O Programa de Cultura e Comunicação participa na organização de um conjunto de atividades de disseminação científica, incluindo conferências e eventos.

Trends Studies are a growing business and academic enterprise. They look to the complex dynamics and objects/phenomena that are changing the socio-cultural landscape. For this, they look to the past and the present to find patterns and cultural innovations capable of generating insights. They work together with a strategic cultural analysis. This management and analysis of cultural data provides a much needed compass for strategic development in areas like communication and branding in general. Our online “Trends and Culture Management Colloquium: new beginnings” (25th-28th May 2021) will tackle these matters. 

Focusing on wide-raging domain of rhetoric communication, the conference, to take place in June 2017, addresses past and present issues ranging from Aristotelian Rhetoric to cognitive-oriented linguistic approaches. It is argued that our communicative minds operate beyond cool reason by mixing up semantic domains in multimodal frames both in mass and networked communication. Metaphor use in specialist and popularized discourse contexts must also be accounted for in view of the pervasiveness of imaginative processes in terminology coinage in different areas of expertise.

Researchers from different areas of knowledge and persuasions, from Antiquity to the Present, are invited to present paper proposals, focusing on one of the following themes:

  • Political Rhetorics and mass communication

  • Metaphor and Terminology

  • Metaphor and different approaches

  • Multimodal Communication

  • Digital Discourse and variation

Beyond Creative é um projeto orientado para potenciar o desenvolvimento de uma cultura de inovação e de empreendedorismo nos campos das culturas e das artes, aqui entendidas no seu sentido mais lato, materializado num evento, com carácter multifacetado, a realizar em Março e Abril de 2017.

Este evento promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,dinamizado através do respetivo American Corner, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América e apoiado pela ADFLUL é aberto à participação da comunidade académica e de todos aqueles se interessam pela economia criativa, pelas artes e pelas culturas.

Dentro do escopo do evento, as dinâmicas e parcerias desenvolvidas com agentes culturais, sociais e económicos são da maior importância para desenvolver uma rede de agentes para chamar novas audiências para estes temas.

Omnipresente na sociedade contemporânea, o discurso publicitário (re)produz o consumo como lugar de identidade e propõe narrativas de infinito desejo para alimentar a utopia do crescimento contínuo. Este colóquio pretende refletir sobre os mecanismos de significação da publicidade, recorrendo a vários modelos analíticos, de modo a desconstruir a sua naturalização sociocultural e política. Assumindo-se como uma oportunidade de reflexão comunitária, “Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)” visa reunir em volta deste tema investigadores e alunos de vários ciclos do Ensino Superior, para apresentarem as suas análises de textos publicitários e assim fortalecerem as suas competências de leitura do mundo.