Direção: Profª. Doutora Adelaide Meira Serras e Prof. Doutor Nelson Pinheiro 

Informações: nelsonpinheiro@campus.ul.pt 

Grau Académico: Doutor

Duração: 3 anos letivos (6 semestres). O primeiro ano letivo é escolar com unidades curriculares de contacto presencial.

Créditos: 180 ECTS

Vagas: 10

Investimento: 2750 euros para o primeiro ano letivo; 1500 euros para o segundo e restantes anos letivos.

Horário: Tendo em conta as diversas componentes tutoriais e de seminário, as atividades do curso poderão ter lugar tanto em horário laboral, como pós-laboral.

Calendário: O curso tem início, por norma, em  Setembro, até Junho. Os interessados podem também candidatar-se para ingressar no curso no final de Janeiro.

Este curso de Doutoramento pretende explorar as várias relações dos signos no âmbito de sistemas de comunicação humanos, incluídos em dinâmicas e contextos culturais complexos, o que permite aos estudantes desenvolver perspetivas críticas sobre múltiplos fenómenos sociais.

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por ciências da cultura e estudos culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança, estabelecendo um amplo diálogo transdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificada, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas.

Finalmente, o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

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Temas de Teses em Curso no ano letivo 2019-20

Análise Cultural de Discursos Mediáticos; Indústrias e Culturas Criativas em Lisboa; Análise Multimodal Fílmica; Economia da Cultura; Tendências Socioculturais e Branding; Semiótica da Street Art; Discursos Imagéticos Políticos; Cultura e a Vida Contemplativa; Semiótica da Comensalidade; Tendências Socioculturais e Tecnologia; Cultura e Regime Totalitários.

[O processo de candidaturas está aberto em permanência. Saiba mais no edital das CANDIDATURAS]

A candidatura tem lugar online. O processo de candidaturas está aberto em permanência com duas fases específicas de ingresso. Veja todas as instruções e dados nesta ligação.

» Resultados das Candidaturas para ingresso em Janeiro de 2020.

Para a Academia ou para o Mercado?

Percurso Académico. Orientado para a investigação nas áreas associadas ao estudo da cultura, o aluno é inserido nas linhas de investigação e projetos em desenvolvimento no Programa em Cultura e Comunicação e nos Centros de Investigação Associados – CEAUL, CEC, CL. Aqui o aluno concentra-se no desenvolvimento de práticas e de discursos que lhe permitirão o desenvolvimento de competências avançadas de investigação, com uma clara aposta na publicação científica internacional e no processo de candidatura e desenvolvimento de projetos científicos em ambiente competitivo. Orientados pelas temáticas e pelos métodos onde os nossos docentes e investigadores se inserem, os estudantes neste percurso devem discutir perspectivas conceptuais e metodológicas originais, de forma a sublinhar uma inovação científica própria. Este percurso está especialmente associado à linha temática de Teorias da Cultura (Identidades e Poder).

Percurso no Sector da Cultura ou Empresarial. No âmbito de uma relação entre análise cultural, estratégia e comunicação, e gestão cultural, o nosso programa apoia projetos de investigação aplicada com uma orientação setorial ou institucional em projetos culturais, em instituições culturais e artísticas, e no próprio tecido empresarial. Isto permite ao estudante formular perguntas e encontrar soluções de ordem específica para problemas num quadro sectorial e institucional, podendo até desenvolver a sua investigação em articulação ou inseridos numa entidade cultural, social, artística e empresarial. Alguns dos nossos doutorandos neste percurso já se articularam para traduzir o conhecimento em projetos reais para grandes empresas. Este percurso está especialmente associado à linha de Gestão de Tendências e da Cultura.

O projeto de investigação doutoral com que o aluno se candidata ao curso de doutoramento deve incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e pelo Programa: Matrizes da Cultura: Identidades e Poder; Comunicação, Discurso e Sociedade; Gestão de Tendências e da Cultura.

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.

Programas das Unidades Curriculares (em atualização para 2021-22)

Unidade Curricular: Tópicos em Estudos de Cultura I

Temática: Teoria Crítica do Século XXI – Tecnologia e Política

Docentes: Ana Cristina Mendes

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS. 

Os seminários de Tópicos em Estudos de Cultura introduzem temas e métodos avançados, emergentes e inovadores no âmbito da análise cultural e do estudo das várias dinâmicas e processos que impactam o terreno sociocultural. Estes seminários presenciais permitem a discussão de conceitos, ideias, métodos e teorias e o consequente domínio avançado do quadro conceptual-metodológico necessário para o desenvolvimento da investigação. 

Programa: 

A indicar.

Bibliografia recomendada:

A indicar.

Unidade Curricular: Tópicos em Estudos de Cultura I

Temática: Teorias da Cultura

Docente: Adelaide Meira Serras

Semestre/Créditos: 2º Semestre, 12 ECTS. 

Os seminários de Tópicos em Estudos de Cultura introduzem temas e métodos avançados, emergentes e inovadores no âmbito da análise cultural e do estudo das várias dinâmicas e processos que impactam o terreno sociocultural. Estes seminários presenciais permitem a discussão de conceitos, ideias, métodos e teorias e o consequente domínio avançado do quadro conceptual-metodológico necessário para o desenvolvimento da investigação. 

