Diretor do Programa:
Prof. Doutor Nuno Medeiros
Diretor do curso de Doutoramento:
Prof. Doutor Nelson Pinheiro
Diretora do curso de Mestrado:
Prof.ª Doutora Mariana Liz
Diretora do curso de Licenciatura:
Prof.ª Doutora Silvia Frota
Professores que colaboram com o Programa
Profª. Doutora Adelaide Meira Serras
Professora Associada com Agregação do Departamento de Estudos Anglísticos. (2015) Agregação; (1994) Doutoramento em Cultura Inglesa, U Lisboa.
É também Diretora do Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.
Principais Atividades:
Directora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa
Directora do Departamento de Estudos Anglísticos (2016-2019)
Ver: orcid.org/0000-0003-1560-9321
Prof.ª Doutora Ana Cristina Mendes
Ana Cristina Mendes, doutorada em Estudos de Cultura, Cultura Inglesa, é Professora Catedrática no Departamento de Estudos Anglísticos da FLUL e investigadora no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES). As suas áreas de especialização são os estudos culturais, estudos de adaptação e estudos pós-coloniais, com destaque para as representações da alteridade nas indústrias culturais e receção no mercado cultural global. É membro da Direção da ACS-Association for Cultural Studies e research affiliate do Amsterdam Centre for Globalisation Studies (ACGS), University of Amsterdam. Integra a rede de investigação “Postcolonial Intellectuals and their European Publics” (PIN), financiada pela NWO–Netherlands Organisation for Scientific Research Internationalization in the Humanities Grant.
Estudos Culturais; Teoria Crítica (Escola de Frankfurt); Estudos Pós-coloniais; Estudos de Adaptação; Estudos Fílmicos; Cultura Visual; Dimensões globais/pós-coloniais do vitorianismo e do neovitorianismo; Literatura contemporânea sul-asiática em inglês; Cinemas indianos; Paisagens culturais da “nova” Índia.
Principais Atividades:
Docente do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Cultura e Comunicação.
Investigadora do CEAUL/ULICES.
Editor-in-Chief da revista Anglo Saxonica.
anafmendes@campus.ul.pt
Prof. Doutor Carlos A. M. Gouveia
Carlos A. M. Gouveia é Professor Associado com Agregação da FLUL, onde leciona desde 1986, e investigador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada-Instituto de Linguística Teórica e Computacional (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra, onde coordena investigação sobre Discurso e Práticas Discursivas Académicas. Atualmente é diretor do Programa de Pós-Graduação em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda da FLUL. Participou em diversos projetos de investigação, tendo sido coordenador da equipa portuguesa do Projeto europeu Teacher Learning for European Literacy Education/ Formação de Professores para o Desenvolvimento da Literacia na Europa (2011- 2013). Trabalha nas áreas científicas da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, interessando-se em particular, presentemente, pela descrição de métodos, técnicas e processos de abordagem didática do discurso académico e científico na sala de aula e descrição dos modos de legitimação discursiva e institucional do conhecimento científico associado às diferentes disciplinas.
interesses de Investigação/
Análise Crítica do Discurso,
Análise do Discurso e Teoria de Registo e Género,
Linguística Sistémico-funcional,
Teoria dos Códigos de Legitimação Científica,
Ensino e Aprendizagem de L1 e L2,
Estudos de Género, Identidade e Teoria Queer.
.
principais Publicações/
Alexandre, M. F. e Gouveia, C. A. M., Eds., (2016). Theory, application, analysis: Studies in systemic functional linguistics. Lisbon: BonD/CELGA-ILTEC. (Co-organização com Marta Filipe Alexandre).
Gouveia, C. A. M. e Alexandre, M. F., Eds., (2013), Languages, metalanguages, modalities, cultures: Functional and socio-discoursive perspectives. Lisbon: BonD/ILTEC.
Gouveia, C. A. M. (2013). A escola como sistema de géneros: conhecimento, aprendizagem e transversalidade. In Mateus, Maria Helena Mira e Luísa Solla (Eds.). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa, ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 441-461.
