A Natureza do Cool, um desafio académico (Gomes et al., 2020) #essay

1 // A Natureza do Cool, um desafio académico.
02-05-2020, a Equipa do Laboratório.

O conceito de Cool tem uma grande importância nos Estudos de Tendências entendidos como uma abordagem de análise cultural. Infelizmente, a expressão possui uma bagagem cultural com significados que dificultam a sua operacionalização e o próprio uso dentro de um discurso científico. Visto muitas vezes como um conceito superficial, e com “pouca dignidade”, esta percepção só dificulta o exigente trabalho de investigação e de desenvolvimento conceptual que a nossa área, e abordagem, obriga.
Não obstante, a operacionalização deste conceito é fundamental para a categorização de sinais emergentes de mudança no tecido sociocultural, capazes de indicar mutações nas mentalidades. Isto obrigou a um trabalho de reflexão por parte da equipa do nosso laboratório para chegar a uma definição capaz de potenciar a investigação na prática de coolhunting e na análise de sinais em geral. No dia 27 de Abril, Nelson Pinheiro, Suzana Cohen, Ana Marta Flores, Suzana Leonardi, William Cantú, Sarita Oliveira, Illa Branco e Clarissa Lopes discutiram as várias faces, abordagens, características e articulações do conceito de Cool. Para o efeito, os investigadores tiveram em consideração as múltiplas fontes [1] que trabalharam o conceito no passado e procuraram um novo entendimento que seja capaz de definir o mesmo com exatidão e sublinhar a complexidade do mesmo no momento analítico e de categorização de objetos culturais. Foram tidas em consideração seis características-chave: Características-chave: relevante; viral; atual; irreverente; instigante; descontinuidade.
Assim, o cool é uma qualidade, um conjunto de características que são impressas em objectos, de artefactos a representações e gestos. Dentro da complexidade deste conceito, sublinhamos seis características. O Cool é relevante, ele faz sentido no seu momento e está em sintonia com mentalidades emergentes e com os desafios do momento com um potencial para marcar e ter impacto através de diferentes associações abstractas e sentimentais. Ele é viral e isto é uma das suas principais características, pois ele está associado ao contágio e à promessa de sucesso de propagação das ideias que representa, saltando de objeto em objeto. O Cool é atual, no sentido em que endereça questões prementes, mas também irreverente, pois apesar de ter em si um germe provocador e atrevido, a sua aparência de novidade e muitas vezes de vanguardismo pode se articular, em alguns casos, com uma atitude de rebeldia, de não-conformidade ou até de resistência. Por fim, Por ter em seu ADN a sedução e o apelo à atenção, o Cool é instigante e contém em si uma proposta de descontinuidade, podendo em alguns casos representar uma ruptura dos padrões vigentes.

[1] Fontes a considerar:
DINERSTEIN, J. The origins of cool in postwar America. University of Chicago Press, 2017.
GLADWELL, Malcolm. “The coolhunt: who decides what’s cool? Certain kids in certain places–and only the coolhunters know who they are”. The New Yorker, 1997.
GLOOR, Peter; COOPER, Scott. Coolhunting: chasing down the next big thing. New York: Amacon, 2007.
GLOOR, Peter; KRAUSS, Jonas S.; NANN, Stefan. “Coolfarming – How Cool People Create Cool Trends”. Boston: MIT Center for Collective Intelligence & Galaxyadvisors, 2009.
HEATH, J.; Potter, A. (2005). The Rebel Sell: Why Culture Can’t be Jammed. Toronto: Harper Perennial.
LIU, A. The laws of cool. Knowledge Work and the Culture of Information. University of Chicago Press, 2004.
MOSIELSKI, J. M. T. (2012). Coolhunting: Evaluating the Capacity for Agency and Resistance in the Consumption of Mass Produced Culturally-Relevant Goods. Carleton University.
NOAH, Kerner e Gene Pressman. Marcas Cool – como criar produtos que se destacam e modas que permanecem. Tradução de José Nogueira. Lua de Papel, 2008
ROHDE, Carl. “Serious Trendwatching”. Fontys University of Applied Sciences and Science of the Time, 2011.

 


BACK TO HOME PAGE                           BACK TO CONTENTS          

.