Direção: Profª. Doutora Adelaide Meira Serras e Prof. Doutor Nelson Pinheiro 

Informações: nelsonpinheiro@campus.ul.pt 

Grau Académico: Doutor

Duração: 3 anos letivos (6 semestres). O primeiro ano letivo é escolar com unidades curriculares de contacto presencial.

Créditos: 180 ECTS

Vagas: 10

Investimento: 2750 euros para o primeiro ano letivo; 1500 euros para o segundo e restantes anos letivos.

Horário: Tendo em conta as diversas componentes tutoriais e de seminário, as atividades do curso poderão ter lugar tanto em horário laboral, como pós-laboral.

Calendário: O curso tem início, por norma, em  Setembro, até Junho. Os interessados podem também candidatar-se para ingressar no curso no final de Janeiro.

Este curso de Doutoramento pretende explorar as várias relações dos signos no âmbito de sistemas de comunicação humanos, incluídos em dinâmicas e contextos culturais complexos, o que permite aos estudantes desenvolver perspetivas críticas sobre múltiplos fenómenos sociais.

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por ciências da cultura e estudos culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança, estabelecendo um amplo diálogo transdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificada, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas.

Finalmente, o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

.

Temas de Teses em Curso no ano letivo 2019-20

Análise Cultural de Discursos Mediáticos; Indústrias e Culturas Criativas em Lisboa; Análise Multimodal Fílmica; Economia da Cultura; Tendências Socioculturais e Branding; Semiótica da Street Art; Discursos Imagéticos Políticos; Cultura e a Vida Contemplativa; Semiótica da Comensalidade; Tendências Socioculturais e Tecnologia; Cultura e Regime Totalitários.

[O processo de candidaturas está aberto em permanência. Saiba mais no edital das CANDIDATURAS]

A candidatura tem lugar online. O processo de candidaturas está aberto em permanência com duas fases específicas de ingresso. Veja todas as instruções e dados nesta ligação.

» Resultados das Candidaturas para ingresso em Janeiro de 2020.

Para a Academia ou para o Mercado?

Percurso Académico. Orientado para a investigação nas áreas associadas ao estudo da cultura, o aluno é inserido nas linhas de investigação e projetos em desenvolvimento no Programa em Cultura e Comunicação e nos Centros de Investigação Associados – CEAUL, CEC, CL. Aqui o aluno concentra-se no desenvolvimento de práticas e de discursos que lhe permitirão o desenvolvimento de competências avançadas de investigação, com uma clara aposta na publicação científica internacional e no processo de candidatura e desenvolvimento de projetos científicos em ambiente competitivo. Orientados pelas temáticas e pelos métodos onde os nossos docentes e investigadores se inserem, os estudantes neste percurso devem discutir perspectivas conceptuais e metodológicas originais, de forma a sublinhar uma inovação científica própria. Este percurso está especialmente associado à linha temática de Teorias da Cultura e Poder.

Percurso no Sector da Cultura e no Mercado. No âmbito de uma relação entre análise cultural, estratégia e comunicação, e gestão cultural, o nosso programa apoia projetos de investigação aplicada com uma orientação setorial ou institucional em projetos culturais, em instituições culturais e artísticas, e no próprio tecido empresarial. Isto permite ao estudante formular perguntas e encontrar soluções de ordem específica para problemas num quadro sectorial e institucional, podendo até desenvolver a sua investigação em articulação ou inseridos numa entidade cultural, social, artística e empresarial. Alguns dos nossos doutorandos neste percurso já se articularam para traduzir o conhecimento em projetos reais para grandes empresas. Este percurso está especialmente associado à linha de Gestão de Tendências e da Cultura.

O projeto de investigação doutoral com que o aluno se candidata ao curso de doutoramento deve incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e pelo Programa: Matrizes da Cultura: Identidades e Poder; Comunicação, Discurso e Sociedade; Gestão de Tendências e da Cultura.

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.

Programas das Unidades Curriculares

Unidade Curricular: Tópicos em Estudos de Cultura I

Temática 2020-21: Teorias da Cultura

Docentes: Adelaide Meira Serras

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS. 

Os seminários de Tópicos em Estudos de Cultura introduzem temas e métodos avançados, emergentes e inovadores no âmbito da análise cultural e do estudo das várias dinâmicas e processos que impactam o terreno sociocultural. Estes seminários presenciais permitem a discussão de conceitos, ideias, métodos e teorias e o consequente domínio avançado do quadro conceptual-metodológico necessário para o desenvolvimento da investigação. 