Gouveia, C. A. M. (2009). A Glória de Uns e o Domínio de Outros: Sobre Relações de Poder na Prática da Linguística. In Proença, Nuno e Marta F. Alexandre (Eds.): 1ª Oficina de Filosofia das Ciências Humanas e Sociais. Lisboa: CFCUL/ILTEC: 49-63.
Gouveia, C. A. M. (2008). As Dimensões da Mudança no Uso das Formas de Tratamento em Português Europeu. In Oliveira, F. e I. M. Duarte (orgs.): O Fascínio da Linguagem: Actas do Colóquio de Homenagem a Fernanda Irene Fonseca. Porto: CLUP/FLUP: 91-99.
Gouveia, C. A. M. (2006). A Linguística e o Consumidor: Teoria, Política e Política da Teoria. In XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: Textos Seleccionados, Porto, 2005. Porto: Associação Portuguesa de Linguística: 427-433.
Gouveia, C. A. M. (2005). Assumptions about Gender and Opportunity: Gays and Lesbians as Discursive Subjects in a Portuguese Newspaper. In Lazar, Michelle (ed.): Feminist Critical Discourse Analysis: Studies in Gender, Power and Ideology. London: Palgrave Macmillan: 229-250.
Diretor do Programa em Português LE/L2 da FLUL
Docente do Departamento de Estudos Anglísticos, do Programa em Português LE/L2 e do Programa em Cultura e Comunicação.
Investigador do CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra
Coordenador da Linha Temática do CELGA-ILTEC, Univ. de Coimbra, sobre Discurso e Práticas Discursivas Académicas.
Email: carlos.gouveia@letras.ulisboa.pt
Profª. Doutora Luísa Afonso Soares
Luísa Afonso Soares é Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Concluiu o doutoramento em Literatura Alemã em 1998 na mesma Universidade, onde lecciona Literatura e Cultura Alemã, Estudos de Género, Cultura Visual e História das Ideias Contemporâneas, a nível do 1º, 2ºe 3ºCiclos. É directora do Curso de 1ºCiclo em Estudos Comparatistas. Integra o corpo docente do Programa Internacional de Doutoramento em Estudos Comparatistas e do Programa de Cultura e Comunicação da FLUL. É membro integrado do Centro de Estudos Comparatistas, onde desenvolve investigação nas áreas de Estudos de Memória e Emoções, Estudos de Cinema e Estudos de Género, áreas nas quais tem publicado e apresentado Conferências Internacionais e Nacionais. Co-organizou Discursos de Memória. Espaço. Tempo. Identidade (2008) e Estudos de Memória. Teoria e Análise Cultural e é autora de O Dever da Memória. Estudos de Literatura e Cultura (2016).
Literatura e cultura dos sécs. XVIII e XX, estudos intermedia, estudos de memória e estudos de identidade e género.
principais Publicações/
2013. “Das Archiv als Gedächtnis oder die Aporien der Erinnerungsarbeit. Zu Rayk Wielands Ich schlage vor, dass wir uns küssen“, REAL, Revista de Estudos Germanísticos. nº 4. http://real.fl.ul.pt/index.page
2011. “Excess and Absence: a game with the reader’s emotion in Robert Schneider’s Brother of Sleep”, Estética das Emoções, Fernanda Gil Costa e Igor Furão (org.). Lisboa. 225 – 234.
2010. “Die unerträgliche Last der Erinnerungen: über Ruth Klüger und Imre Kertész“, Rahmenwechsel Kulturwissenschaft, P. Hanenberg, I.C.Gil, F. V. Guarda e F. Clara (ed.). Würzburg. 287- 296.
2010. “The Memory of an Emotion in The Bridge over the Drina by Ivo Andric”, Filologia, Memória e Esquecimento, Fernanda Mota Alves, Sofia Tavares, Ricardo Gil Soeiro, Daniela di Pasquale (orgs.). Lisboa. 455- 468.
2006. “Vicky Baum and Gina Kaus: Female Creativity on the Margins.” in Practicing Modernity. Female Creativity in the Weimar Republic, Christiane Schönfeld(ed.). Würzburg.
