Poderá candidatar-se ao Doutoramento em Estudos de Cultura: 1. O titular de grau de mestre ou equivalente legal; 2. O titular de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 2.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; 3. O titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de mestre pelo conselho científico da Escola onde pretendem ser admitidos; 4. O detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Escola onde pretendem ser admitidos.

A candidatura é realizada on-line e o processo é idêntico tanto para candidatos portugueses como internacionais (ver em baixo os documentos necessários). Por favor, reveja as informações gerais sobre as candidaturas e as instruções específicas para este programa nos pontos seguintes.

Fase de Candidaturas: Candidaturas abertas em permanência com duas fases para ingresso em Setembro e em Janeiro.

Até 31 de Outubro: Candidaturas (para iniciar o curso em Janeiro, 2º semestre letivo)
Decisões de Admissão até 15 de Novembro (para iniciar o curso em Janeiro, 2º semestre letivo)

Até 31 de Março: Candidaturas (para iniciar o curso em Setembro, 1º semestre letivo)
Decisões de Admissão até 15 de Abril (para iniciar o curso em Setembro, 1º semestre letivo

Para efectuar o processo de candidatura, o candidato, deverá aceder ao Portal de Candidaturas, onde se encontra a disponibilização da candidatura on-line.

.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR A CANDIDATURA:

Deverá anexar os documentos que passamos a enumerar:

  • Pré-Projecto de investigação com indicação do domínio a investigar e dos objectivos gerais a alcançar, até um máximo de três páginas. É obrigatório indicar a linha de investigação temática que deseja desenvolver. O Projeto deve incluir, para além da indicação da linha temática, um breve resumo até vinte linhas com objetivos gerais e e temática/problemática que deseja desenvolver; quando pertinente pode também apresentar autores que gostaria de focar e/ou um quadro metodológico; um cronograma de atividades; uma lista bibliográfica; entre outros elementos considerados relevantes para o pré-projeto.  Não obstante, importa deixar espaço para uma construção contínua do quadro conceptual-metodológico e da estrutura da tese durante o curso, beneficiando do contacto com os docentes e com os conteúdos dos seminários. Neste sentido, importa articular o projeto com a investigação dos docentes e do Programa. Assim, sempre que necessário e no primeiro ano do curso, os estudantes vão reunir com um ou mais docentes para conhecerem propostas de articulação entre os seus projetos e as linhas/tópicos/domínios dos docentes e do programa, optando pela que melhor responde aos seus interesses.
  • Certidão de Mestrado, ou documento legal equivalente;
  • Curriculum Vitae. O currículo deve sublinhar as experiências académicas e profissionais que mais contribuem para um perfil no âmbito do estudo da cultura e da comunicação. Serão consideradas outras formações ao nível pós-graduado e de especialização.
  • Documento de Identificação.

* Poderá ainda anexar outros diplomas, documentos ou certidões que considere úteis à sua candidatura.

** A Candidatura terá de ser feita ON-LINE. (Nota. Os candidatos, caso sejam admitidos, deverão apresentar os documentos originais junto dos Serviços Académicos para permitir a autenticação dos mesmos.)

*** Caso tenha alguma questão, a/o candidata/o pode sempre entrar em contacto com a direção de curso.