Direção: Profª. Doutora Adelaide Meira Serras e Prof. Doutor Nelson Pinheiro 

Informações: nelsonpinheiro@campus.ul.pt 

Grau Académico: Doutor

Duração: 3 anos letivos (6 semestres). O primeiro ano letivo é escolar com unidades curriculares de contacto presencial.

Créditos: 180 ECTS

Vagas: 10

Investimento: 2750 euros para o primeiro ano letivo; 1500 euros para o segundo e restantes anos letivos.

Horário: Tendo em conta as diversas componentes tutoriais e de seminário, as atividades do curso poderão ter lugar tanto em horário laboral, como pós-laboral.

Calendário: O curso tem início, por norma, em  Setembro, até Junho. Os interessados podem também candidatar-se para ingressar no curso no final de Janeiro.

Este curso de Doutoramento pretende explorar as várias relações dos signos no âmbito de sistemas de comunicação humanos, incluídos em dinâmicas e contextos culturais complexos, o que permite aos estudantes desenvolver perspetivas críticas sobre múltiplos fenómenos sociais.

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por ciências da cultura e estudos culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança, estabelecendo um amplo diálogo transdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificada, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas.

Finalmente, o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

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Temas de Teses em Curso no ano letivo 2019-20

Análise Cultural de Discursos Mediáticos; Indústrias e Culturas Criativas em Lisboa; Análise Multimodal Fílmica; Economia da Cultura; Tendências Socioculturais e Branding; Semiótica da Street Art; Discursos Imagéticos Políticos; Cultura e a Vida Contemplativa; Semiótica da Comensalidade; Tendências Socioculturais e Tecnologia; Cultura e Regime Totalitários.

[O processo de candidaturas está aberto em permanência. Saiba mais no edital das CANDIDATURAS]

A candidatura tem lugar online. O processo de candidaturas está aberto em permanência com duas fases específicas de ingresso. Veja todas as instruções e dados nesta ligação.

Para a Academia ou para o Mercado?

Percurso Académico. Orientado para a investigação nas áreas associadas ao estudo da cultura, o aluno é inserido nas linhas de investigação e projetos em desenvolvimento no Programa em Cultura e Comunicação e nos Centros de Investigação Associados – CEAUL, CEC, CL. Aqui o aluno concentra-se no desenvolvimento de práticas e de discursos que lhe permitirão o desenvolvimento de competências avançadas de investigação, com uma clara aposta na publicação científica internacional e no processo de candidatura e desenvolvimento de projetos científicos em ambiente competitivo. Orientados pelas temáticas e pelos métodos onde os nossos docentes e investigadores se inserem, os estudantes neste percurso devem discutir perspectivas conceptuais e metodológicas originais, de forma a sublinhar uma inovação científica própria. Este percurso está especialmente associado à linha temática de Teorias da Cultura (Identidades e Poder).

Percurso no Sector da Cultura ou Empresarial. No âmbito de uma relação entre análise cultural, estratégia e comunicação, e gestão cultural, o nosso programa apoia projetos de investigação aplicada com uma orientação setorial ou institucional em projetos culturais, em instituições culturais e artísticas, e no próprio tecido empresarial. Isto permite ao estudante formular perguntas e encontrar soluções de ordem específica para problemas num quadro sectorial e institucional, podendo até desenvolver a sua investigação em articulação ou inseridos numa entidade cultural, social, artística e empresarial. Alguns dos nossos doutorandos neste percurso já se articularam para traduzir o conhecimento em projetos reais para grandes empresas. Este percurso está especialmente associado à linha de Gestão de Tendências e da Cultura.

O projeto de investigação doutoral com que o aluno se candidata ao curso de doutoramento deve incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e pelo Programa: Matrizes da Cultura: Identidades e Poder; Comunicação, Discurso e Sociedade; Gestão de Tendências e da Cultura.

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.

Programas das Unidades Curriculares (em atualização para 2021-22)

Unidade Curricular: Tópicos em Estudos de Cultura I

Temática: Teoria Crítica do Século XXI – Tecnologia e Política

Docentes: Ana Cristina Mendes

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS. 

Os seminários de Tópicos em Estudos de Cultura introduzem temas e métodos avançados, emergentes e inovadores no âmbito da análise cultural e do estudo das várias dinâmicas e processos que impactam o terreno sociocultural. Estes seminários presenciais permitem a discussão de conceitos, ideias, métodos e teorias e o consequente domínio avançado do quadro conceptual-metodológico necessário para o desenvolvimento da investigação. 

