CURSO ENCERRADO EM 2010.  

Substituído no mesmo ano pelo Mestrado em Cultura e Comunicação.

O Mestrado interdepartamental em Ciências da Cultura (Comunicação e Cultura) é um 2º ciclo de estudos que se dirige não só a alunos finalistas do 1º ciclo, mas também a um público interessado em desenvolver uma pesquisa transversal na área das Humanidades e das Ciências Sociais. Este Mestrado pensa a cultura como uma rede de complexidades e paradoxos, bem como numa perspectiva histórica, de forma a criar aptidões polivalentes que permitam desenvolver capacidades de análise e resposta multifuncionais. O programa de estudos está organizado de modo a permitir que cada aluno defina o seu próprio perfil de especialização de acordo com o percurso curricular que escolher e com o trabalho de investigação, projecto ou estágio que vier a realizar.

Prof. Doutor Manuel Frias Martins

Titulação: Mestrado em Ciências da Cultura (Comunicação e Cultura)

Duração: 2 anos letivos (4 semestres)

Créditos: 120 ECTS

ACESSO: São admitidos como candidatos à inscrição: os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa.

ORGANIZAÇÃO: É oferecida a possibilidade de escolha entre dois ramos: um científico e um profissionalizante. O ramo científico tem duas saídas possíveis: a elaboração de uma tese ou de um trabalho de projecto. O ramo profissionalizante distingue-se pela realização de um estágio e apresentação de um relatório final. O ciclo de estudos integra 4 semestres curriculares de trabalho do aluno, o qual é constituído, no caso da via científica, por três seminários obrigatórios, uma opção condicionada, duas opções livres, dois seminários de investigação e a dissertação ou trabalho de projecto. A via profissionalizante é constituída por três seminários obrigatórios, uma opção condicionada, duas opções livres, um estágio e o respectivo relatório final.

GRAU DE MESTRE: O grau de mestre em Ciências da Cultura/Comunicação e Cultura é conferido aos alunos que tiverem obtido 120 créditos, através da aprovação no curso de mestrado em Ciências da Cultura / Comunicação e Cultura (78 créditos) e da aprovação na defesa de um trabalho final (42 créditos) -dissertação de natureza científica original ou trabalho de projecto original ou realização de um estágio e apresentação do seu relatório final.

Plano de Estudos

1º Ano Letivo (2 semestres)

Créditos: 10 ECTS
CCréditos: 10 ECTS
Opção condicionada

Créditos: 10 ECTS

Opção condicionada

Créditos: 10 ECTS

Deve escolher duas Opções Livres

Créditos: 10 ECTS + 10 ECTS

.

2º Ano Letivo (2 semestres)