[EM EDIÇÃO/ATUALIZAÇÃO]
Os projetos de investigação que os estudantes do Programa de Cultura e Comunicação desenvolvem no curso devem incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e investigadores.
Matrizes da Cultura: Discursos Identitários Pós-coloniais. A partir de uma abordagem às identidades, esta linha de investigação acolhe projetos que estudem representações da alteridade cultural, sua circulação e receção no mercado cultural global, enquadrados pelos estudos pós-coloniais. Prof. Doutora Ana Cristina Mendes.
Matrizes da Cultura: Património Clássico e Identidades Ocidentais. Esta linha de investigação pretende questionar o papel da Cultura da Antiguidade Clássica na formação das identidades nacionais e supra-nacionais europeias contemporâneas, bem como o seu papel no estabelecimento de relações de poder nessas sociedades. Poderá também ser analisada a construção contemporânea de narrativas sobre essa Antiguidade e as suas relações com as estruturas de poder e identidade. Prof. Doutora Sofia Frade.
Matrizes da Cultura: Retórica e Identidade. Partindo de um modelo clássico de análise retórica esta linha pretende olhar para a forma como os discursos identitários e políticos contemporâneos se constroem recorrendo às três grandes áreas da retórica aristotélica: ethos, logos e pathos. Será também foco de estudo a análise da utilização (consciente ou inconsciente) de falácias retóricas no discurso formal e informal. Prof. Doutora Sofia Frade.
Outros Docentes Associados:
Prof. Doutora Adelaide Meira Serras
Prof. Doutora Luísa Soares
Comunicação, Discurso e Sociedade: Análise das Visualidades Urbanas. Numa óptica de culturas visuais pretende-se abordar a produção/recepção da comunicação visual de indivíduos, grupos, tribos urbanas ou instituições no contexto de práticas e dinâmicas urbanas que afectam as identidades e os percursos na cidade. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.
Comunicação, Discurso e Sociedade: Discursos, Ambiente e Identidades. O papel dos media na construção do discurso apocalítico, nos domínios do ambiente e da atual pandemia. Prof. Doutora Clotilde Almeida.
Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas: Discurso e literacia. Descrição e análise de traços configuradores da construção do conhecimento (conhecimento do senso comum, conhecimento tecnológico, conhecimento profissional, conhecimento disciplinar e científico, conhecimento artístico…) e das práticas de literacia que potenciam a sua aquisição e desenvolvimento. Análise de práticas de legitimação do conhecimento científico. Prof. Doutor Carlos Gouveia.
Discurso, Literacia e Práticas Sócio-Semióticas: Língua como Semiótica Social. Investigação de processos de correlação da língua com a sociedade, seja por identificação e análise da relação dialética entre as características formais dos textos e as estruturas sociais e culturais, seja por investigação das relações entre o modo de significação verbal e os outros modos de significação (imagem, som, movimento, corpo…), seja ainda pela análise de novas práticas de comunicação potenciadas pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (redes sociais, atores não-humanos, mediadores digitais…). Prof. Doutor Carlos Gouveia.
Comunicação, Discurso e Sociedade: Media, Discurso e Literacia. A transformação dos media na atualidade – seja do seu próprio conceito, seja dos seus modos de produção, circulação e consumo – representa um grande desafio para os estudos de comunicação. Partindo-se da conceção dos media como elemento estruturante do e estruturado pelo tecido social, esta linha de investigação promove a reflexão crítica sobre os novos discursos mediáticos e a ideia de literacia. Prof. Doutora Sílvia Frota.
Comunicação, Discurso e Sociedade: Nacionalismos, Identidade e Media na Era Digital. O processo de construção identitário ganha novas dimensões nesta era digital, marcada pelo acirramento das tensões entre o global e o local e pelo desenvolvimento das sociedades em rede – cenário no qual os media adquirem cada vez mais relevância. Esse é o ponto de partida desta linha de investigação, cujo interesse incide especialmente sobre o papel dos media na construção dos “novos” nacionalismos. Prof. Doutora Sílvia Frota.
Gestão de Tendências e da Cultura: Comunicação na Programação e Gestão Culturais. Tendo a cidade de Lisboa como palco privilegiado, este tema abraça projetos de investigação enquadrados na gestão das artes e da cultura. Especialmente trabalhos que pretendam analisar a comunicação da programação cultural em vários meios e pontos, no âmbito das atividades de instituições culturais e artísticas e das suas relações com diferentes públicos. Prof. Doutor Nelson Pinheiro.
Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.