Coordena, no CEC – Centro de Estudos Comparatistas, o projecto Memória e Emoções.
Email:
lsoares@letras.ulisboa.pt
Profª. Doutora Mariana Liz
Mariana Liz é Professora Auxiliar em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora integrada no Centro de Estudos Comparatistas, onde coordena o subgrupo Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos. Os seus principais interesses de pesquisa incluem, por um lado, a ideia de Europa na ficção contemporânea, e, por outro, a história transnacional do cinema português. Tem igualmente trabalhado sobre Literacia Fílmica e Educação para o Cinema, bem como sobre Género e a Imagem em Movimento.
Interesses de Investigação
Os seus principais interesses de pesquisa incluem, por um lado, a ideia de Europa na ficção contemporânea, e, por outro, a história transnacional do cinema português. Tem igualmente trabalhado sobre Literacia Fílmica e Educação para o Cinema, bem como sobre Género e a Imagem em Movimento.
Principais Publicações
- Liz, Mariana (2024) ‘New AVMSD, Old Purpose: EU Film Policy and the Portuguese Case’, European Cinema in the Streaming Era: Policy, Platforms and Production, eds. Chris Meir & Roderik Smits, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
- Liz, Mariana (2023) ‘Desigualdade no Cinema e Audiovisual: E Agora?’ Público, 4 Dezembro.
- Liz, Mariana & Hilary Owen (eds) (2023) Realizadoras Portuguesas: Cinema no Feminino na Era Contemporânea. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
- Liz, Mariana (2022) ‘Vitalina’s (in)visibility: contemporary Portugal and the cinema of human mobility’, Transnational Screens, 13:1, pp. 1-15.
- Liz, Mariana (2022) ‘Lisbon on Film 1985-2020: Locating Europe’, Routledge Companion to European Cinema, eds. Gábor Gergely & Susan Hayward, pp. 385-393, London: Routledge.
- Liz, Mariana (2022) Educação para o cinema em Portugal. Policy Report, OPJ: Observatório Permanente da Juventude. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Ver também: https://www.cienciavitae.pt/en/7415-05F8-BC5E
Principais Atividades
(2024) Coordenadora Científica do Curso Livre ‘O 25 de Abril Através do Cinema’ sobre o qual falou ao programa Domínio Público, da Antena 3: https://www.rtp.pt/play/p2813/e740585/dominio-publico-diarios
(2018-2024) Na equipa coordenadora da secção de Estudos Fílmicos da ECREA – the European Communication Research and Education Association
(2020-2021) Técnica Especialista no Gabinete do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, tendo acompanhado de perto o desenvolvimento da iniciativa governamental para o desenvolvimento de novos públicos e literacia fílmica Plano Nacional de Cinema (PNC)
(2016-2021) Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
(2009-2016) Docência nas universidades de Londres (King’s e Queen Mary) e Leeds no Reino Unido
(2008-2012) Doutoramento no King’s College London
Email:mliz@letras.ulisboa.pt
Profª. Doutora Marta Pacheco Pinto
Marta Pacheco Pinto é Professora Auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciada em Tradução e doutorada em História da Tradução (2013) por esta instituição, é investigadora do Centro de Estudos Comparatistas, onde coordena os projectos MOV. Corpos em Movimento: Circulações, Narrativas e Arquivos em Tradução e TECOP. Textos e Contextos do Orientalismo Português: Os Congressos Internacionais de Orientalistas (1873-1973), que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2016 e 2019 (PTDC/CPC-CMP/0398/2014). A sua área de investigação pós-doutoral incide sobre as relações culturais entre Portugal e o Japão através do estudo da
circulação de traduções do japonês para português (europeu) e das respectivas representações culturais resultantes desse encontro Ocidente/Oriente. A par da história da tradução em Portugal e do orientalismo português, investiga no âmbito dos estudos genéticos de tradução e da comunicação intercultural. Integra o editorial board do Journal of World Literature (Brill) e a rede internacional sobre tradução indirecta, IndirecTrans.
O papel da tradução na formação e manipulação de identidades culturais, com destaque para as da Ásia oriental.
