As Pós-graduações em Tendências e Criatividade são as formações avançadas do Programa em Cultura e Comunicação orientadas para o desenvolvimento e a aquisição de técnicas e de conhecimentos com orientação profissional, funcionando também como estruturas importantes para a abertura de novos domínios científicos e a aquisição de competências em áreas especializadas. 

As nossas Pós-graduações anuais (dois semestres correspondentes a 60 ECTS) estão orientadas para a economia criativa e pretendem formar Chief Culture Officers e Gestores da Cultura Criativa, providenciando saberes e ferramentas de interesse para todos os interessados das áreas das Ciências Sociais, das Humanidades, das Ciências Empresariais e das Artes e Design. 

Acreditamos que a criatividade é fundamental para as profissões do futuro e que a análise cultural pode proporcionar o desenvolvimento de estratégias e soluções mais sólidas. Neste sentido, ambas as Pós-Graduações em “Comunicação e Tendências” e em “Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias” funcionam como laboratórios dinâmicos, transdisciplinares e criativos:

Comunicação e Tendências
Indústrias e Culturas Criativas

Os cursos pós-graduados de especialização são concebidos como espaços de discussão e como laboratórios para a pesquisa no terreno, para a geração de soluções e para o desenvolvimento de competências de análise crítica sobre as várias dinâmicas sociais, culturais e empresariais. A nossa abordagem baseia-se no debate de ideias e numa cultura de projeto.

Coordenação das Pós-graduações de Especialização pela FLUL:
Prof. Doutor Rodrigo Furtado
Prof. Doutor Nelson Gomes   (nelsonpinheiro@campus.ul.pt)