[EM EDIÇÃO/ATUALIZAÇÃO]

Os projetos de investigação que os estudantes do Programa de Cultura e Comunicação desenvolvem no curso  devem incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e investigadores.

Matrizes da Cultura: Discursos Identitários Contemporâneos. A partir de uma abordagem não essencialista das identidades, esta linha de investigação se dedica ao estudo dos processos de construção identitária na contemporaneidade, com ênfase no papel da cultura e da língua, assim como no lugar dos nacionalismos e dos sentimentos de pertença a diferentes grupos, na perspetiva da teoria crítica e dos estudos críticos do discurso. Prof. Doutora Sílvia Frota.

Matrizes da Cultura: Discursos Identitários Pós-coloniais. A partir de uma abordagem às identidades, esta linha de investigação acolhe projetos que estudem representações da alteridade cultural, sua circulação e receção no mercado cultural global, enquadrados pelos estudos pós-coloniais. Prof. Doutora Ana Cristina Mendes.

Matrizes da Cultura: Património Clássico e Identidades Ocidentais. Esta linha de investigação pretende questionar o papel da Cultura da Antiguidade Clássica na formação das identidades nacionais e supra-nacionais europeias contemporâneas, bem como o seu papel no estabelecimento de relações de poder nessas sociedades. Poderá também ser analisada a construção contemporânea de narrativas sobre essa Antiguidade e as suas relações com as estruturas de poder e identidade. Prof. Doutora Sofia Frade.

Matrizes da Cultura: Retórica e Identidade. Partindo de um modelo clássico de análise retórica esta linha pretende olhar para a forma como os discursos identitários e políticos contemporâneos se constroem recorrendo às três grandes áreas da retórica aristotélica: ethos, logos e pathos. Será também foco de estudo a análise da utilização (consciente ou inconsciente) de falácias retóricas no discurso formal e informal. Prof. Doutora Sofia Frade.

Outros Docentes Associados:

Prof. Doutora Adelaide Meira Serras

Prof. Doutora Luísa Soares

Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas: Análise Crítica do Discurso (ACD) e Análise Positiva do Discurso (APD). Investigação crítica das desigualdades sociais (raça, género, profissão, classe, literacia…) e do modo como estas são expressas, indiciadas, constituídas e legitimadas pelo uso da língua, pelo discurso (ACD), ou contrariadas por práticas discursivas emancipatórias que assumem uma tomada de posição valorizadora de aspetos da mudança social alinhados com os requisitos de uma posição crítica (APD). Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Comunicação, Discurso e Sociedade: Análise das Visualidades Urbanas. Numa óptica de culturas visuais pretende-se abordar a produção/recepção da comunicação visual de indivíduos, grupos, tribos urbanas ou instituições no contexto de práticas e dinâmicas urbanas que afectam as identidades e os percursos na cidade. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.

Comunicação, Discurso e Sociedade: Discursos, Ambiente e Identidades. O papel dos media na construção do discurso apocalítico, nos domínios do ambiente e da atual pandemia. Prof. Doutora Clotilde Almeida.

Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas: Discurso e literacia. Descrição e análise de traços configuradores da construção do conhecimento (conhecimento do senso comum, conhecimento tecnológico, conhecimento profissional, conhecimento disciplinar e científico, conhecimento artístico…) e das práticas de literacia que potenciam a sua aquisição e desenvolvimento. Análise de práticas de legitimação do conhecimento científico. Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas: Língua como Semiótica Social. Investigação de processos de correlação da língua com a sociedade, seja por identificação e análise da relação dialética entre as características formais dos textos e as estruturas sociais e culturais, seja por investigação das relações entre o modo de significação verbal e os outros modos de significação (imagem, som, movimento, corpo…), seja ainda pela análise de novas práticas de comunicação potenciadas pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (redes sociais, atores não-humanos, mediadores digitais…). Prof. Doutor Carlos Gouveia.

Comunicação, Discurso e Sociedade: Media, Discurso e Literacia. A transformação dos media na atualidade – seja do seu próprio conceito, seja dos seus modos de produção, circulação e consumo – representa um grande desafio para os estudos de comunicação. Partindo-se da conceção dos media como elemento estruturante do estruturado pelo tecido social, esta linha de investigação promove a reflexão crítica sobre os novos discursos mediáticos e a ideia de literacia. Prof. Doutora Sílvia Frota.

Comunicação, Discurso e Sociedade: Nacionalismos, Identidade e Media na Era Digital. O processo de construção identitário ganha novas dimensões nesta era digital, marcada pelo acirramento das tensões entre o global e o local e pelo desenvolvimento das sociedades em rede – cenário no qual os media adquirem cada vez mais relevância. Esse é o ponto de partida desta linha de investigação, cujo interesse incide especialmente sobre o papel dos media na construção dos “novos” nacionalismos. Prof. Doutora Sílvia Frota.

Gestão de Tendências e da Cultura: Estratégia, Branding e Tendências Socioculturais. Sublinha-se a análise de tendências e estilos de vida para o branding e estratégia culturais. Isto envolve instrumentos analíticos (de foro semiótico, de conteúdo ou etnográfico) no desenvolvimento de soluções para instituições culturais/ artísticas/ empresariais; ou num diagnóstico de comunicação estratégica, com vista à geração de insights criativos capazes de melhor orientar as marcas e a sua relação com públicos/tribos urbanas. Ver o Projeto/Laboratório associado. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.

Gestão de Tendências e da Cultura: Comunicação na Programação e Gestão Culturais.  Tendo a cidade de Lisboa como palco privilegiado, este tema abraça projetos de investigação enquadrados na gestão das artes e da cultura. Especialmente trabalhos que pretendam analisar a comunicação da programação cultural em vários meios e pontos, no âmbito das atividades de instituições culturais e artísticas e das suas relações com diferentes públicos. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.

Gestão de Tendências e da Cultura: Património Cultural [Apenas para Doutoramento]. Não sendo consensual que objetos integram o património cultural,  na verdade, cabe sob este eixo temático de investigação quase tudo o  que merece ser conservado e valorizado, que se altera nas escalas de  tempo e espaço. Bens materiais e imateriais, de que são exempla, entre outros, os patrimónios etnográfico, arquitectónico, arqueológico, industrial, gastronómico, documental (museus, bibliotecas e arquivos), artístico e natural.  Que perspetivas de abordagem? Estudos globais ou setoriais, desde as políticas culturais aos estudos de público,  oferta e  procura, gestão (organizacional e/ou de produto), marketing e comunicação, valorização económica e turismo cultural. Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva.

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.