Discursos orientalistas: representações do Outro oriental, em particular o nipónico, e sua recepção na cultura portuguesa, sobretudo através da tradução.
Orientalismo, hospitalidade cultural e tradução.
Construções identitárias (sobretudo da Ásia) por via da tradução (tradução como performance identitária e como comunicação intercultural).
Email: mpinto@letras.ulisboa.pt
Prof. Doutor Nelson Pinheiro Gomes
Nelson Pinheiro Gomes é Professor Auxiliar na Área de Literaturas, Artes e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo a seu cargo a Direção do Programa em Cultura e Comunicação e a co-direção do Doutoramento em Estudos de Cultura. A par da atividade docente, tem desenvolvido investigação na área da Gestão Estratégica da Cultura, especificamente ao nível dos Estudos de Tendências e do Branding Cultural, coordenando o Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura.
Possui um Doutoramento e um Pós-doutoramento na Especialidade de Cultura e Comunicação (Estudos de Tendências), ambos pela Universidade de Lisboa; Mestrado em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura; MBA em Gestão de Empresas; Pós-Graduações e Cursos Especializados em Políticas Europeias, Economia e Políticas Urbanas, Coolhunting e Gestão da Inovação, Moda; Licenciatura em História. É investigador do grupo English Studies: Culture (RG 2) do Centro de Estudos da Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), onde coordenou o Projeto/Consórcio Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias até 2019. Em anos anteriores foi Diretor da Licenciatura em Estudos de Cultura e Comunicação, do Mestrado em Cultura e Comunicação e das Pós-graduações de Especialização na área de Indústrias Criativas e de Estudos de Tendências.
Gestão Estratégica da Cultura; Estudos de Tendências; Branding Cultural; Gestão Cultural; Teoria e Branding da Moda; Semiótica e Análise de Conteúdo.
(*últimos 5 anos)
/ GOMES, Nelson P. e William A. Cantú (2022). “Sociocultural Trend Reports as an Intelligence Tool of Strategic Cultural Management” in J. Reis et al. (eds.) Marketing and Smart Technologies, vol 2. Singapore: Springer.
/ GOMES, Nelson P. e William A. Cantú (2021). “Cultural mediations between Branding and Lifestyles: a case study based model for the articulation of cultural strategies and urban tribes” in R. Goonetilleke et al. (eds.) Advances in Physical, Social & Occupational Ergonomics. Cham: Springer.
/ GOMES, Nelson Pinheiro (2021). “Strategic or Cultural Communication? Content and signification within cultural expressions in the context of an advertising case study” in e-Revista Logo, v.10, nº1, 1-28.
/ GOMES, Nelson P. (2022). “Uma abordagem a tendências socioculturais pela análise de conteúdo: a narrativa audiovisual em contexto de estudo de caso” in Anglo Saxonica, v. 20, nº01.
/ GOMES, Nelson P., Suzana M. Cohen, William A. Cantú, Clarissa A. Lopes (2021). “Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços” in Moda Palavra, v.14, nº32, 228-272.
/ GOMES, Nelson P., Clarissa Alves Lopes, William A. Cantú, Gilbertto Prado (2021). “Análise Estratégica de Tendências Socioculturais: uma triangulação de métodos científicos” in DAT Journal, v.6, nº1, 213-228.
/ GOMES, Nelson P. e Teresa Malafaia (2020). “Ophelia and Neo-Victorian Readings: Cultural analysis of Brand Narratives” in Anglo Saxonica, nº18, issue 1, art. 5, pp. 1-10.
/ GOMES, Nelson P. (2020). “A Análise Cultural e o Estudo de Tendências na Comunicação e Gestão de Marcas: Estudo de caso publicitário em contexto semiótico” in International Journal of Marketing, Communication and New Media, Special Issue 7 – QRMCNM, pp. 56-79.
/ GOMES, Nelson P. (2019). “Gestão da Cultura: estratégia e articulações no âmbito do branding e das tribos urbanas” in e-Revista Logo, v.8, nº2, pp. 25-47.