Programa: 

A indicar.

Bibliografia recomendada:

A indicar.

Unidade Curricular: Tópicos em Estudos de Cultura I

Temática: Teorias da Cultura e Métodos de Análise

Docente: Nelson Pinheiro Gomes

Semestre/Créditos: 2º Semestre, 12 ECTS. 

Os seminários de Tópicos em Estudos de Cultura introduzem temas e métodos avançados, emergentes e inovadores no âmbito da análise cultural e do estudo das várias dinâmicas e processos que impactam o terreno sociocultural. Estes seminários presenciais permitem a discussão de conceitos, ideias, métodos e teorias e o consequente domínio avançado do quadro conceptual-metodológico necessário para o desenvolvimento da investigação. 

Programa: 

As raízes e tradições dos Estudos de Cultura; A questão Disciplinar; o conceito de Cultura; Metodologia e Análise nos Estudos de Cultura; Semiótica, Análise de Conteúdo, Entrevistas e Inquéritos, Análise Visual.

 

Bibliografia recomendada:

Williams, Raymond (1975) [1961]. The Long Revolution. Harmondsworth: Penguin Books.

During, Simon (ed.) (2001) [1993]. The Cultural Studies Reader. London: Routledge.

Eagleton, Terry (2018). Culture. NH and London: Yale University Press.

Barker, Chris e Emma Jane (2016) [2000]. Cultural Studies: Theory and Practice. London: Sage.

Du Gay, P., Hall, S., Janes, L., Mackay, H. and Negus, K. (1997). Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. London: Sage.

Unidade Curricular: Leituras Orientadas I

Semestre/Créditos: 1º Semestre, 12 ECTS.

A UC de Leituras Orientadas I apoia o estudante na revisão literária dos autores canónicos e das discussões mais recentes na área dos estudos de cultura. Isto permite a imersão no atual contexto da área e nas problemáticas mais originais em discussão. Esta UC promove a articulação entre o quadro teórico e analítico a ser abordado na investigação e o desenvolvimento da tese de cada um dos estudantes. Tem como objetivos o desenvolvimento de competências de prática científica, análise de dados e escrita académica.  [São marcadas sessões com os estudantes para a discussão das obras e das temáticas, promovendo um debate crítico, a troca de impressões e uma orientação conceptual-teórica.] 

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Unidade Curricular:  Leituras Orientadas II

Semestre/Créditos: 2º Semestre, 12 ECTS.

Esta unidade curricular tem lugar no segundo semestre do primeiro ano, após uma imersão no estado da arte das áreas associadas ao curso, com vista a permitir um impulso inicial para o projeto de tese. O objetivo consiste em apoiar o estudante no desenho metodológico e nas práticas de investigação que pautam a sua investigação individual.  O estudante (i) define aqui o seu conceito operacional de cultural e (2) desenvolve uma pesquisa de fundo no âmbito do potencial terreno metodológico capaz de responder ao problema da sua investigação individual. Como resultado, o estudante deve apresentar um trabalho com os resultados preliminares da pesquisa, incluindo o seu primeiro desenho metodológico a explorar no projeto de tese. Este seminário funciona em regime tutorial, sublinhando-se uma forte componente de trabalho autónomo. É ainda dada especial atenção às metodologias de pesquisa e de análise disponíveis, considerando possíveis cruzamentos disciplinares no contexto das ciências sociais e humanidades. [São marcadas sessões com os estudantes para a discussão dos conceitos e dos quadros metodológicos a abordar nos trabalhos e as melhores práticas de escrita científica que se exige a um candidato de doutoramento.]

Unidade Curricular:  Tópicos em Comparatismo I (Criar e Contestar Memórias- Literatura, Arte e Cidadania)

Docentes: Luísa Afonso Soares

Semestre/Créditos: 12 ECTS. 

Ao nível do seminário opcional, o Programa recomenda a frequência do presente seminário, considerando a articulação próxima com os Estudos de Cultura e o potencial contributo para o percurso dos estudantes. O estudante pode considerar outras opções se forem pertinentes no âmbito da sua investigação temática ou para o seu desenvolvimento curricular.

Programa: 

A indicar.

Bibliografia recomendada:

A indicar.