Programa 2019-20: 

1. Comunicação e cultura 1.1. a língua na semiótica social 1.2. oralidade e escrita enquanto sistemas semióticos distintos 1.3. semiótica social e multimodalidade 1.4. a variação funcional dos textos como reflexo de necessidades culturais e sociais 1.5. as duas culturas: ciências e humanidades 2. Comunidades de práticas e identidade 2.1. práticas de literacia académica 2.2. comunidade de práticas e habitus 2.3. factores linguístico-discursivos de exclusão social e académica 2.4. conhecimento científico e códigos de legitimação 2.5. códigos de conhecimento e códigos de conhecedores 3. Abordagem exploratória do conceito de cultura 3.1. estudos de cultura – a cultura erudita; estudos culturais – a vertente sociológica 3.2. história das ideias/ história intelectual 3.3. cultura e Ideologia 4. Representações culturais 4.1. cultura e arte. 4.2. culturas, espaços e mobilidade. 4.3. cultura e cidade.

Bibliografia recomendada:

Berlin, Isaiah (1998). The Proper Study of Mankind. An Anthology of Essays. Ed. Henry Hardy & Roger Hausheer. With a foreword by Noel Annan & introduction by Roger Hausheer. London: Pimlico.

Castells, Manuel. (2009). Communication Power. Oxford: University Press. Eagleton, Terry (2000). The Idea of Culture. Oxford: Blackwell.

Hobsbawm, Eric (2013). Fractured Times. Culture and Society in the Twentieth Century. London: Little, Brown.

Maton, K., Hood, S. & Shay, S. (Eds.). (2016). Knowledge-building: Educational Studies in Legitimation Code Theory. London: Routledge

Unidade Curricular: Tópicos em Estudos de Cultura II

Temática 2020-21: A indicar 

Docente: A indicar

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS. 

Os seminários de Tópicos em Estudos de Cultura introduzem temas e métodos avançados, emergentes e inovadores no âmbito da análise cultural e do estudo das várias dinâmicas e processos que impactam o terreno sociocultural. Estes seminários presenciais permitem a discussão de conceitos, ideias, métodos e teorias e o consequente domínio avançado do quadro conceptual-metodológico necessário para o desenvolvimento da investigação. 

Programa 2020-21: 

A indicar

Unidade Curricular: Leituras Orientadas I

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS.

A UC de Leituras Orientadas I apoia o estudante na (i) revisão literária dos autores canónicos e das discussões mais recentes na área dos estudos de cultura. Isto permite a imersão no atual contexto da área e nas problemáticas mais originais em discussão. É ainda dada especial atenção às (ii) metodologias de pesquisa e de análise disponíveis, considerando possíveis cruzamentos disciplinares no contexto das ciências sociais e humanidades. No final do seminário, o aluno submete por escrito um relatório crítico que resulte deste estudo e deve prestar provas orais que comprovem o domínio das principais teorias e abordagens, escolas e autores que trabalhou. [São marcadas sessões com os estudantes para a discussão das obras e das temáticas, promovendo um debate crítico, a troca de impressões e uma orientação conceptual-metodológica.] 

Unidade Curricular:  Leituras Orientadas II

Semestre/Créditos: 2º Semestre, 12 ECTS.

A UC de Leituras Orientadas II promove a articulação entre o quadro teórico e analítico a ser abordado na investigação e o desenvolvimento da tese de cada um dos estudantes. Tem como objetivos (i) o desenvolvimento de competências de prática científica, trabalho de campo, análise de dados e escrita académica, bem como eventualmente (ii) o planeamento de propostas de financiamento, de contactos com entidades de foro cultural/criativo/empresarial/artístico, de apoios a atividades de formação avançada ou de propostas de comunicação de ciências. No final do seminário, o estudante deve submeter uma versão preliminar do seu quadro conceptual, designadamente do estado da arte do seu tópico de investigação e das suas propostas de inovação científica, podendo ter lugar, se os docentes considerarem pertinente, uma prova de apresentação e discussão do trabalho. [São marcadas sessões com os estudantes para o acolhimento e imersão nos projetos e trabalhos de investigação, bem como para a discussão dos quadros conceptuais a abordar nos trabalhos e as melhores práticas de escrita científica que se exige a um candidato de doutoramento.]

Unidade Curricular: Projeto de Investigação em Cultura e Comunicação

Semestre/Créditos: 2º Semestre, 12 ECTS.

Esta unidade curricular tem lugar no segundo semestre do primeiro ano, após uma imersão no estado da arte das áreas associadas ao curso, com vista a permitir o desenvolvimento de um de dois percursos. i) O estudante, com o apoio do orientador, participa ativamente num dos projetos dos centros de investigação diretamente associado à temática do projeto de tese do candidato. O objetivo consiste em apoiar o estudante no desenho metodológico e nas práticas de investigação que pautam a sua investigação individual. ii) o estudante, com o apoio do orientador, desenvolve uma pesquisa de fundo no âmbito do potencial terreno metodológico capaz de responder ao problema da sua investigação individual. Em ambos os casos – i e ii – o estudante deve apresentar um breve relatório da pesquisa e dos trabalhos, seguido de um primeiro desenho metodológico a explicar no projeto de tese. Este seminário funciona em regime tutorial, sublinhando-se uma forte componente de trabalho autónomo.