/ GOMES, Nelson P., Suzana Cohen, Ana Marta Flores (2018). “Estudos de Tendências: contributo para uma abordagem de análise e gestão da cultura” in Moda Palavra, vol. 11, nº22.
Foi Investigador Principal do Consórcio/Projeto Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias [Programa em Cultura e Comunicação (FL-ULisboa); CEAUL (FL-ULisboa); CIEBA (FBA-ULisboa); ESCS – IPLisboa].
Membro da Comissão Organizadora do Evento Beyond Creative, organizado pela Faculdade de Letras da ULisboa e o seu American Corner e patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa.
Foi docente entre 2012 e 2017 na Licenciatura em Marketing e Publicidade e nos Mestrados em Comunicação e Imagem; Publicidade; Design e Cultura Visual; Branding e Design de Moda no IADE-U (Instituto Universitário de Arte, Design e Empresa), lecionando UCs como Branding; Branding de Moda; Semiótica; Estudos de Tendências. Foi também co-coordenador da Especialização em Tendências e Gestão da Inovação da mesma instituição.
Orientou já mais de 50 projetos finais de pós-graduação, para além de dissertações e projetos de Mestrado, com foco nas temáticas de tendências, moda e branding. De momento participa também na orientação de teses de doutoramento no âmbito da linha temática de Tendências e Gestão da Cultura.
Possui experiência no desenvolvimento de Relatórios de Tendências e de Inovação, tendo neste âmbito participado em projetos de consultoria empresarial para empresas de áreas como o turismo, a banca e a moda.
Email: nelsonpinheiro@campus.ul.pt
Prof. Doutor Nuno Medeiros
Estudo sociológico e histórico do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas e digitais.
Estudo sociológico e histórico do património, indústrias e práticas culturais, incluindo a circulação dos produtos culturais, designadamente no espaço iberoatlântico.
Análise dos contextos culturais, sociais e históricos da alimentação, do ambiente, da saúde e dos direitos humanos.
Ver https://orcid.org/0000-0001-5350-4294
Docente do Programa em Cultura e Comunicação.
Docente do Departamento de História e da Área de Literaturas, Artes e Culturas
Investigador do Centro de Estudos Comparatistas.
Membro da Comissão de Coordenação de Estágios em Cultura e Comunicação.
Prof. Doutor Rodrigo Furtado
Rodrigo Furtado é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois da licenciatura em História, prosseguiu estudos em Cultura Latina Medieval, sob a orientação de M. C. Díaz y Díaz (U. Santiago de Compostela) e A. A. Nascimento (U. Lisboa). Preparou agregação sobre a circulação de manuscritos historiográficos na Hispânia antes do ano 1000.
Desde 1999 é docente no Departamento de Estudos Clássicos e desde 2014 é Director da Licenciatura nesta área. Desde 2018, é ainda Diretor do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa (CEC), onde é investigador integrado na área Texts and Culture from Late Antiquity to Humanism.
Desde 2010, é também docente do Programa em Cultura e Comunicação. Neste âmbito, tornou-se Director do próprio Programa em 2017 e foi Director do Mestrado nesta área entre 2016 e 2019 . Tem também colaborado no Programa de Ciências da Documentação e Informação da FLUL, que dirige desde 2014.
Cultura Latina Medieval; Matrizes Culturais Europeias (Mundo Romano e Medieval); Cultura manuscrita; História e Historiografia (Romanas e Medievais).
/Furtado, R. (in preparation). Manuscripts and historians in Medieval Iberia (600-1000)
/Furtado, R. (2017). “Reassessing Spanish chronicle-writing before 1000: The tradition of compilation in Oviedo at the end of the ninth century” in The Medieval Chronicle 11 (forthcoming).
/Furtado, R. (2017). “La «Crónica» de Eusebio-Jerónimo en Madrid, BHMV, Complutense 134 (ff. 2va-14vb)” in Latinidad medieval hispánica, Firenze, 63-78.
/Furtado, R. (2016). “The Chronica Prophetica in MS. Madrid, RAH Aem. 78” in Forme di accesso al sapere in età tardoantica e altomedievale VI,Trieste, 75-100.
