Os detentores do grau de Doutor em Estudos de Cultura, ou área afim, podem submeter um projeto de investigação pós-doutoral ao Programa de Cultura e Comunicação. A candidatura de um projeto pós-doutoral deve indicar as áreas temáticas a abordar (ver as linhas temáticas), as metodologias a aplicar, as hipóteses e objetivos da pesquisa, os principais autores a abordar, um calendário, e o impacto previsto da investigação.

Ao entrar no Programa de Cultura e Comunicação, através do pós-doutoramento, é designado um orientador e um projeto  de investigação onde se espera um período de atividades do pós-doutorando de entre um a quatro semestres.

No final do período, o pós-doutorando deve apresentar um relatório final das suas atividades, incluindo os seus resultados científicos. O mesmo será alvo de avaliação por parte do orientador e, sempre que necessário, pela comissão científica do Programa de Cultura e Comunicação. Após aprovação do relatório, o pós-doutorando tem direito ao certificado de pós-doutoramento.

O candidato deve entrar em contato com a direção do Programa de Cultura e Comunicação para uma melhor preparação da candidatura e definição da temática e da área a abordar.