Programa: 

This course aims to develop the study of the theories in the field of cultures and their respective dynamics, namely studies of culture, cultural studies and history of ideas. The divide between sciences and humanities will be explored framed by twenty-first century technological advances and their social, environmental and political impact. Topics such as the interactions between cultural tradition and negotiation within the diversity of cultures, namely in the sphere of the visual representations, will be approached. Diachronic and synchronic perspectives will also be assessed in connection to the notions of place and mobility. Topics: 1. The concept of culture: exploratory approach 1.1. Studies of culture – high culture; cultural studies – the sociological bias 1.2. History of ideas/ intellectual history 1.3. Culture and ideology 2. Cultural representations 2.1. Culture and art. 3. Cultures, spaces and mobility. 3.1. Culture and city. 3.1.1. Public urban space – virtual space 4. Local/ global culture.

Each student will write a final essay on a theme of his/her choice, previously approved by the seminar’s Supervisor and within the seminar’s scope and its research goals. The students are invited to participate in the research Centres’ innitiatives.
Assessment: Essay (8.000 to 10.000 words): 36%; oral presentation: 24%; review: 18%; chairing a theoretical debate: 12%; assiduity: 10%.

Bibliografia recomendada:

Berlin, Isaiah (1998). The Proper Study of Mankind. An Anthology of Essays. Ed. Henry Hardy & Roger Hausheer. With a foreword by Noel Annan & introduction by Roger Hausheer.London: Pimlico.
Eagleton, Terry (2000). The Idea of Culture. Oxford: Blackwell. Eliot, T.S. (1948/1973). Notes towards the Definition of Culture. London: Faber& Faber.
Hobsbawm, Eric (2013). Fractured Times. Culture and Society in the Twentieth Century. London: Little, Brown.
Steiner, George (2004) The Idea of Europe. Nexus Library, volume IV. Introduction Rob Riemen. Tilburg: Nexus Instituut

Unidade Curricular: Leituras Orientadas I

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS.

A UC de Leituras Orientadas I apoia o estudante na revisão literária dos autores canónicos e das discussões mais recentes na área dos estudos de cultura. Isto permite a imersão no atual contexto da área e nas problemáticas mais originais em discussão. Esta UC promove a articulação entre o quadro teórico e analítico a ser abordado na investigação e o desenvolvimento da tese de cada um dos estudantes. Tem como objetivos o desenvolvimento de competências de prática científica, análise de dados e escrita académica. No final do seminário, o aluno (i) submete por escrito um relatório crítico que resulte deste estudo, incluindo uma versão preliminar do seu quadro conceptual, e (ii) deve prestar provas orais que comprovem o domínio das principais teorias e abordagens, escolas e autores que trabalhou. [São marcadas sessões com os estudantes para a discussão das obras e das temáticas, promovendo um debate crítico, a troca de impressões e uma orientação conceptual-teórica.] 

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Unidade Curricular:  Leituras Orientadas II

Semestre/Créditos: 2º Semestre, 12 ECTS.

Esta unidade curricular tem lugar no segundo semestre do primeiro ano, após uma imersão no estado da arte das áreas associadas ao curso, com vista a permitir o desenvolvimento de um de dois percursos. i) O estudante, com o apoio do orientador, participa ativamente num dos projetos dos centros de investigação diretamente associado à temática do projeto de tese do candidato. O objetivo consiste em apoiar o estudante no desenho metodológico e nas práticas de investigação que pautam a sua investigação individual. ii) o estudante, com o apoio do orientador, desenvolve uma pesquisa de fundo no âmbito do potencial terreno metodológico capaz de responder ao problema da sua investigação individual. Em ambos os casos – i e ii – o estudante deve apresentar um breve relatório da pesquisa e dos trabalhos, seguido de um primeiro desenho metodológico a explicar no projeto de tese. Este seminário funciona em regime tutorial, sublinhando-se uma forte componente de trabalho autónomo. É ainda dada especial atenção às metodologias de pesquisa e de análise disponíveis, considerando possíveis cruzamentos disciplinares no contexto das ciências sociais e humanidades. [São marcadas sessões com os estudantes para o acolhimento e imersão nos projetos e trabalhos de investigação, bem como para a discussão dos quadros metodológicos a abordar nos trabalhos e as melhores práticas de escrita científica que se exige a um candidato de doutoramento.]

Unidade Curricular:  Tópicos em Comparatismo I (Criar e Contestar Memórias- Literatura, Arte e Cidadania)

Docentes: Luísa Afonso Soares

Semestre/Créditos: 12 ECTS. 

Ao nível do seminário opcional, o Programa recomenda a frequência do presente seminário, considerando a articulação próxima com os Estudos de Cultura e o potencial contributo para o percurso dos estudantes. O estudante pode considerar outras opções se forem pertinentes no âmbito da sua investigação temática ou para o seu desenvolvimento curricular.

Programa: 

A indicar.

Bibliografia recomendada:

A indicar.