[O processo de candidaturas está aberto em permanência. Saiba mais em CANDIDATURAS]

O Curso de Mestrado em Cultura e Comunicação é um 2º ciclo de estudos que se dirige não só a alunos finalistas do 1º ciclo, mas também a um público interessado em desenvolver uma pesquisa transversal na área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Este é um curso de mestrado em Estudos de Cultura, na sua intersecção com Estudos de Comunicação. Aqui olhamos para fenómenos de Cultura e de Comunicação como objecto de análise e de questionamento, como é próprio dos estudos em Humanidades. Não é, por isso, um Mestrado em Comunicação Social ou em Ciências da Comunicação nem é, por exemplo, especificamente um Mestrado em Cultura Inglesa, Brasileira ou Francesa.
O mestrado em Cultura e Comunicação fornece instrumentos para a discussão de questões teóricas e o desenvolvimento de competências avançadas relacionadas com a Cultura ou com a Comunicação humana, ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade e da gestão da cultura e da comunicação. Aqui, sublinhamos a importância da teoria e do método neste amplo campo de trabalho, e o exame de questões relacionadas com a cultura e a comunicação humana num mundo globalizado, eventualmente em articulação com perspetivas históricas e geográficas (com possíveis extensões à Ásia, à América ou à África), que lhes dão profundidade no tempo e no espaço.
O programa de estudos está organizado de modo a permitir que cada aluno defina o seu próprio perfil de especialização de acordo com o percurso curricular que escolher e com o trabalho de investigação, projeto ou estágio que vier a realizar.

Prof. Doutora Sofia Frade

informações: sfrade@campus.ul.pt

Titulação: Mestrado em Cultura e Comunicação

Duração: 2 anos académicos (4 semestres)

Instalações: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Créditos: 120 ECTS

Calendário: Semestre de Inverno – de Setembro a Janeiro; Semestre de Primavera – de Janeiro a Maio. O curso é presencial e há sessões de contacto obrigatórias nos dois anos do curso que obrigam a uma estadia durante a totalidade do mestrado.

O trabalho final de curso pode assumir a forma de uma Dissertação; de um Trabalho de Projeto; ou de um Relatório de Estágio. A extensão total do trabalho deverá rondar o intervalo 60-80 páginas.

Grau de Mestre: O grau de mestre em Cultura e Comunicação é conferido aos alunos que tiverem obtido 120 créditos (120 ECTS) através da aprovação no curso de mestrado em Cultura e Comunicação e da aprovação na defesa de um trabalho final -dissertação de natureza científica original ou trabalho de projeto original ou realização de um estágio e apresentação do seu relatório final.

O Mestrado em Cultura e Comunicação está orientado para o desenvolvimento de competências avançadas ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade, da comunicação e da gestão da cultura. Este perfil transdisciplinar permite aos estudantes atuar em diversos setores das Indústrias Culturais e Criativas, bem como da Comunicação nas suas múltiplas variantes. Desta forma, a conclusão do Mestrado permite perfis vocacionais como:

 Gestão e Comunicação Estratégica da Cultura;                                                                               

– Agentes Culturais (Produção e Programação);

– Analistas e Críticos Culturais dos (e nos) Media;

– Gestores Culturais e de Comunicação em Empresas;

– Gestores do Património Cultural;

– Assessores na criação de Peças de Comunicação;

– Investigadores em Estudos de Cultura e Comunicação.

Este curso procura um equilíbrio entre a problematização teórico-conceptual da cultura e da comunicação e a sua aplicação em contextos específicos. O desenvolvimento de competências avançadas de análise das várias manifestações culturais – objetos, comportamentos, imagens e textos – e dos seus discursos associados gera um perfil de estudante capaz de aplicar e comunicar conceitos, em constante mutação, na resolução de vários problemas e necessidades do quotidiano, o que se reveste da maior importância no atual mundo cultural, social e empresarial.

Condições de acesso

 São admitidos como candidatos à inscrição: os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa. Em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os “Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos”.

Processo de Candidatura

O período de candidaturas encontra-se aberto. Todas as informações e acessos neste link.
Resultados das Candidaturas para ingresso em Setembro de 2021.

 

Investimento

1200 euros/anual (*valor a confirmar para cada edição a começar semestralmente)

Candidatos Internacionais: confirmar o valor de propina no website da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Horários Janeiro a Maio 2022

Tópicos de Análise e Teorias da Cultura / 2º Semestre / Quarta-feira 18h30 às 21h30 (obrigatório)

TCC: Comunicação Intercultural e Dinâmicas Culturais / 2º Semestre / Quinta-feira 18h-21h

TCC: Gestão de Tendências e da Cultura na Comunicação Estratégica / 2º Semestre / Quarta-feira 15h30-18h30

TCC: Modas, manias e filias da Ásia / 2º Semestre / Quinta-feira 15h30-18h30

TCC: Visual Culture and Intermedia Resignifications / 2º Semestre / Quinta-feira 18h-21h

Organização

É oferecida a possibilidade de escolha entre dois ramos: um científico e um vocacional. O ramo científico pressupõe a elaboração de uma tese. O ramo vocacional distingue-se pela realização de um estágio e apresentação de um relatório final. O trabalho de projeto, de acordo com os seus objetivos, pode ter um carácter mais académico ou mais vocacional.

Linhas Temáticas

A pesquisa dos estudantes deve articular-se com um dos tópicos das linhas temáticas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação desenvolvida pelos docentes e pelo Programa. Cada umas das linhas oferece vários tópicos diferenciados para desenvolver os seus trabalhos. Estas são as nossas linhas temáticas para 2022/23:

1. Matrizes da Cultura: Identidades e Poder
2. Comunicação, Discurso e Sociedade
3. Gestão de Tendências e da Cultura

Plano de Estudos

Área CientifícaSiglaCréditos
ObrigatóriosOptativos
Comunicação e CulturaCOM8424
Opção Livre12
Total8436

Primeiro e Segundo semestre (Lista de Seminários EM ATUALIZAÇÃO para 2022-23)

O estudante deve frequentar os dois seminários obrigatórios (12 ECTS + 12 ECTS) e deve escolher duas opções condicionadas da seguinte lista (12 ECTS + 12 ECTS). Após escolher as duas opções condicionadas, o estudante deve selecionar uma opção livre (12 ECTS) entre os seminários de opção condicionada ou qualquer outro seminário de mestrado da faculdade com os ECTS necessários. Assim, o estudante deve estar inscrito em cinco unidades curriculares (60 ECTS) nos primeiros dois semestres do curso.

Unidades Curriculares Área CientíficaSemestreCréditos / ECTSDocenteObservações
Tópicos de Análise e Teorias da ComunicaçãoCOM1º Sem
12Silvia Frota Seminário Obrigatório
Tópicos de Análise e Teorias da CulturaCOM2º Sem
12Nelson Pinheiro Seminário Obrigatório
TCC: Modas, manias e filias da ÁsiaCOM1º Sem12Opção Condicionada.
TCC: Performance e Retórica (Poder e Contra-poderes)COM1º Sem12Sofia FradeOpção Condicionada.
TCC: Visual Culture and Intermedia ResignificationsCOM1º Sem12Ana Cristina MendesOpção Condicionada ( oferecida em Inglês).
TCC: Comunicação Intercultural e Dinâmicas CulturaisCOM2º Sem12Everton MachadoOpção Condicionada.
TCC: Gestão de Tendências e da Cultura na Comunicação EstratégicaCOM2º Sem12Nelson PinheiroOpção Condicionada.
TCC: Processos de Produção Cultural na Sociedade ContemporâneaCOM2º Sem12Nuno MedeirosOpção Condicionada.
Opção Livre (a)1º/2º Sem12Optativa livre – a realizar no 1.º ou no 2.º semestre.

Programas (2022-23): a indicar

Terceiro e Quarto Semestres

Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)
CréditosObservações
TotalContato
Seminário de InvestigaçãoCOMSem33630 S12O candidato terá que optar entre a elaboração da Dissertação, ou do Trabalho de Projeto, e respectivo Seminário de Investigação; ou o Estágio e o Relatório de Estágio
Dissertação (ou) Trabalho de ProjetoCOMAnual134430 OT48
EstágioCOMSem50430 OT18
Relatório de EstágioCOMAnual117630 OT42