/Furtado, R. (2016). “A collection of chronicles from Late Antique Spain: Madrid, Complutense 134, ff. 25vb-47vb. Content, structure and chronology”. Formas de acceso al saber en la Antigüedad tardía y en la Alta Edad Media. La Transmisión del conocimiento dentro y fuera de la escuela, Barcelona-Roma, 227-258.
/Furtado, R. (2016). “Manuel C. Díaz y Díaz in Portogallo” in Studi medievali 57.1, 273-282.
/Furtado, R. (2014). “In how many ways can a text be written? The textual tradition of Isidore’s Histories” in Wisigothica. After M. C. Díaz y Díaz, Firenze, 421-476.
/Furtado, R. (2013). “¿Dónde fue escrito el Ordo Gentis Gothorum?” in Voces 22, 39-65.
/Valdaliso, C.-Furtado, R. (2013). “El escrito autobiográfico de Fernando Álvarez de Albornoz y la guerra civil Castellana (1366-1371)” in Estudios de historia de España 15, 75-104.
/Furtado, R. (2013). “Existiram Suevos entre os reis Remismundo e Teodomiro?” in Vir bonus peritissimus aeque. Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo, Lisboa, 491-506.
/Furtado, R. (2012). “Isidore’s Histories in the Mozarabic scholarship of the eighth and the early ninth centuries”, Ways of Approaching knowledge in Late Antiquity and Early Middle Ages. Schools and scholarship, Nordhausen, 264-287.
/Furtado, R. (2012). “Volusien et Augustin: la vérité révélée et la vérité apprise” in Révélation et apprentissage dans les textes greco-latins. Réseau Européen. Le phénomène littéraire aux premiers siècles de notre ère, Lisboa, 81-94.
/Alberto, P. F.-Furtado, R. (2011). “Latin and Portuguese in the Middle Ages. Studies on Latin during the Portuguese medieval period over the last forty years” in The historiography of Medieval Portugal. Dir. J. Mattoso, Lisboa, 67-74.
/Alberto, P. F.-Furtado, R. (2011). Cuando Portugal era reino de León. Estudios sobre Cultura e identidad antes de Alfonso Enríquez, León, 2011.
/AAVV (2009). Liber Testamentorum Coenobii Laurbanensis, León, Colección Fuentes y Estudios de la Historia Leonesa, 2009 (main responsible for the manuscript’s transcription).
/Furtado, R. (2008). “From Gens to Imperium: a study on Isidore’s political lexicon” in Latin vulgaire – latin tardif VIII. Actes du VIIIe colloque international sur le latin vulgaire et tardif, Oxford, 6 – 9 septembre 2006, Hildesheim/Zürich/New York, 408-414.
/Furtado, R. (2003). “The Frankish incursion into Visigothic territory in 531” in Euphrosyne 31, 183-198.
Principais Atividades:
Investigador do Projecto La evolución de los saberes y su transmisión en la Antigüedad Tardía y la Alta Edad Media latinas III (FFI2016-76495-P; Universidad de Salamanca)
Colaborador da DigilibLT-Biblioteca digitale di testi latini tardoantichi | Digital library of late-antique Latin texts
Foi também Investigador nos seguintes projectos (selecção):
Codolpor I (Corpus Documentale Latinum Portucalense – PTDC/CPC-ELT/4553/2012)
Annales Portucalenses Veteres (IEM/Fundação Calouste Gulbenkian-Portugal)
La evolución de los saberes y su transmisión en la Antigüedad Tardía y la
Alta Edad Media latinas II (FFI2012-35134; U. Salamanca)
Em 2016, foi ainda “Investigador Residente” da Casa de Vélazquez, Madrid
Em 2017, colabora na organização de dois congressos internacionais:
Rhetorical discourse and the Communicative-dialogical mind (7-9 de Junho)
VIIIth International Conference: The Medieval Chronicle (10-14 de Julho)
Nos últimos anos, foi membro da Comissão Organizadora dos seguintes Congressos Internacionais:
Cartularies in Medieval Europe: texts and contexts, realizado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo nos dias 11-12 de Junho de 2015
XIV AD. Saeculum Augustum, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nos dias 24-27 de Setembro de 2014
É sócio da Società Internazionale per lo Studio del Medioevo Latino (S.I.S.M.E.L.) desde 2015
É membro dos seguintes grupos de investigação internacional:
Ways of Approaching Knowledge in Late Antiquity and Early Middle Ages (U. Salamanca, U. Lisboa, U. Trieste, U. Milão, U. Nápoles)
Réseau Européen. Le phénomène littéraire aux premiers siècles de notre ère (U. Lausanne, Lille 3, Lisboa, Louvain-la-Neuve, Montpellier 3, Paris IV-Sorbonne, Pavia, Perpignan, Toulouse 2-Le Mirail, Trieste, Wroclaw)
Colaborou em várias actividades de abertura à sociedade, como o Encontro Ciência 2016 (FIL, Lisboa), ou a Noite da Literatura Europeia a convite da Embaixada da Grécia (2015).
