar as dissertações de Mestrado e de Doutoramento defendidas no Programa de Cultura e Comunicação.

*A integração dos registos ainda está numa fase inicial. 

2022. Vasconcelos, Cláudia Pereira. “Gonzagão e Gonzaguinha: percurso, sonoridade e métrica de brasilidades insubmissas”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2021. Cantú, William. “Tendências e Marcas: contributos para a análise estratégica de significados em produções culturais”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2021. Geirinhas, Rui. “A Comunicação Política Multimodal dos Presidentes da República Portuguesa (1976-2020): Abordagem Cognitiva e Retórico-Argumentativa”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2020. Cohen, Suzana. “Os estudos de tendências e a tecnologia: análise de cenários e de impactos socioculturais”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2020. Arantes, Rita. “Banksy’s Multimodal Representations: a cultural-rhetorical-cognitive analysis”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2019.Cruz Nélia. “O guionismo como prática cultural : o olhar do guionista”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Oliveira, Rui António Costa (2018). “The Portugal project and the State-Religion relationship in the light of the conjugal metaphor”.

Juan Carlos Córdoba Laguna. 2017. “El metarrelato mediático de la violencia en Colombia: su espectacularización en una cultura del miedo. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.

Isabel de Jesus Rato Garcez. 2017. “O Papel da Edição Literária no Mercado da Cultura”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.

Silvia Valencich Frota. 2016. “O papel simbólico da língua na construção das identidades nacionais : o caráter identitário da discussão sobre o AO90 em Portugal”. Tese de Doutoramento em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.

João José Craveirinha. 2015. “Comunicação e Cultura na Disseminação dos Sabores Tropicais”. Tese de Doutoramento em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.

Filomena da Imaculada Conceição Pinto. 2015. “Cultura, arte e media na identidade Timorense”. Tese de Doutoramento em Estudos de Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.

Nelson Pinheiro Gomes. 2015. “Comportamento de Consumo, Modas e Elites Sociais. Contributo para a Consolidação Disciplinar dos Estudos de Tendências”. Tese de Doutoramento em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.

Vicente Paulino. 2012. “Representação identitária em Timor-Leste: culturas e os media”. Tese de Doutoramento em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa.