[O processo de candidaturas está aberto em permanência. Saiba mais em CANDIDATURAS]

O Curso de Mestrado em Cultura e Comunicação é um 2º ciclo de estudos que se dirige não só a alunos finalistas do 1º ciclo, mas também a um público interessado em desenvolver uma pesquisa transversal na área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. É sublinhada a importância da teoria e do método neste amplo campo de trabalho, e o exame de questões relacionadas com a comunicação e os média contemporâneos num mundo globalizado articula-se aqui com o estudo da cultura a partir de uma perspetiva histórica como uma rede de complexidade e paradoxos. Pretendendo criar aptidões polivalentes que permitam desenvolver capacidades de análise e resposta multifuncionais, o programa de estudos está organizado de modo a permitir que cada aluno defina o seu próprio perfil de especialização de acordo com o percurso curricular que escolher e com o trabalho de investigação, projeto ou estágio que vier a realizar.

Prof. Doutora Sofia Frade

informações: sfrade@campus.ul.pt

Titulação: Mestrado em Cultura e Comunicação

Duração: 2 anos académicos (4 semestres)

Instalações: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Créditos: 120 ECTS

Calendário: Semestre de Inverno – de Setembro a Janeiro; Semestre de Primavera – de Janeiro a Maio. O curso é presencial e há sessões de contacto obrigatórias nos dois anos do curso que obrigam a uma estadia durante a totalidade do mestrado.

O trabalho final de curso pode assumir a forma de uma Dissertação; de um Trabalho de Projeto; ou de um Relatório de Estágio. A extensão total do trabalho deverá rondar o intervalo 60-80 páginas.

O Mestrado em Cultura e Comunicação está orientado para o desenvolvimento de competências avançadas ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade, da comunicação e da gestão da cultura. Este perfil transdisciplinar permite aos estudantes atuar em diversos setores das Indústrias Culturais e Criativas, bem como da Comunicação nas suas múltiplas variantes. Desta forma, a conclusão do Mestrado permite perfis vocacionais como:

 Gestão e Comunicação Estratégica da Cultura;                                                                               

– Agentes Culturais (Produção e Programação);

– Analistas e Críticos Culturais dos (e nos) Media;

– Gestores Culturais e de Comunicação em Empresas;

– Gestores do Património Cultural;

– Assessores na criação de Peças de Comunicação;

– Investigadores em Estudos de Cultura e Comunicação.

Este curso procura um equilíbrio entre a problematização teórico-conceptual da cultura e da comunicação e a sua aplicação em contextos específicos. O desenvolvimento de competências avançadas de análise das várias manifestações culturais – objetos, comportamentos, imagens e textos – e dos seus discursos associados gera um perfil de estudante capaz de aplicar e comunicar conceitos, em constante mutação, na resolução de vários problemas e necessidades do quotidiano, o que se reveste da maior importância no atual mundo cultural, social e empresarial.

O curso permite ter outra ocupação e quais são os horários previstos?

As sessões de contacto dos dois seminários obrigatórios são em horário pós-laboral (das 18h às 22h), mas há seminários opcionais e várias atividades previstas fora deste horário pós-laboral (ou seja, em regime diurno), nomeadamente sessões de carácter tutorial e masterclasses, entre outras. Neste sentido, o aluno pode desenvolver uma ocupação profissional se o horário dos seminários condicionados não o impedir. Sublinhe-se também que o curso exige muita dedicação ao nível do trabalho autónomo em termos de pesquisa e do desenvolvimento de trabalhos/projetos.

 

Qual é o procedimento para as candidaturas? Sendo um candidato internacional, o processo é diferente?

O processo de candidatura é online e é idêntico tanto para candidatos portugueses como internacionais. O período de candidaturas está agora aberto em permanência. Para mais informações sobre as candidaturas, veja a caixa “candidaturas, propinas/investimentos e horário”.

 Qual é a língua do curso?

O curso é lecionado em português, sendo que grande parte da bibliografia se encontra em inglês e há momentos internacionais do curso. Neste sentido, o estudante deve ter um bom domínio da língua inglesa que permita ler e interpretar textos académicos em inglês. Sublinhe-se, também, que certas unidades curriculares opcionais podem ser oferecidas em inglês.

Processo de Candidatura

O período de candidaturas encontra-se aberto. Todas as informações e acessos neste link.
Resultados das Candidaturas para ingresso em Setembro de 2021.

Investimento

1200 euros/anual (*valor a confirmar para cada edição a começar semestralmente)

Candidatos Internacionais: confirmar o valor de propina no website da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Horário 2020-2021 [EM ATUALIZAÇÃO]

Tópicos de Análise e Teorias da Comunicação / 1º Semestre / Quinta-feira 18h-22h – Sala a indicar (obrigatório)

TCC: Strategic Communication (Brands and Culture) / 1º Semestre / Quarta-feira 9h30-13h30 – Sala a indicar

TCC: Comunicação Intercultural e Dinâmicas Culturais / 1º Semestre / Quarta-feira 18h00-21h00 – sala a indicar

TCC: Materialidades da Memória / 1º Semestre / Quinta-feira 15h00 às 18hh – sala a indicar

.

Tópicos de Análise e Teorias da Cultura / 2º Semestre / Quarta-feira 18h-22h – Sala a indicar (obrigatório)

TCC: Performance e Retórica (Poder e Contra-Poderes) / 2º Semestre /Terça-feira 18h00-22h00 – sala a indicar

TCC: Visual Culture and Intermedia Resignifications / 2º Semestre / Quinta-feira 18h-21h – Sala a indicar

Organização

É oferecida a possibilidade de escolha entre dois ramos: um científico e um vocacional. O ramo científico tem duas saídas possíveis: a elaboração de uma tese ou de um trabalho de projeto. O ramo vocacional distingue-se pela realização de um estágio e apresentação de um relatório final.
Os dois seminários obrigatórios são oferecidos em horário pós-laboral (18h às 22h), mas os seminários opcionais podem ser oferecidos em regime diurno (o horário varia de acordo com cada seminário).

Grau de Mestre

O grau de mestre em Cultura e Comunicação é conferido aos alunos que tiverem obtido 120 créditos (120 ECTS) através da aprovação no curso de mestrado em Cultura e Comunicação e da aprovação na defesa de um trabalho final -dissertação de natureza científica original ou trabalho de projeto original ou realização de um estágio e apresentação do seu relatório final.

Condições de acesso

 São admitidos como candidatos à inscrição: os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa. Em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os “Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos”.

Linhas Temáticas

A pesquisa dos estudantes deve articular-se numa das seguintes linhas temáticas, ou num cruzamento entre duas, de forma a assegurar um trabalho imersivo na investigação desenvolvida pelos docentes e pelo Programa:

1. Matrizes da Cultura: Identidades e Poder
2. Comunicação, Discurso e Sociedade
3. Gestão de Tendências e da Cultura

Plano de Estudos (em atualização)

Área CientifícaSiglaCréditos
ObrigatóriosOptativos
Comunicação e CulturaCOM8424
Opção Livre12
Total8436

Primeiro e Segundo semestre

O estudante deve frequentar os dois seminários obrigatórios (12 ECTS + 12 ECTS) e deve escolher duas opções condicionadas da seguinte lista (12 ECTS + 12 ECTS). Após escolher as duas opções condicionadas, o estudante deve selecionar uma opção livre (12 ECTS) entre os seminários de opção condicionada ou qualquer outro seminário de mestrado da faculdade com os ECTS necessários. Assim, o estudante deve estar inscrito em cinco unidades curriculares (60 ECTS) nos primeiros dois semestres do curso.

Unidades Curriculares Área CientíficaSemestreCréditos / ECTSDocenteObservações
Tópicos de Análise e Teorias da ComunicaçãoCOM1º Sem
12Carlos Gouveia Seminário Obrigatório
Tópicos de Análise e Teorias da CulturaCOM2º Sem
12Nelson Pinheiro Seminário Obrigatório
TCC: Materialidades da MemóriaCOM1º Sem12Luísa A. SoaresOpção Condicionada.
TCC: Strategic Communication (Brands and Culture)COM1º Sem12Nelson PinheiroOpção Condicionada ( oferecida em Inglês).
TCC: Comunicação Intercultural e Dinâmicas CulturaisCOM1º Sem12Everton MachadoOpção Condicionada.
TCC: Performance e Retórica (Poder e Contra-poderes)COM2º Sem12Sofia FradeOpção Condicionada.
TCC: Visual Culture and Intermedia ResignificationsCOM2º Sem12Ana MendesOpção Condicionada ( oferecida em Inglês).
Opção Livre (a)1º/2º Sem12Optativa livre – a realizar no 1.º ou no 2.º semestre.

Programas (2020-21) e Opções Recomendadas (a): Tópicos de Análise e Teorias da Comunicação ; Tópicos de Análise e Teorias da Cultura;  História Cultural – Práticas e RepresentaçõesLíngua, Cultura e Tradução;  Exploring Babel – Varieties of English in written and audiovisual fiction ; TCC: Materialidades da Memória ; TCC: Performance e Retorica – Poder e Contra Poderes ; TCC: Cultura Visual e Ressignificacoes IntermediaTCC Strategic Communication (Brands and Culture); TCC: Comunicação Intercultural e Dinâmicas Culturais.
.

Terceiro e Quarto Semestres

Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)
CréditosObservações
TotalContato
Seminário de InvestigaçãoCOMSem33630 S12O candidato terá que optar entre a elaboração da Dissertação, ou do Trabalho de Projeto, e respectivo Seminário de Investigação; ou o Estágio e o Relatório de Estágio
Dissertação (ou) Trabalho de ProjetoCOMAnual134430 OT48
EstágioCOMSem50430 OT18
Relatório de EstágioCOMAnual117630 OT42