O Consórcio/Projeto Culturas Criativas (C3), gerido por unidades de I&D das Faculdades de Letras e de Belas-Artes da Ulisboa,e pela Escola Superior de Comunicação Social do IPLisboa, é uma rede plural de entidades da academia e dos setores da economia criativa. Visa aumentar a transferibilidade de conhecimentos sobre criatividade urbana gerados em ambiente académico, providenciando pistas para a inovação, e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia criativa. O nosso objetivo principal consiste em identificar e analisar o ADN cultural e criativo de Lisboa, de forma a identificar perspetivas que possam ser aplicadas a nível estratégico e político. Para tal, recorreremos à identificação comparativa de sinais criativos e de projetos em cidades como Barcelona, Tilburg, Londres e São Francisco.

As atividades de investigação e investigação-ação em territórios urbanos, ativadas no âmbito do consórcio, convergem na análise das representações e práticas de criatividade. Pretende-se assim: 1) potenciar sinergias internas e externas à ULisboa e ao IPLisboa; 2) ancorar linhas de investigação no âmbito do estudo da cultura, da criatividade e inovação; e 3) otimizar estratégias de comunicação e gestão de ciência, de modo a poder contribuir para a resolução de problemas societais. Isto fundamenta-se na necessidade diagnosticada de, por um lado, promover investigação aplicada e, por outro, estimular a integração da investigação em redes nacionais e internacionais. Para tal, o consórcio atua em três linhas estratégicas:

1. Formação avançada e pós-graduada;

2. Grupo de Investigação inter-centros “Culturas Criativas”;

3. Projeto de Investigação “Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias”.

As três linhas apostam na investigação aplicada e fundamental para: promover inovação no estado da arte e alicerçar o desenvolvimento de novas estratégias e perspetivas; transferir conhecimento da academia para a sociedade, tanto ao nível dos setores público e cultural como do restante tecido económico-empresarial.

FLUL // FBAUL // ESCS-IPL

 

Centro de Estudos Anglísticos da ULisboa & Programa em Cultura e Comunicação – FLUL

Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes – FBAUL

Escola Superior de Comunicação Social – ESCS/IPL

 

Parceiros Externos e Institucionais:

Trends Observer

American Corner@FLUL

Associação AP2

BEYOND CREATIVE: Critical Paths

O C3 encontra-se associado ao evento Beyond Creative. Este evento promovido pelo American Corner@FLUL e patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos da América é o principal momento de apresentação e discussão dos resultados do projeto de investigação. A par disso, é o espaço para a aplicação dos conceitos e dos métodos em momentos de formação-ação e de networking das culturas criativas.

Pós-Graduações em Tendências e Criatividade – FLUL, FBAUL, ESCS

Mestrado em Cultura e Comunicação – FLUL

Doutoramento em Belas-Artes – FBAUL

Doutoramento em Estudos de Cultura – FLUL

Encontra-se em execução o Relatório de Atividades do Projeto.
Coordenação:

Investigador Principal: Prof. Doutor Nelson Pinheiro Gomes (FLUL)

Co-coordenadora: Prof. Doutora Maria João Gamito (FBAUL)

Co-coordenadora: Prof. Doutora Margarida Carvalho (ESCS-IPL)

O projeto aplicado pretende aplicar e testar os modelos criados conceptualmente pelo grupo de investigação, com vista à transferência de conhecimento para a sociedade.

A academia é rica em ideias de criatividade e inovação urbana, mas existe uma barreira que limita a transferência deste conhecimento para a economia cultural e criativa. O nosso principal objectivo é construir uma Rede de Inovação Colaborativa (COIN) que ligue Lisboa a cidades como Barcelona e outras, associando unidades de I&D com parceiros locais associados nos sectores da economia cultural e criativa. Propomos gerar um modelo conceptual transdisciplinar para essa transferência de conhecimento que contribua para o desenvolvimento sustentável das economias criativas urbanas, com base em áreas disciplinares das Humanidades, Artes e Ciências Sociais.

O projeto piloto “Culturas Criativas (Cool Lisbon)”, desenvolvido por docentes, investigadores e estudantes do Programa de Cultura e Comunicação, em especial das Pós-Graduações em Tendências e Criatividade, teve lugar entre Setembro de 2016 e Maio de 2018. Foram realizados trabalhos de campo e investigação de contextualização com o objetivo de identificar e definir o ADN cultural criativo de bairros de Lisboa e o seu potencial para a geração de inovação e de projetos. Neste momento, o projeto piloto encontra-se em fase de encerramento e de elaboração do relatório final, bem como da apresentação dos posters com os principais resultados (Setembro de 2018).

Pretendeu-se, com base nos resultados do projeto piloto, criar parcerias de trabalho e de investigação com entidades da Câmara Municipal de Lisboa, e outras, com o objetivo de desenvolver uma atualização e novas abordagens ao trabalho já realizado.

Exposição do Projeto em Maio de 2018, contando com três peças (Instalação Fotográfica; Instalação Multimédia; Mapa Sectorial):