Curso de  Doutoramento em Estudos de Cultura.  O grau de doutor é concedido no Ramo do Conhecimento em Estudos de Literatura e de Cultura, Especialidade de Cultura e Comunicação.

Este curso de Doutoramento pretende explorar as várias relações dos signos no âmbito de sistemas de comunicação humanos, incluídos em dinâmicas e contextos culturais complexos, o que permite aos estudantes desenvolver perspetivas críticas sobre múltiplos fenómenos sociais. 

Grau Académico: Doutor

Duração: 3 anos letivos (6 semestres). O primeiro ano letivo é escolar com unidades curriculares de contacto presencial.

Créditos: 180 ECTS

Investimento: 2750 euros para o primeiro ano letivo; 1500 euros para o segundo e restantes anos letivos.

Horário: Pós-Laboral (entre um a dois por semana, de acordo com cada semestre), entre as 18h e as 22h. Os dias específicos de cada seminário são comunicados antes do início das aulas de contacto.

Calendário: O curso tem início, por norma, em meados de Setembro, até finais de Junho. Encontra-se em discussão a alteração do calendário do curso, de modo a ter lugar entre Fevereiro e Janeiro.

Candidaturas  2017-18

 

Poderá candidatar-se: 1. O titular de grau de mestre ou equivalente legal; 2. O titular de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; 3. O titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Escola onde pretendem ser admitidos; 4. O detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Escola onde pretendem ser admitidos.

O candidato deve entrar em contato com a direção do Doutoramento em Estudos de Cultura antes de submeter a sua candidatura. 

Documentos necessários para realizar a candidatura:

  • Certidão de Mestrado ou documento legal equivalente;
  • Projecto de investigação com indicação do domínio a investigar e dos objectivos a alcançar;
  • Curriculum Vitae actualizado, incluindo trabalhos publicados ou devidamente documentados;
  • Documento de Identificação.

Nota: poderá anexar outros diplomas ou certidões que considere úteis à sua candidatura.

Candidatura On-line: Para efectuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line , o candidato deverá aceder ao Portal de Candidaturas.

INVESTIMENTO:

2750€ – 1.º ano curricular

1500€ – 2.º ano curricular e seguintes

Objetivos:

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por ciências da cultura e estudos culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança, estabelecendo um amplo diálogo transdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificada, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas.

Finalmente, o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

Linhas de Investigação Temáticas

O projeto de investigação doutoral com que o aluno se candidata ao curso de doutoramento deve incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e pelo Programa:

Cidades e Cultura Visual

Comunicação e Discursos

Matrizes Culturais

Tendências e Gestão da Cultura

Teorias e Análise da Cultura

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.

O candidato interessado deve entrar em contato com a direção do Doutoramento em Estudos de Cultura antes de submeter a sua candidatura.

Plano de Estudos

Unidade Curricular Área CientíficaDuração Horas TrabalhoHoras ContactoECTSObservações
Tópicos em Estudos de Cultura I // Teorias da Cultura HUMSem336S 45;
OT 15
12Obrigatória //
Adelaide Serras e Teresa Malafaia
Tópicos em Estudos de Cultura II / Matrizes e Tendências CulturaisHUMSem336 S 45;
OT 15
12 Obrigatória //
Rodrigo Furtado e Nelson Pinheiro
Opção Livre HUMSem336 S 45;
OT 15
12 Opcional
Opções Condicionadas (a):

Leituras Orientadas I

Leituras Orientadas II

OU

Inserção em Projeto de Investigação I

Inserção em Projeto de Investigação II
HUMSem336 OT 60 24 Créditos a obter no 1º e no 2º semestres. Os alunos perfazem um total de 24 ECTS neste conjunto de unidades curriculares.
(Defesa do) Projeto de Tese HUMSem420 OT 1515créditos a obter no 3º semestre
Seminário de Orientação HUMSem420OT 1515créditos a obter no 4º semestre
TeseHUMSem2520 OT 30 90 Créditos a obter no 3º, 4º, 5º e 6º

Semestres

Tópicos de Estudos de Cultura I ; Tópicos de Estudos de Cultura II.