Desde 2011, tem colaborado na licenciatura em História da FLUL, leccionando História da Antiguidade Clássica e História das Culturas da Antiguidade Clássica.
Em 2016, colaborou também com o Programa em Teoria da Literatura da FLUL com um seminário sobre Historiografia Hispânica até ao ano 1000.
Profª. Doutora Silvia Valencich Frota
Estudos de Media e Comunicação; Estudos Culturais; Estudos Críticos do Discurso; Estudos de Identidade; Nacionalismos.
- Frota, S. V. (2016). Os transparentes: identidades nacionais em exibição na Angola de Ondjaki. Letras de Hoje, 51(4), 543–554.
- Frota, S., & Barrios, M. (Eds.). (2016). Identity: representations and practices. Lisboa, Portugal: CELGA
- Frota, S. (2016). O papel simbólico da língua na construção das identidades nacionais: o caráter identitário da discussão sobre o AO90 em Portugal. Lisboa : [s.n.], Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Cultura e Comunicação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Mais info.
- Frota, S. (2012). A palavra como alicerce da nação: a afirmação e valorização da língua na construção discursiva da identidade eslovena. Lisboa : [s.n.], Tese de mestrado, Cultura e Comunicação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/6814
Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Cultura e Comunicação .
Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da FLUL (Projeto “Comparando-nos. Cosmopolitismo, emancipação, pós-colonialidade/CITCOM).
Email: silviafrota@letras.ulisboa.pt
Profª. Doutora Sofia Frade
Performance Contemporânea de Textos Clássicos;
Matrizes Clássicas e Identidades Contemporâneas.
- Frade, S. “War, Revolution and Drama : Staging Greek Tragedy in Contemporary Portugal”, Violence tragique et guerres antiques au miroir du théâtre et du cinéma
(XVII e -XXI e siècles), Tiphaine Karsenti et Lucie Thévenet (dir.), Atlantide, n° 6, 2017, p. 50-59, http://atlantide.univ-nantes.frFrade, S. “Hic sita Sigea est: satis hoc: Luisa Sigea and the role of D. Maria, Infanta of Portugal, in women scholarship.” em Edith Hall, Rosie Wyles (ed). Unsealing the Fountain: Pioneering Female Classical Scholars from the Renaissance to the Twentieth Century, OUP, 2016, pp. 48-60.Frade, S. “War, Religion and Tragedy: The Revolt of the Muckers in Assis Brasils Videiras de Cristal.” em Edith Hall, Justine McConnell (ed). Ancient Greek Myth in World Fiction since 1989, Bloomsbury, 2016, pp. 63-73.Frade, S. “Audience on Stage: Performing the Eumenides or When the Spectator Turns into a Character” in TYCHO Revista de Iniciación en la Investigación del teatro clásico grecolatino y su tradición, 2016, núm. 4, pp. 47-58.
Investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área Classical Roots and European Identity.
Colaboradora do projecto ‘ Translating Ancient Drama’ do APGRD (Archive of Performances of Greek and Roman Drama) – Oxford.
Email: sfrade@campus.ul.pt