[O processo de candidaturas está aberto em permanência. Saiba mais em CANDIDATURAS] [Resultados das Candidaturas para ingresso em Setembro de 2019

Curso de  Doutoramento em Estudos de Cultura.  O grau de doutor é concedido no Ramo do Conhecimento em Estudos de Literatura e de Cultura, Especialidade de Cultura e Comunicação.

Este curso de Doutoramento pretende explorar as várias relações dos signos no âmbito de sistemas de comunicação humanos, incluídos em dinâmicas e contextos culturais complexos, o que permite aos estudantes desenvolver perspetivas críticas sobre múltiplos fenómenos sociais. 

Profª. Doutora Adelaide Meira Serras

informações: nelsonpinheiro@campus.ul.pt 

Grau Académico: Doutor

Duração: 3 anos letivos (6 semestres). O primeiro ano letivo é escolar com unidades curriculares de contacto presencial.

Créditos: 180 ECTS

Investimento: 2750 euros para o primeiro ano letivo; 1500 euros para o segundo e restantes anos letivos.

Horário: Tendo em conta as diversas componentes tutoriais e de seminário, as atividades do curso poderão ter lugar tanto em horário laboral, como pós-laboral.

Calendário: O curso tem início, por norma, em  Setembro, até Junho. Os interessados podem candidatar-se para ingresso no curso no final de Janeiro.

Candidaturas

A candidatura tem lugar online. O processo de candidaturas está aberto em permanência com duas fases específicas de ingresso. Veja todas as instruções e dados nesta ligação.

» Resultados das Candidaturas para ingresso em Setembro de 2019.

 

INVESTIMENTO (2018-19):

2750€ – 1.º ano curricular;

1500€ – 2.º ano curricular e seguintes.

Candidatos Internacionais: confirmar o valor de propina no Website da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Horários Provisórios 2019-2020. [EM ATUALIZAÇÃO]

Tópicos em Estudos de Cultura I – 1º Semestre / Quarta-feira (17h às 21h).

Tópicos em Estudos de Cultura II – 1º semestre / 1º Módulo – Terça-feira (18h às 22h); 2º Módulo – segunda-feira (16h às 20h).

Leituras Orientadas I e II; Inserção em Projeto de Investigação I e II  – horário a combinar com os docentes.

Objetivos:

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por ciências da cultura e estudos culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança, estabelecendo um amplo diálogo transdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificada, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas.

Finalmente, o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

Linhas de Investigação Temáticas

O projeto de investigação doutoral com que o aluno se candidata ao curso de doutoramento deve incidir numa das seguintes linhas temáticas, ou numa articulação entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação em desenvolvimento pelos docentes e pelo Programa:

Cidades e Cultura Visual

Comunicação e Discursos

Discurso e Literacia: matrizes, práticas, tendências

Gestão de Tendências e da Cultura

Matrizes e Teorias da Cultura

Não obstante as presentes linhas, a comissão científica do curso está aberta a receber e a apreciar propostas inovadoras sobre a abertura de novos campos disciplinares ou sobre a problematização de temáticas que se revistam de grande interesse científico e societal.

O candidato interessado deve entrar em contato com a direção do Doutoramento em Estudos de Cultura antes de submeter a sua candidatura.

Plano de Estudos

Unidade Curricular / Curricular UnitÁrea Científica / Scientific AreaDuração / DurationHoras de Trabalho / Work hoursHoras de contacto / Contact hoursECTSObservações / Observations
Tópicos em Estudos de Cultura I: Teorias da Cultura / Topics in Culture Studies I: Culture TheoriesHUMSem336S 45;
OT 15
12Obrigatória / Mandatory //
Carlos Gouveia and Adelaide Serras
Tópicos em Estudos de Cultura II: Paradigmas da Comunicação, da Cultura e da Cognição / Topics em Culture Studies II: Paradigms of Communication, Culture and Cognition. HUMSem336 S 45;
OT 15
12 Obrigatória / Mandatory //
Clotilde Almeida and Nelson Pinheiro
Opção Livre / OptionHUMSem336 S 45;
OT 15
12
Leituras Orientadas I e II / Guided Readings I and II

OU / OR

Inserção em Projeto de Investigação I e II / Insertion in Research Project I and II
HUMSem336 OT 60 24 Créditos a obter no 1º ou 2ç semestres / Credits to be obtained in the 1st and 2nd semesters.
(Defesa do) Projeto de Tese / Thesis Project (defense)HUMSem420 OT 15153º semestre / 3rd semester
Seminário de Orientação / Supervision SeminarHUMSem420OT 15154º semestre / 4th semester
Tese / ThesisHUMSem2520 OT 30 903º, 4º, 5º e 6º semestres / 3rd, 4th, 5th, 6th semesters.

Programas 2019/20: Tópicos em Estudos de Cultura I; Tópicos de Estudos de Cultura II.